sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Das coisas de 2013 e dos desejos para 2014!

Eu mal acredito, mas é fato: 2013 está chegando ao fim! Ele não foi um ano tão difícil quanto 2012, o ano no qual nada aconteceu, mas também não foi ótimo como eu esperava que tivesse sido. Na verdade, coisas ocorreram em 2013, mas eu não ocorri, não aconteci como esperava, não dei um passo a frente, na verdade tenho a impressão que em 2013 dei um passo atrás em minha vida.

É duro admitir isso, mas se não der para admitir esse tipo de coisa em um blog pessoal onde mais vou admitir? Ao menos posso dizer: no próximo ano vou tentar mais e melhor, fazer o possível, me esforçar e tentar acontecer.

No mais, deixando as divagações com tendencia a melancolia extrema [mimimimi] houveram coisas boas em 2013 e é bom lembra-las, sim esse vai ser um post com algumas fotos, porque bem aqui é o meu diário então...

Bem, houve em Janeiro, só para começar, o casamento de Claudineia




Teve o nascimento dos minhas sobrinhas e os chás de bebê (o que significa que 2014 vai ser um ano de muitas festas de 1 ano).

Eu escrevi e defendi uma dissertação.



Colei grau de Mestre em Educação pela UFPE! Bem, não basta um titulo dado por uma federal da vida para ser algo como mestre, minha mãe é muito mais mestre em tudo nessa vida, porém, ainda assim, eu fico feliz por ter realizado esse desejo.


E falando em desejos, também realizei o desejo de conhecer a Mi (Michele Lima) e a Aleska em São Paulo e foi uma das melhores aventuras dessa vida.


E claro, houve um bom desempenho nas atividades pedagógicas na creche, apesar das muitas, muitas, muitas mesmooooooo dificuldades inconfessáveis em uma vitrine como essa. Mas, além do inferno, eu vivi o céu naquela creche esse ano.

Eu e o L.D.

O L. D. é uma criança que conversa... conversa... conversa... conversa muitoooo... mas muito mesmoooooo... Ele costuma dizer que é o Batman, um dia desses ele disse que eu era a Mulher Maravilha "porque a Mulher Maravilha é amiga do Batman tia". Tudo bem que eu preferia ouvir algo como "porque a Mulher Maravilha é bonita tia!", mas o amiga foi infinitamente mais significativo e tem sabor de missão cumprida.

Ah, essa foto foi tirada pelo J. P., ele me atormentou tanto, pediu tanto, me subornou tanto de todas as formas inimagináveis... que eu dei o meu celular para ele brincar... kkk... Olhem só o olhar satisfeito dele...



E claro, houveram os livros. Graças a Deus, que não nos abandona, existem essa coisa maravilhosa chamada literatura. Ela é capaz de enternecer, sacudir, despertar amor, ódio, aflição ou simplesmente me transportar para outro mundo no qual posso organizar ou reoganizar meu mundo caótico.

Segundo o Skoob li 21 livros esse ano, mas como ele excluiu "Passarinha" da Kathryn Erskine, "O momento mágico" do Jeffrey Zaslowda da lista, todos os mangás, HQs e livros infantis, não confio nele. Posso ter lido mais de 21 um livros, certamente li 23.

No entanto, realmente eu não tenho um ritmo desenfreado de leitura tipo 1 livro por semana.



Eu já pensei em fixar metas de leitura ou aderir a desafios literários, mas sempre volto atrás, pois gosto do meu ritmo de leitura meio capenga, lendo milhares de livros ao mesmo tempo, levando um ano para ler um livro e dois dias para ler outros. Olhando para minha lista reduzida de livros lidos percebo que gostei de ler todos eles. E mesmo os que chegaram através de parcerias foram escolhas acertadas.

Se eu fosse destacar 10 entre eles seriam os representados na imagem abaixo:


Como eu passei tantos anos sem conhecer Isaac Asimov? Como a Trudi Canavan conseguiu escrever uma trilogia tão politizada? Como a leitura de "Fale!" e "Passarinha" foram tão capazes de remexer minhas entranhas? Como alguém consegue ser tão hilária quanto a Marian Keys? Como o Hig conseguiu se tornar meu melhor amigo? Como os professores que escrevem os livros didáticos do Brasil igonoram o André Rebouças lindamente? E, por fim, como a Charlote Bronte conseguiu ser uma mulher tão perspicaz sem perder a fé em Deus? #QuestõesExistenciaisProfundas

Ah, quase esqueço, deixo meu obrigada a Irene Moreira da Saleta de Leitura pela parceria, ao Luciano do .Livro pela parceria e pela excelente indicação, e a Michele Lima por ter me indicado e emprestado Melancia.

E por fim 2013 teve um pequeno milagre de Natal... Por um milagre eu ganhei um sorteio lá no blog da Lu Tazinazzo o "Aceita um leite?" e o prêmio chegou bem no dia 24 de Dezembro.


Enfim, que em 2014 Deus me der força para continuar testemunhando a felicidade de minhas amigas, fazer boas viagens, superar meus infernos, viver meu céu e ler meus livros... E desejo o mesmo a todo mundo!

Bons livros, bons filmes, boas festas, muita força para superar as dificuldades e muita luz para vive os momentos bons e faze-los durar uma pequena eternidade. Feliz Ano Novo meus amados e queridos companheiros e companheiras de virtualidade.

11 comentários:

  1. O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.
    O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o AQUI e o AGORA.
    Claro que a vida prega peças.
    É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais...
    Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?
    Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida para o trabalho?
    Quero viver bem.
    Este ano foi um ano cheio.
    Foi cheio de coisas boas, mas também cheio de problemas, perdas e desilusões.
    Tudo bem.
    Às vezes se espera demais das pessoas.
    Normal.
    A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou.
    Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí?
    Fazer o quê?
    Acabar com seu dia?
    Com seu bom humor?
    Com sua esperança?
    O que eu desejo para todos nós é sabedoria!
    E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência!
    Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal educado.
    O nosso desejo não se realizou?
    Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE).
    Chorar de dor, de solidão ou de tristeza faz parte do ser humano.
    Não adianta lutar contra isso.
    Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes.
    Desejo para todo mundo esse olhar especial.
    Que o próximo ano possa ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso.
    Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.
    O ano que entra pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular... ou...
    Pode ser puro orgulho!
    Depende de mim, de você!
    Pode ser. E que seja!
    Feliz olhar novo!
    Que a virada do ano não seja somente uma data, mas um momento para repensarmos tudo o que fizemos e que desejamos, afinal sonhos e desejos podem se tornar realidade somente se fizermos jus e acreditarmos neles!
    UM ANO NOVO CHEIO DE MUDANÇAS, SAÚDE E PAZ!
    GrANDE BEIJO A VC, FELIZ ANO NOVO

    ResponderExcluir
  2. Achei linda essa foto de Sp que vc tirou jaci. Não me lembro de ter visto antes. Esse meu ano foi bem complicado sabe? Mas posso dizer qeu apesar de não ser um ano de felicidades extremas valeu a pena ter vivido. Aprendi muita coisa. Gostei dessa sua retrospectiva(mil vezes a sua que a do facebook), mas há algo que tb fará um ano anoque vem: o menina das ideias e a nossa estante kkkk o que faremos para comemorar?Gostei de conhecer o "batman" e o fato dos livros chegarem no dia 24 só me faz pensar que era Jesus te compensando pelas atribulações. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olha que aconteceram coisas bem legais. Mas a gente tem aqueles sonhos que ficam lá no fundo da alma, aquela coisa que a gente mais quer e nunca acontece. Todos nós temos um sonho desse tipo... rs. Feliz 2014 para ti!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu balanço e o melhor que você viveu cada um desses momentos!
    Um 2014 bem venturoso!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Querida, bom dia!
    Uma linda retrospectiva! Você deixou gravado no livro da vida um capítulo espetacular. Momentos únicos e peculiares. Perfeito minha amiga
    Um Ano Novo vai começar.
    Serão 365 dias com novas oportunidades.
    Então ouse... mude... estabeleça metas... mas não faça promessas!
    Viva intensamente cada dia!
    Escreva uma nova história...
    E nela eternize somente os bons momentos...
    aqueles repletos de felicidade.
    Se as lágrimas vierem turvar seus olhos
    receba-as como uma bênção purificadora.
    Que a paz e o amor reinem absolutos em sua vida.
    Seja muito feliz em 2014!!!!!!!

    Beijos com meu carinho e minha sincera amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  6. Jaci, 2013 foi um bom ano, eu é que não soube aproveitar tudo o que ele me ofereceu ou correr atrás do que precisava de um esforço maior.....acontece, mas acho que dá para fazer com que 2014 seja diferente. Perfeito seu post, a gente segue lendo sorrindo, e dá um orgulho alheio sua graduação de Mestre ;) e a dedicação que você tem com seus pequenos - e que deveria ser inerente a todas as pessoas que optam pela licenciatura - é muito bonito de ser ver.

    Muito obrigado pela presença constante no blog, por ter aceito resenhar para ele, e por ter aceito minhas indicações - isso dá um frio a barriga, mas aumente o compromisso do resenhista com quem o lê - tomara que, nesse sentido, 2014 seja ainda melhor ;)

    Dois abraços, conte sempre comigo, e Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  7. Tenho medo de fazer um balanço do ano como este que você fez porque acho que vai ser muito mixuruca. Mas, tudo bem, é vivendo um dia de cada vez que a gente segue em frente.

    ResponderExcluir
  8. Oi doce Pandora ou melhor Jaci Pandora
    Mais um ano que e inicia e só temos a agradecer a sua amizade, seu apoio, seu carinho estando sempre presente em nossa saleta. Esperamos que 2014 seja melhor, que possamos ter mais tempo para nossas leituras, que nossa parceria se fortaleça não só com leituras e resenhas, mas com esse laço de amizade que nos une através da mesma sintonia e transparência.

    Que em 2014 muitos sonhos e novas conquistas se realizem.
    Muita Paz e amor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Pandora, você me sensibilizou com o sentimento cristalino de admiração ( amor ) pela tua mãe.
    E a foto da Paulista é mesmo um encanto!
    Feliz 2014. Obrigada pela companhia. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Jaci, naquele dia dei uma olhada nas fotos dos seus fofos ex-alunos, mas hoje vim ler o post direito.
    Fico feliz que, apesar dos infernos, houve muitos momentos celestes no seu 2013. Conhecer amigos virtuais pessoalmente é sempre impagável. Já conheci uns e em 2014 pretendo conhecer muitos outros (inclusive você!).
    Que seu 2014 seja de plenitude. Que haja mais céus do que infernos. Que haja mais (sor)risos do que lágrimas. Que haja o que HAJAR*, você se mantenha firme, forte e ferro, enfrentando com garra toda e qualquer dificuldade.
    Conte com a Ericona. I will be here for you, darling.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  11. Eu sei que se eu sobrevivi a 2013, eu sou capaz de qualquer coisa, porque P*TA QUE PARIU QUE ANO ZICADO.

    Foi MUITO difícil, eu rezava todos os dias porque sim, eu acredito que exista magia na passagem de um ano para outro e que, sim, é possível que tudo mude do dia 31 de dezembro para o 1º de janeiro. E eu já tive provas de isso é real, porque minha primeira semana de 2014 já foi melhor que quase todo o primeiro semestre de 2013.

    Mas você defendeu uma tese e recebeu um diploma, sua missão de 2013 está muito bem cumprida!!! Parabéns! Esteja orgulhosa, porque você realizou muito, e não é lindo que os correios entregaram o pacote direitinho e logo no dia 24? Queria abraçar esse carteiro tão fofo hehehehe

    Feliz 2014!!!

    ResponderExcluir