quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Meu Sabrina Encardido!



Durante anos a Nova Cultural publicou seus livros no Brasil divididos em basicamente 3 categorias: Julia, Bianca e Sabrina que formavam praticamente um código para o tipo de história contada nos livros. Os Biancas eram mais engraçados, os Julias mais apimentados e os Sabrinas mais dramáticos. Meu senso de humor é péssimo, as pimentas dos Julias não me agradavam, eu era fã mesmo é dos Sabrinas.

Durante meus anos de graduação em História, quando minha vida se resumia a trabalhar 8 horas na creche, ir a universidade durante a noite e passar os sábados e domingos cuidando das coisas da igreja, os Sabrinas eram um conforto certo. Lia nos ônibus, nas horas de almoço, nas férias.

A constate repetição dos enredos, a segurança do final feliz, a linguagem fácil escolhida pelas autoras, a mensagem constante da editora Janice Florido funcionavam como um abraço quentinho, um sopro de ar no meu juízo constantemente pressionado por choro de crianças, pelos conflitos de uma comunidade religiosa atritosa e pelas urgências da vida acadêmica.

Cheguei a ter uma coleção numerosa desses  romances empilhados na estante, mas com o advento do Kobo e depois do Kindle de repente ter o formato físico desses romances se tornou um luxo do qual eu não conseguia mais dispor. Há alguns nos atrás comecei lentamente a me desfazer da coleção de "Sabrinas", porém "Cinderela Moderna" da Myrna Mackenzie se recusou a sai de minha estante, ele ficou sozinho. Como um velho amigo, ele permaneceu ao alcance de minhas mãos, 125 páginas de um amigo-abrigo, meu Sabrina Encardido do ❤!

10 comentários:

  1. Esse é realment3e um velho amigo e que bom rever,né}? bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci!
    Menina, eu lia DEMAIS esses Sabrina e afins... Querendo ou não, moldaram minha vida na leitura.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  3. eram clássicas mesmo essas coleções. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora! Eu adorava esses livros, lembro que os primeiros eu raptei da minha irmã e li quietinha, pois ela não queria que eu lesse romance mais quente com pouca idade. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  5. Uau, ainda não conhecia, mais amei conhecer esse clássico! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pandora!!

    Não sabia que havia essa divisão conforme o nome dos livros. O que lembro é que tinha algumas autoras brasileiras. Esses livros ainda são publicados? É reconfortante ler histórias em que as mulheres são independentes, os heróis maravilhosos e os finais sempre felizes!!
    :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Eu sabia da existência dessa coleção. Minha mãe lia alguns. Então, esses livros sempre me remetem à ela. :) Nunca li, na verdade...e pelo gênero literário eu não leria. Não agora.
    Mas, claro, achei bacana ver um desses aqui.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora!
    A Nova Cultural deixou a gente orfã desses romances. Eu gostava dos históricos e de uma linha de romances sobrenaturais deles (não lembro o nome).

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Jaci! Li muito esses livretos, na verdade devorava, até porque eram mais acessíveis e como fui uma adolescente sem atrativos para vida amorosa intensa, também me confortava muito, romantismo é sempre bom e literatura cabeça o tempo todo nem é bacana, tudo tem seu tempo e naqueles tempos eu amava e viajava neles, contava os dias para correr na banca para comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaci! Tudo bem? Sempre bom ter aqueles livros-amigos que nos confortam neh? Não sou muito fã desses romances, mas eles são bem famosos. Lembro quando vendia esse Sabrina perto da minha casa quando era mais nova. O jornaleiro vendia feito água hahaha...

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    Obs: Pandora, muito obrigada pelos comentários nas minhas resenhas. Confesso que seus comentários me deixam muito feliz e com vontade de escrever sempre mais. Obrigada de coração! <3

    ResponderExcluir