terça-feira, 29 de abril de 2014

BookCrossing Blogueiro 2014


Entre os dias 16 e 23 de abril ocorreu blogosfera a fora o "Boocrossing Blogueiro", inspirado no "Bookcrossing", esse evento, tutelado Luma do Luz de Luma, consiste em libertar um livro de nossa estante para que outra pessoa possa vim a ler o danado.

O Luciano descreveu bem no .Livro como podemos libertar esse livro:
"Livro escolhido, podemos “esquecê-lo”em algum lugar onde ele será encontrado, locais públicos de fácil acesso e com um bom tráfego de pessoas são uma boa escolha, mas atentem também para que o livro não fique por ali exposto a sol e chuva. Pensem em locais como recepções, portarias, praças, cafés, rodoviárias, transporte público, ou, ainda, bibliotecas ou uma outras pessoas que você imagine que gostará da surpresa. O importante é que faça o livro circular."
Eu geralmente participo do evento e postar sobre o evento faz parte da aventura, mas confesso que nos últimos dias eu perdi minha vida para uma sucessão de obrigações profissionais e não consegui motivação suficiente para sentar e escrever. Mas, eis que hoje quando cheguei em casa fui recepcionada pelo BookCrossing.

É que a Calu do blog "Fractais da Calu", também participante do evento, me enviou um livro com direito a um bilhetinho e tudo. Foi uma delícia ser recebida em casa por um livro. Me senti abraçada e animada para escrever. Obrigada Calu!


Além da Calu, a Aleskita do "A Menina das Ideias" também se arriscou a utilizar o serviço dos correios para desapegar de um livro colocando ele em minhas pouco delicadas mãos. Obrigada Aleskita!


Quanto a mim, desapeguei da minha edição de "Fale!" - Laurie Halse Anderson. Eu dei ele ao professor de "Português" da escola na qual ensino para que ele sorteasse entre os alunxs interessadxs. Graças ao Luciano eu li e resenhei esse livro. "Fale!" deveria ser figurinha fácil nas bibliotecas de escolares.


_____________

Só para constar, a lista de todos os participantes está lá no "Luz de Luma"

Só para constar [2], atualmente eu estou postando também lá no "Blog da Elaine Gaspareto", hoje saiu um texto meu por lá "Sobre os romances hots de ontem e de hoje". Planejo falar mais pausadamente sobre essa experiencia de escrever na Elaine em um futuro próximo, mas por hora deixo só o convite.

6 comentários:

  1. E olha só o BookCrossing batendo à sua porta! Em sentido duplo e literal!
    Que gostoso receber os livro viajantes de amigos e também libertar o teu nas mãos de um professor de Português para que ele dê asas e motivação à leitura!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom receber livros, sempre! Cada vez mais tenho pensado em direcionar minhas participações no BookCrossing Blogueiro para outras pessoas que tenham o interesse em ler, assim, acredito, diminuem-se as incertezas de se o livro será resgatado ou não - apesar de, nas minhas participações, sempre ser.

    E obrigado pelas menções, fico especialmente feliz quando leem algum livro que indiquei e terminam por gostar da leitura, mas, admito, Fale! é uma aposta fácil, livro bem escrito, não tem como não gostar. Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  3. Êba, chegou!!!! Já estava preocupada achando que poderia ter se extraviado.Ufa!A notícia me deixa pra lá de contente.Espero que vc tenha boas horas na companhia dele, Jaci.
    Anotei a dica e depois irei procurar, viu.Obrigada pelo carinho.
    Um bom dia pra ti.
    Bjinhus,
    Calu

    ResponderExcluir
  4. Disponha Jaci! Espero que esse livro seja útil de alguma forma. Um grande beijo e parabéns pelas novas parcerias
    um abraço, Alê

    ResponderExcluir
  5. Fui lá ver tua participação e gostei muito das comparações entre os do passado e agora. Minha prima tinha uma coleção do "Sabrina". Cheguei a ler alguns na adolescência. Será que ainda existem?!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pandora!
    Eu entendi todo o processo que estava passando e por outro lado, o bookcrossing tem de ser espontâneo.
    Antes de libertar um livro, sempre pergunto para as pessoas próximas se querem ler o livro. Primeiro pergundo em casa, depois para os primos e amigos. Muitas vezes fazemos um rodízio de leitura e somente depois os livros são libertados.
    O que achei bacana é que o bookcrossing literalmente bateu na sua porta. Que delícia!! Obrigada por participar mais uma vez!
    Você não sabe, mas em muitos momentos em que eu estava atarefadíssima e não tinha tempo para visitar os blogues participantes, promover o bookcrossing e linkar todo mundo, eu me lembrava do seu esforço em libertar o primeiro livro e me animava. Eu tenho que lhe agradecer muito pela força que me deu, sem mesmo saber.
    :D
    Beijus,

    ResponderExcluir