domingo, 13 de junho de 2021

"O Pássaro Secreto" de Marilia Arnaud


"O Pássaro Secreto" da Marilia Arnaud é um livro pesado. Ao longo da leitura pensei muito no quanto a adolescência pode, e com frequência é, uma época claustrofóbica da vida. Quando somos adolescentes pode existir um planeta com milhares de culturas e milhões de habitantes, mas se nossa experiência se reduz aos espaços da casa e da escola e nossas pessoas são apenas a família e os colegas de sala reunidos pela força do acaso e das condições da nossa classe social o mundo todo fica pequeno, o plural se torna singular, as nossas perspectivas não conseguem se esticar para se ampliar, a vida pode se tornar muito claustrofóbica.

Não por acaso há quem viva a experiência de ser adolescente e há quem sobreviva a essa experiência. Independente de qualquer coisa, espera-se, no ritmo alucinante do capitalismo, que acordemos da adolescência adultos funcionais, aptos a estudar, trabalhar, acumular bens e capital, produzir, andar, falar, socializar. Sabemos que muitas e muitos de nós não conseguem seguir nessa trilha, há quem fique pelos caminhos, quem chegue depois, quem não se torna funcional nem com todo esforço da psicologia e psiquiatria pós-moderna.

Para nossa vergonha, é um tabu imenso falar sobre essas pessoas e dos fatores que arrastam elas ou para abismos nos quais desabam ou as solidões nas quais habitam. Na maior parte do tempo ignoramos o sofrimento psíquico e quando falamos dele fazemos isso aos sussurros. Existe toda uma estrutura de opressões, machismo, capitalismo, homofobia, racismo, patriarcalismo nos desestruturando continuamente, mas é tabu trazer ao sol essa desestrutura. Na maior parte do tempo seguimos como se nada houvesse, tivesse sido ou venha a ser até o ponto no qual alguém, seja lá por qual motivo, fala e é uma explosão de sensações com as quais é até difícil lidar.

Em "O Pássaro Secreto", Marilia Arnaud conta a história de como se supera a claustrofóbica experiência de adolescer em nosso tempo, de como se entra em colapso e se perde o rumo de forma QUASE definitiva. A voz que nos conta essa história é a da Aglaia, filha mais velha de um casal composto por uma professora universitária e um ator de sucesso. Ela recebe esse nome saído da mitologia grega em homenagem as Três Graças, filhas de Zeus com Eurínome e esse é o primeiro dos muitos elementos que constroem o mal estar no qual a protagonista habita.

O pai é o sol em torno do qual toda a casa gira, um homem egocêntrico e egoísta, extremamente carismático, consegue ser fisicamente presente e ao mesmo tempo ausente, se esquivando dos compromissos da paternidade com habilidade incomparável. Absurda a Aglaia a forma como sua mãe, mulher inteligente e bonita, não só se deixa ofuscar pelo marido como aceita carregar sozinha a maior parte dos pesos da vida doméstica, das despesas aos pormenores do cotidiano. A formação familiar burguesa tradicional com o pai sendo tão ausente quanto é possível ser e mãe se deixando apagar pelo peso das responsabilidades cotidianas.

A família soma-se a escola, território no qual o corpo da Aglaia que não se encaixa no padrão de beleza e magreza esperando sendo assim recebido com toda violência da gordofobia. Se os adultos tem seus pudores, as crianças não tem e lá vai mais peso. Fui a criança que passou toda a infância e adolescência estudando em uma escola publica sucateada olhando para as escolas particulares do Recife com olhos românticos imaginando o quão felizes eram aquelas crianças que gozavam do uso de toda aquela infraestrutura. Me absurda grandemente descobri as negligências, falta de tato e violências escondidas naquelas paredes. Me choca a hipocrisia da brancolândia de classe média brasileira. Agem como se seu mundo fosse perfeito, luminoso, higienizado, mas tanta coisa má ocorre em ambientes higienizados, a brancura como sinônimo de pureza esconde muita atrocidade.


A Aglaia não é simpática, atlética, magra, dócil ou fácil. Ela é combativa, sincera, muito impiedosa na forma como expõe as hipocrisias e pequenas misérias cotidianas, pela falta de pudor e por não poupar o leitor de suas próprias características pouco doces ou suaves seria fácil antagonizar com ela SE ela não fosse tão sincera. Aglaia me lembra o "Poema em Linha Reta" de Fernando Pessoa Álvaro de Campos.
"Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia
Não, são todos o ideal, se os oiço e me falam
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil
Ó príncipes, meus irmãos"
Ela não é uma princesa e nos conta os seus atos ridículos, seus enxovalhos, confessa uma infâmia, uma covardia, nos diz quando e como foi vil. Não tem muito piedade para consigo, nem para com os para com os outro. Narradora implacável dos pecados grandes e pequenos. Narrado em primeira pessoa o livro caminha tenso, pesado... os poucos momentos de leveza acontecem apenas quando a protagonista sai da rotina CASA/ESCOLA e vai passar períodos no sitio da Avó Sarita. A natureza, o sol, a vida no campo e o amor incondicional e franco da avó trazem frescor, beleza e ar aos pulmões da protagonista são um alivio.
"O amor é o mais alto grau da inteligência humana..."
(Deus e o Diabo na terra do Sol, Canção de Djonga e Filipe Ret)
Nada como uma história de colapso para por em evidência os incômodos da nossa existência em sociedade. É fácil julgar a Aglaia, difícil é ser a Aglaia existindo em um mundo pequeno e limitado, se equilibrando no desconforto cotidiano, entre a escola a família, até seu interesse romântico da adolescência é um primo. Mesmo os livros, potenciais fatores de alargamento do horizonte, apequenam o horizonte dela, pois são os livros do pai, clássicos da literatura escritos em sua maioria por homens brancos.

Apesar da distância imposta pela classe social, a Aglaia foi uma criança de classe média e eu uma criança favelada, foi difícil para mim não ter empatia com ela e não me identificar, meu mundo adolescente também era pequeno feito de casa, escola, igreja); meu pai era o sol e as vezes também a sombra desse mundo; minha mãe se apequenava diante dele; também comi minha cota de bullying; até minhas leituras batem com as dela. Me distanciei da tragédia pela franqueza e constância da minha mãe e por ter facilidade de fazer amizades com pessoas da minha idade e mais velhas. Quando as estruturas me desestruturavam a cumplicidade de minha mãe e amigas me estruturavam, fui sobrevivendo assim.

Quando falta algo para nos estruturar é fácil cair. É preciso ser muito prepotente para não percebe o quão frágil é o edifício da nossa sanidade. Qual é a pedra angular responsável por nos manter funcionais, donas e donos de nossa consciência? Quando as nossas relações sociais e afetivas se somam as estruturas sociais só tiram e tiram de nós como nos manter inteiras? E quando não estamos mais inteiras é possível seguir?

Eu não sei, mas suspeito: há coisas para as quais não há conserto, mas é possível torres tortas resistirem ao tempo e se manterem integrando a paisagem urbanas. Tem uma amoreira no nosso jardim, meu pai implica com ela e ameaça cortar, para ele não cortar meu irmão poda e continuamos regando. Quando a gente menos espera ela renasce. Uma amoreira com espirito de Fênix!


Se esse livro fosse escrito por um homem provavelmente a narradora, não-princesa, vilã dramática, talvez não vivesse o fim de seu colapso, no entanto esse é um livro de autoria feminina e, se o final não pode ser considerado feliz, a vida continua após o caos.


"O Pássaro Secreto" da Marilia Arnaud foi o livro campeão do “Prêmio Kindle de Literatura", em consequência disso acabou chegando às minhas mãos em maio como publicação do Clube TAG Curadoria.

9 comentários:

  1. fiquei interessada. bela postagem. beijos, pedrita
    http://mataharie007.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interessante o livro e a adolescência é um período para alguns, bem difícil. Mas te confesso, que na atual fase de vida, leituras e filmes, não procuro nada pesado, triste ou dramári=tico demais... Prefiro leveza,rs
    ADOREI a foto s árvore, céu e passarinho. Vou roubinhacar,rs.,..Te aviso no dia que postar,tá? beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um fraco por dramas, não vou mentir kkk aqui vc pode pegar o que quiser Chica, a casa é sua!

      Excluir
    2. Acabei de publicar lá! Obrigadão! beijos e podes ver:

      https://ceuepalavras.blogspot.com/2021/06/blog-post_27.html

      Excluir
  3. Boa Noite. Interesante o livro e a forma com foi fazendo suas interlocuções. A adolescência é um periodo de auto afirmação e de muitos conflitos internos. Gosto muito de ler e faço quase que diariamente, contudo este perído pelo qual estamos vivendo não me apetece ler ou ver historias muito pesados. Ando, como a chica a procura de espaços para respiro. Linda a sua fotografia.

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    O livro me pareceu muito interessante. A adolescência é um período muito conturbado. De repente, as vivências que a criança acumulou, ao longo dos 12 anos anteriores (no Brasil a adolescência é contada a partir dos 12), tem que se converter em conhecimento e até em sabedoria, coisas impossíveis, né? Isso, somado aos problemas familiares, costumes cruéis, que incluem os efeitos do patriarcalismo, do sexismo e o escambáu, resultam nesse período realmente difícil, que muitas vezes se estende por anos, da vida adulta.
    Quanto às questões econômicas, sociais, raciais e etc. que nos afetam elas estão agora sendo muito expostas e debatidas, a despeito de toda a repressão e de todo o esforço dos poderosos para que haja retrocessos, nessas áreas.
    Eu espero, sinceramente, que alguma coisa boa resulte desse tempo infernal que estamos atravessando, rsrs. Gostei muito do post!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Não é à toa que esse livro foi vencedor do prêmio. Ele é muito pesado e, ao mesmo tempo, muito importante em tempos atuais. A gente se esconde demais em aparências de normalidade e padrão, quando não existem e encarar isso traz estranheza e medo. Até hoje temos desigualdade social, racial, econômica e por aí vai, mas falar sobre isso ainda causa medo e, se insistimos, somos os errados. E os adolescentes são quem mais sofrem com tudo isso, vendo as coisas e sendo "jovens demais" para lutar contra um sistema falido, mas insistem em manter, como se fosse o único salvador de tudo. Gostei muito desse livro e da sua resenha também, parabéns.

    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura bastante densa... Gostei bastante de seus comentários!
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Mulher, tu falou muito animada desse livro mas por enquanto acho que não vou me arriscar kkkkkkkk
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir