segunda-feira, 4 de junho de 2018

"Mamãe e Eu e Mamãe" da Maya Angelou


Quando um livro nos emociona muito se torna difícil escrever sobre ele, "Mamãe & Eu & Mamãe" é justamente esse tipo de livro emocionante. Maya Angelou tem uma escrita clara, assertiva, não faz drama ou usa meias palavras para falar de sentimentos inteiros quando ela conta sobre a grandeza, a ternura e a resiliência de sua relação com sua incrível mãe não existe um caminho através do qual um leitor não se sinta tocado.



Ao falar sobre sua relação com sua mãe, a brilhante e carismática Vivian Baxter, ela controe uma declaração de amor, ternura e gratidão a uma mulher que para viver uma vida plena lutou contra o racismo e o machismo com força e sem temor. A história de Vivian, a forma como ela era uma mulher de negócios, como nunca abriu mão de sua independência em prol de nenhum relacionamento, como tinha humildade de admitir seus erros, não abria mão de expor seu ponto de vista ou apoiar sua filha em todas as suas aventuras é simplesmente inspirador.

Minha mãe também é minha melhor amiga e certamente a pessoa mais inspiradora e imensa que conheço e a nossa cumplicidade é uma das forças que me empurram para o enfrentamento dos meus desafios e a busca por soluções de meus problemas. Dessa forma não existe um caminho através do qual eu não recomende a leitura desse livro no qual é constantemente reafirmado o poder do amor e da generosidade como forma de apoio, a capacidade das mulheres de enfrentarem todo tipo de situação difícil e sobreviver a ela e a verdade obvia de que quem apoia uma mulher geralmente é outra mulher.


O Príncipe Encantado, a Bússola Moral, o Socorro no momento de pressão da Maya foi sua mãe. Não é uma mãe perfeita que abdicou de sua vida pessoal em prol dos filhos, mas uma mãe com uma dignidade incrível, capaz de equilibrar suas necessidades individuais com as necessidade de seus filhos, que acertou e errou enquanto tentava viver da forma mais plena possível. E viver de forma plena não é nada senão o desejo de todas as mulheres que vivem pressionadas pelo machismo e lutam contra ele todos os dias pelo direito de simplesmente SER!


"Mamãe & Eu & Mamãe" é o tipo de livro que devia está em todas as bibliotecas escolares. As lições que Vivian Baxter ensinou a Maya Angelou, a pessoa inspiradora que ela foi e a relação entre mãe e filha aqui desenhada são uma inspiração necessária nesses tempos de luta e resistência que temos vivido.

2 comentários:

  1. Oi Pandora! O livro é uma lição de vida a achei que parece ser muito inspirador. Que bom que gostou, livros assim devem ser passados para toda a família. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jaci!
    Menina, eu fiquei interessada na leitura dessa biografia. Não sou de ler livros assim, mas eu li um poema da Maya e me apaixonei (outra coisa inesperada)
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir