quinta-feira, 13 de junho de 2013

A música da novela que traduziu o meu momento...

Talvez por minha mãe não ser fã de novelas ou por instinto mesmo eu não me tornei uma pessoa noveleira de verdade. Apenas com a aposentadoria de painho e a descoberta de seu gosto por novelas me tornei uma pessoa que vez em sempre acompanha, ainda que de forma indisciplinada, um ou mais de um folhetim sem nenhum motivo especial.

Então hoje quando cheguei do trabalho liguei a televisão em busca de alguma novela para ver... E enquanto lia as redações feitas pelos alunos de uma escola da prefeitura para a qual ando prestando serviço ouvindo o som das vozes dos autores e levantando a cabeça vez ou outra de repente fui atingida pela voz do  Ney Matogrosso cantando algo que tinha vivido: "Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo eu acordei com medo e procurei no escuro..."

Nem sei o que escrever sobre a música... ela descreve bem meu momento... O Ney Matogrosso cantando parece compreender tão bem o sentimento... e enquanto eu o ouvia sentia como se alguém me dissesse coisas do tipo:

"Você não está sozinha!
Você não é a primeira pessoa que se sentiu assim!
Você não é a última pessoa que vai se sentir assim!
As luzes estão incrustadas em todo o túnel olhe bem em seu entorno!"

Quando terminei de ouvir a cação corri para a net, procurei por ela, ouvi mil vezes, não fiquei satisfeita e precisei escrever esse post para guardar a música em minha própria caixa de pertences compartilhados...

Engraçado, já tinha publicado o post, mas em meio a pesquisas descobri (nesse link) que a música foi escrita em 1974 por ninguém menos que o Cazuza. Reza a lenda que ele tinha 16 anos, fez o poema para a avó e quando ela morreu, anos depois dele, a família deu o para o Ney Matogrosso; o trabalho de musicalização do texto foi feito pelo Frejat.

É engraçado como eu não tenho praticamente nada em comum com o Cazuza, mas vivo sofrendo de empatia com a arte dele...

Poema
Cazuza

Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo
Eu acordei com medo e procurei no escuro
Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo
Porque o passado me traz uma lembrança
Do tempo que eu era criança
E o medo era motivo de choro
Desculpa pra um abraço ou um consolo

Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim,
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás

Hoje eu acordei com medo mas não chorei
Nem reclamei abrigo
Do escuro eu via um infinito sem presente
Passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim, que não tem fim
De repente a gente vê que perdeu
Ou está perdendo alguma coisa
Morna e ingênua
Que vai ficando no caminho
Que é escuro e frio mas também bonito
Porque é iluminado
Pela beleza do que aconteceu
Há minutos atrás

5 comentários:

  1. Eu simplesmente amo o Cazuza, minha juventude foi embalada por suas músicas e o jeito atirado dele me inspirava porque na verdade eu tinha muito disso de viver todas as experiência possíveis.

    A música é linda, Cazuza tinha um jeito de escrever que traduzia muito dos nossos sentimentos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu não me identifico tanto com o Cazuza, mas sei o que vc sente. O Renato Russo vivia cantando a minha vida qdo era vivo. É lindo e ao mesmo tempo assombroso. O primeiro minuto de Quase sem querer é exatamente o que venho vivendo do ano passado pra cá.

    ResponderExcluir
  3. Também tenho esse hábito de ouvir uma música mil vezes quando ela está traduzindo meu momento...o Ney interpretando essa letra traz mesmo um emoção incrível à música. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite minha linda.
    Eu acho incrível como a música tem o poder de nos transportar para outros tempos, nos fazer refletir sobre nossas vidas.
    Eu acabei de escutar e a letra realmente é linda, e vindo do Cazuza é mais que compreensível, ele foi um poeta maravilhoso, com sua visão a frente do seu tempo.

    Um beijo carinhoso e uma noite super especial viu?

    ResponderExcluir
  5. Belo presente você nos deu: a voz do Ney, a poesia de Cazuza e como continuamos com medo (mesmo adultos) tudo o que queremos é uma braço e um consolo.

    ResponderExcluir