Janeiro terminando, aulas começando e pela primeira vez desde o dia em que decidi me tornar uma professora não tenho uma sala de aula para onde ir... Até principiou a dar uma tristeza, mas foi só um princípio, afinal meu atual trabalho não é tão ruim então tive um instante e registrei um pouco do lugar onde ando pesquisando a documentação base para a minha dissertação, a saber, a:
A Fundação Joaquim Nabuco é vinculada ao Ministério da Educação, foi idealizada e fundada em 1949 por Gilberto Freire com o objetivo de preservar documentos históricos-cultural de Joaquim Nabuco e do Brasil, mais especificamente do Norte e Nordeste.
Em todos os sentido é um ótimo lugar para pesquisar é muito agradável chegar lá, é diferente dos arquivos eclesiásticos nos quais estive pesquisando ano passado, mas do mesmo jeito a medida que eu vou entrando no espaço parece que vou mergulhando em um túnel do tempo do século XXI ao século XIX.
O corredor que conduz ao setor de Microfilmagens é meu túnel...
A sala onde nós pesquisamos a última parada, está vazia, mas costuma ficar cheia... Eu adoro quando ela fica cheia, mesmo que cada um de nós esteja em um passado diferente e que geralmente nós mal nos falamos, ainda é como se viajássemos em conjunto!
E começa o mergulho e minha tarde de trabalho, quase sempre uso a mesma maquina porque gosto de rotina e costumo ser uma das primeiras a chegar.
É como se eu circulasse dentro do Recife do século XIX, naquela época o jornal era muito mais lido que hoje em dia, aliás, como o número de pessoas analfabetas era enorme ele costumava ser lido em voz alta e tratava de todo tipo de assunto então ler o jornal do século XIX é um mergulho na vida daquelas pessoas, em sua forma de falar, sentir, pensar em suas prioridades.
Eu quase escuto as vozes dos jovens estudantes de direito falando sobre a eleição de 1881, dos professores anunciando suas escolas, das pessoas lendo e comentando as notícias, as peças de teatro!!!
Eu sigo sentido falta das crianças, mas não quero lamentar ausências, vou tentar me fixar nas presenças que tenho agora e celebra-las com a mesma alegria que celebrava a creche... E que Deus me ajude... porque as vezes fica difícil...
_______________
Mas sobre a Fundação na Wikipédia
Os passados diferentes poderão se encontrar em um futuro e formar um só. Bom mesmo é saber qua as pessoas estão procurando saber a história que se firmou antes dela.
ResponderExcluirParabéns!
Gosto de caminhar por aqui.
Escolhas exigem sacrificios, nao é mesmo? Necessarios, mas no futuro tudo valera a pena!
ResponderExcluirHistoria é envolvente mesmo, imagino as "viagens"que vc faz todos os dias... E o povo usando drogas por ai!! kkkkk
Bjs
Sempre bom conhecer a nossa história e é no passado que estão as nossas origens, a nossas raízes.
ResponderExcluirNada de lamentos que logos estarás cercada das crianças e cheia de histórias lindas para contar.
Um lindo dia!
Beijos
Irene
PS. Já adicionei a Bruna Tavares na edição do Saleta News .O blog Descobrindo Jane Austem é um paraíso, é como estar entrando em um castelo.
Mais beijos
Seu trabalho na creche era daqueles que enchem nossos olhos de alegria, contagiante, das crianças. Mas essa sua pesquisa parece de encher nossa alma de saudade de um tempo que não conhecemos. E parece incrivel!
ResponderExcluirbjs
Di
Mudanças sempre nos causam alguma dificuldade, mas logo nos adaptamos a nova realidade e ficamos felizes.
ResponderExcluirBeijos.
Então, é assim que eles preservam os jornais antigos! Muito legal. ^^
ResponderExcluirSuzi
http://suzilima.tumblr.com/
Ahhh, que lindo!!
ResponderExcluirDeve ser realmente ótimo trabalhar num lugar desses! *-*
Faz parte da vida acadêmica às vezes ficar fora da sala, esse é um dos motivos que meu projeto de mestrado é a analisar aulas, só pra não ficar longe delas! kkkkkkkk
ResponderExcluirSorte nessa nova etapa Jaci!!
PS: estou logada como Pers, mas agora vc já sabe minha identidade secreta! kkkkkkkkk
Bjs
A que inveja, amo história adoraria estar em seu lugar.
ResponderExcluirBeijos
Eu sou apaixonada por história!!
ResponderExcluirAcho super interessante ver como as pessoas viviam, o que liam, etc, etc.
Massa seu trabalho!!
Bjs
Jaci,sei que não é fácil de aceitar, quando deixamos de fazer o que gostamos.Principalmente na area profissional... Mas nem toda a mudança acontece para nos desestimular.Elas surgem, para que possamos ir em busca do novo,que se encontra escondido em um lugar especial,no intimo do nosso ser.
ResponderExcluirMeus parabéns por esta linda postagem e boa sorte em suas pesquisas.
Abraços e até +.
Gostei das fotos, e gosto da maneira apaixonada que vc relata o quanto gosta do que faz. Acho isso muito importante.
ResponderExcluirEu adoro crianças, mas não me imagino dando aula para elas. Sãoa tentadas demais e eu timida demais com multidões.
ResponderExcluirAdoro pesquisar, mas nunca quis fazer uma dissertação prefiro dar vida a elas.
ResponderExcluirbjs
Jussara