quinta-feira, 17 de agosto de 2017

A família de Marília [Literatura Infantil]


Marília é uma menina comum em idade escolar. Em um belo dia sua lição de lição de casa se torna escrever sobre o tema "FAMÍLIA". Uma tarefa nada fácil, afinal, quando paramos para pensar em família logo somos cercados por uma multiplicidade de sentimentos capazes de oscilar entre amparo e desamparo, compreensão e tensão, amor e também desilusão. Como diz Viviane Taubman:
"Fácil falar sobre coisas.
Difícil dizer o que sente.
Escrever sobre família
é mostrar o coração da gente."


Para a personagem do livro família é sinônimo de AMOR. E fazendo essa associação desenha um texto no qual é possível encontrar os diferentes tipos famílias: as grandes e pequenas, barulhentas e silenciosas, com diversas cores e tons tons de pele, com ou sem animais em torno, cercadas de juventude ou dialogando com pessoas mais velhas, mas sempre recheada com afeto e gentileza. Família para Marília é acolhimento, ternura, compreensão e quem acolhe é o verdadeiro parente, ente familiar.


E, o que o texto não diz sobre as famílias possíveis, a arte de Cláudia Scamacchia grita. Texto e arte se complementam mostrando famílias nas quais aparece e não aparece a figura paterna, a família de pessoas brancas e negras, idosas e jovens, grandes e também pequenas, marca a presença de pessoas idosas bem a vista e não esquece os animais, unica família de muita gente.


As vezes o ponto auto de um livro infantil é o texto, outras vezes são as ilustrações, aqui é o conjunto formado pelos dois elementos. O que uma autora deixa subentendido a outra esclarece e vice-versa. É uma coisa linda a comunhão entre texto poético e a arte visual formada pelo trabalho de Andrea Taubman e Cláudia Scatamacchia. Há um respeito a inteligencia das crianças e a diversidade das famílias brasileiras muito legal de se ver e ler.


"A família de Marília" é um livro que encanta por diversos motivos. É visualmente muito bonito, a arte de Claúdia Scatamacchia é sensível, lirica e de um colorido encantador. A escrita da Andrea Taubman é uma delícia, seus versos são suaves, gentis e gostosos de serem lidos. E, por fim, o tema família é abordado pelas duas autoras de forma ampla e generosa capaz de abarcar a diversidade de pessoas e grupos capazes de formar família.

Recomendo demais esse livro para todo mundo. Facilmente o leitor, independente de sua idade, pode se encantar por esse livro!

6 comentários:

  1. Oi, Pandora!
    Que livro lindo! Essas ilustrações maravilhosas! E é interessante para as crianças começarem a ver que o conceito de família não é só aquele que tem em casa..
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fico encantada com esses livros infantis super ilustrados que nos trazem boas mensagens, morro de vontade de ler e ler para uma criança também. Adorei esse!
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Que livro mais fofo! As ilustrações são lindas e achei muito legal o fato de abordarem vários tipos de famílias.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Pandora! Tudo bem?

    Que livro lindo! Todo o seu conjunto, a abordagem sobre família e as ilustrações complementando. Acho uma obra prima um livro assim que diz muito e como você falou, indicado para todas as idades. Eu mesma gostaria de ter ele na minha estante e apreciar uma vez ou outra o conteúdo e os desenhos. Falar sobre família não é fácil, porém sempre acreditei que família é aquela que levamos no coração, independente de quantidade, de sangue, de sobrenome, de gênero ou raça. Se existe amor verdadeiro é ali que nasce uma família.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante que se discuta conceitos como o de família, que hoje abrange muito mais que pai, mãe, filhos e cachorro, e se queremos que algo melhore em uma sociedade ainda tão atrasada, é preciso mesmo que se comece desde cedo a mostrar que as coisas não tem de ser tão a ferro e fogo.

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pandora.
    Eu já me encantei por essas ilustrações só em ver as fotos que você colocou na postagem. Imagine vendo no livro então. E esse tema, acho que vou querer ler ele com certeza.

    Prefácio

    ResponderExcluir