sábado, 5 de junho de 2021

Agora sei como o Dragão se sente em relação a seu Tesouro...


O Dragão existe em muitas culturas e, de uma para outra, varia a forma como ele é mostrado. Em algumas ele é mostrado como um acumulador de tesouros, alguém consciencioso com a manutenção de sua fortuna, de suas moedas de suas coisas, vigiando seu tesouro, com medo de perder ele para algum aventureiro, ultimamente tenho me identificado muito com essa versão da lenda. Agora sei como o Dragão se sente em relação a seu Tesouro.

Depois de meu tombo em Janeiro em relação a tentativa frustrada de financiamento de um imóvel, passei a focar, como jamais antes na minha história pessoal, na ideia de juntar dinheiro direito e entender como organizar minhas finanças para além do juntar moedinhas em um minhaeiro.
MINHAEIRO: O mesmo que cofrinho; cofre; depósito de moedas. A palavra é uma alteração de “mealheiro”, o receptáculo onde se guardam moedas, “mealhas”. 

Meu irmão, a pessoa financeiramente mais organizada que conheço, me presenteou com um minhaeiro em formato de jerimum (abobora) e foi assim que comecei a guardar dinheiro. Depois de quebrar o jerimum segui com o porquinho, lembrando da Natalia Ginzburg comentando no livro "As Pequenas Virtudes" o quanto a guardar moedas é uma pequena virtude. A gente passa um longo tempo juntando, então gasta com "alguma coisa" e descobre que "alguma coisa" não tem o valor especifico do tempo que se levou juntando as moedas.

Gosto muito da Natalia Ginzburg e concordo com ela, juntando dinheiro a gente aprende a juntar dinheiro. É uma virtude, mas é uma virtude pequena e intoxica muitos dos pequenos prazeres cotidianos. Dito isso: me resignei a aprender essa pequena virtude entendendo ela como parte de ser adulta.

As gurus financeiras estão ai para mostrar as diferentes opções. Só não suporto gurus financeiras incapazes de explicar como a política as pessoas as quais elegemos são responsáveis pelos caminhos da economia, pela inflação e derivativos. Tenho vontade de dizer "Me Poupe!" a qualquer pessoa capaz de falar sobre economia de forma despolitizada. As pessoas as quais elegemos tem um papel central nos caminhos da economia, seus projetos de governos, os grupos aos quais se filiam já no momento da eleição dizem quais serão as regras praticadas no país.

Gurus financeiras que desconsideram a enorme desigualdade social do Brasil me deixam enervada. Ah, pelo amor de Deus! Me Poupe! Como uma pessoa que recebe um salário mínimo, paga gás, luz, água e faz a feira vai guardar dinheiro? Algumas pessoas na internet parecem viver fora do mundo real onde as pessoas são feitas de carne, osso, sangue e estão lidando com uma pandemia em um governo que tenta a todo custo, com índices variados de sucesso, ser o mais liberalista possível, não da cobertura a ninguém, não garantindo direito nenhum, deixando o Mercado Econômico Mundial fazer milionários as custas da morte de pessoas em geral pretas e faveladas. Contemplo absurdada a falta de empatia enquanto tento resolver minha vida.

A parte minhas reflexões, absorvo conhecimentos necessário a vida financeira:

  • Faça Poupança;
  • Construa a Reserva De Emergência;
  • Tabele as Despesas Fixas;
  • Tabele Despesas Variáveis;
  • Entenda a flutuação da inflação ao longo do ano;
  • Perceba que a Taxa SELIC sobe junto para acompanhar a inflação;
  • A Selic é a taxa básica de juros da economia;
  • Atualmente o Nubank rede 3,4% ao ano;
  • O PicPay rende 150%  do CDI, somente me dias úteis, é coisa de 5,1% ao ano;
  • CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário – o nome dos empréstimos que os bancos fazem entre si para fechar o caixa do dia no positivo;
  • Pode ser vantajoso colocar o dinheiro no PicPay, pois rende mais;
  • Não é bom botar todo o dinheiro em um lugar só;
  • Existe a possibilidade de investir no Tesouro Direto;
  • Tesouro Direto é um programa da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil implementado em 7 de janeiro de 2002, possui o intuito de democratizar a compra e venda de títulos públicos federais por pessoas físicas através da internet.

E, se você não tiver muito, mais muito, muito dinheiro mesmo, seja lá onde você colocar suas economias elas vão render centavos. A poupança é como um minhaeiro, onde se coloca centavos por dia, uns poucos reais por mês ou nem isso a depender do quanto você coloca nela e não tira de jeito nenhum. Quem não é herdeira/herdeiro para ter rendimentos precisa de um emprego capaz de lhe render um salário nesse país no qual:

  • O desemprego é de 14,4%;
  • Atinge 14,4 milhões de pessoas;
  • O maior número desde 2012.

Fico tonta contemplando os abismos sociais se alastrando diariamente por toda parte. O preço de todas as coisas subindo vertiginosamente enquanto preciso aprender a poupar se quiser sai da casa dos meus pais antes dos quarenta anos. Agradeço a Deus todos os dias por ser funcionária pública, não ter engravidado nos últimos quinze anos, decidido comprar um carro ou ter pego uma variante especialmente danosa do COVID 19. Qualquer uma das alternativas impediria minha atual vida de dragão, guardando os dinheiros enquanto desejo dias melhores.


Me sinto absolutamente privilegiada por ter condições e tempo para aprender os segredos dos dragões e finalmente conseguir  juntar meus dinheiros, reserva de emergência e derivativos. Tomo uma decisão por década e gosto de levar essa decisão até o fim. Comportamento obsessivo? Talvez! Se a vida politica do Brasil não virar vertiginosamente e minha família e eu, com a graça de Deus, seguimos sobrevivendo a esses dias, talvez eu consiga chegar lá.

Tenho me comprometido com esse objetivo das forma que sei e posso. Está agendada para segunda-feira o momento no qual tomarei a Primeira Dose da Vacina contra o Covid 19, o primeiro passo para a Escola Pública de Ensino Fundamental reabrir no Município de Jaboatão dos Guararapes e também para o momento no qual vou seguir com meu plano...

Talvez esse texto tenha ficado confuso. Se ficou reflete meu estado de espirito, registra essa minha época e é parte da minha catarse. Atualmente entre escrever um texto confuso/estar confusa e não escrever nada/não estar sentindo nada, prefiro escrever textos confusos e estar confusa. Não sentir nada e não estar nada é um limbo cruel demais para mim é um estagio de desesperança no qual não desejo mergulhar.

Se você chegou até aqui nesse texto, obrigada! Se de deixa um comentário, se tiver blog deixa o link também. Obrigada novamente e espero logo em breve escrever sobre encontrar uma casa ou apartamento para alugar, estantes, móveis, eletrodomésticos, cama, mesa, banho... e por ai vai.

5 comentários:

  1. Oi Jaci, seu texto está muito além de parecer uma confusão, é um estado emocional, os tempos atuais nos levam a isso, a não ser que se viva fechado em uma bolha onde está tudo bem, somos bem governados, mortes não têm significado, somos o 4º país em aplicação de doses, as florestas estão preservadas e protegidas, o PIB está crescendo, carteiras sendo assinadas...
    Os gurus financeiros existem para encher os cofrinhos deles de dinheiro.
    Que tudo termine bem para podermos começar a viver bem, ou pelo menos lutar para isso.
    Vacina, sim, vá lá! Eu fui, mas não consegui, sou hipertensa, tomo dois medicamentos, mas durante a pandemia não pegava receita no posto, comprava na farmácia mesmo, sem receita. Apesar de ter comprovante de compras dos medicamentos, de compra de aparelho de medir pressão, ter feito tratamento dentário no posto que é só para quem tem diabetes ou hipertensão, todo meu prontuário estava lá...Tomei canseira e não me liberaram a vacina. Mais triste que não tomar a vacina fiquei por ver que o sistema complica para quem faz tudo certo, que por burocracia não está no meu braço. E quando saí de lá, nem fila havia.
    Desculpe o desabafo, to indignada :D
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva sua odisseia com a vacina me deixou aqui em um estado de desamparo que olha... todos os desabafos são bem vindos, ao menos isso ainda podemos fazer. abraço para você também, espero que a essa altura você já tenha conseguido se vacinar.

      Excluir
  2. Você não imagina o quanto eu fiquei sentido quando seu financiamento não deu certo. Fiquei tão triste que poderia ter sido comigo, talvez até mais. É algo que eu torci e desejei com muita força, e veio e foi tão rápido... Mas talvez tenha servido para te ajudar a se organizar melhor. "Omnia mutantur, nihil interit."

    Ao menos para mim, ter uma organização da minha vida financeira me ajudou bastante. Este mês, quero colocar na ponta do lápis umas coisas e dividir como vai ficar minha vida financeira pelos próximos meses, para onde vai cada entrada de capital. É confuso, é um pouco angustiante, é difícil para uma pessoa que se preocupa tanto com o futuro (mesmo que o Futura seja composto de Agoras).
    O meu problema sempre foi a falta de equilíbrio e exagerar nas coisas, então não posso deixar essa organização ser muito extrema e rígida (o que me lembra que quero rever A lenda de Korra, por conta do último livro, Equilíbrio). "Nosso problema sempre foi a intensidade."

    Não acredito em momentos decisivos em nossas vidas. Acho que todos os momentos são decisivos. Alguns são mais impactantes do que outros. Estamos na vida um do outro já há quase duas décadas, e sinto que nós dois estamos em um momento decisivo impactante, em mais de um aspecto, e que, cada um com seu estilo, as nossas decisões estão alinhadas.

    Cada dose é um alívio. Cada pessoa vacinada é uma respiração que fica mais fácil. Devemos às 500 mil respirar.

    E entre confusão e nada, eu sempre escolhi a confusão, então o último parágrafo realmente ressou comigo, algo que eu não disse, mas que é algo meu.

    Você sabe o quanto eu torço por você, e embora me preocupe, também acho que de todos os meus amigos, você é uma das mais estáveis e encaminhadas. Espero que em breve, em um ano e meio, nossas mensagens estejam em torno de qual jogo de panelas comprar, qual fogão, qual máquina... E você dizendo que eu não preciso de um freezer e uma adega, mas eu dizendo que eu posso não precisar, mas eu quero, e o que eu quero, eu preciso.

    E de uma forma ou de outra, Meses dissolvidos em futuros Meses e Anos exalados em Anos, estarei aqui.
    De novo.
    E de novo.

    E de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes os fracassos dos nossos amigos nos comovem até mais que os nossos, eu sinto isso por vezes e talvez por isso fique tão nervosa quando vejo meus amigos e amigas apaixonados. As pessoas soltam no abismo de suas escolas e a gente só pode acompanhar com esperança de que elas voem, quando caem sofremos. Obrigada por ser o amigo que me acompanha nos meus saltos longos e pequenos, nas quedas e voos ao longo desses anos Rafa.

      Essa aventura da organização financeira para mim não tem sido fácil, ainda não sei se me ajuda, também me pergunto se vou conseguir manter quando tiver que sair e viver nesse mundo arruinado do pós-covid. São tantos desafios que estão por vir que tento não ter medo com muita força.

      Sei o quanto você torce por mim, espero que você saiba o quanto torço por você também. Estamos vivendo juntos essa vida perigosa, mentirosa e cheia de altos e baixos que é a vida dos adultos. Não quero criar expectativas de como vai ser a aventura de criar um ninho para mim mesma, mas espero que estejamos juntos vivendo essa aventura e descobrindo seus segredos, truques e falhas.

      Bjs Rafa.

      Excluir