segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bruxas... Bruxas... Bruxas... [Top 5 Bruxas e Feiticeiras]

"Sua mãe lera para ela, quando era pequena, e depois ela leu para si. E todas as histórias tinham, em alguma parte, a bruxa. A velha bruxa malvada.
Tiffany pensara: Onde estão as provas?
As histórias nunca dizem por que eram malvadas. Bastava ser mulher, velha, totalmente sozinha e com aparência estranha, já que faltavam dentes. Era o que bastava para ser chamada de bruxa.
Pensando assim, o livro nunca dava provas de nada. Ele falava sobre "um belo príncipe"... Era belo mesmo ou só porque era príncipe as pessoas o chamavam de belo? E a "menina que era tão bela quanto o amanhecer"... Bom, que amanhecer? No solstício do inverno, quase não havia luz ao amanhecer! As histórias não queriam que você pensasse, só queriam que acreditasse no que contavam...
De qualquer modo, preferia as bruxas aos príncipes belos e convencidos, e especialmente às princesas burras e de sorrisos falsos, que tinham menos inteligencia que um besouro." [PRATCHETT, Terry. Pequenos homens livres: uma história do disco. São Paulo: Conrad, 2010. pg. 30.]
Só pela citação já da para perceber o quanto sou simpática e o porquê sou simpática as bruxas da ficção néh!?!? Talvez pelo fato do dia das bruxas está chegando, talvez pelo fato de adorar relembrar a adolescência a Mi do Notas de Rodapé resolveu fazer um Top 5 Bruxas e Feiticeiras e eu estou indo na onda.


5. Morgana do Castelo Rá Tim Bum: fez parte da minha infância, sempre vinha com informações divertidas é quase uma inspiração de Tia para mim que sou cheia de sobrinho graças a Deus! E ainda tem o bônus de ter tido um namorico com o Leonardo da Vinci!


4. Luna Lovegood, amiga do bruxinho Harry Potter sempre teve algo que me encantou. Certa tenacidade misturada com uma leve loucura... A Luma é inteligencia temperada com imensa capacidade de voo e abstração. Não sente estranhamento diante de situações estranhas e por isso é estranha... Enfim, eu a amo, acho que ela também tem um ar de geminiana em sagitário, mas a Aleska é mais indicada para dar o diagnostico.


3. A Morgana das Fadas do "As Brumas de Avalon" da Marion Zaimmer Bradley, não é simpática ou bonita, em suas analises ao menos não, mas conduzida por suas memórias dos tempos do Rei Arthur, suas conquistas e derivativos eu aprendi muito e refleti muito sobre minha posição no mundo como mulher e cristã. Eu amei, odiei e voltei a amar a Morgana da Marion, ela quase faz parte de mim, como só os bons personagens conseguem.


2. Yuko, a Feiticeira Dimensional do mangá e anime X-Hollic da CLAMP, uma mistura de mistério, sarcasmo, bom humor e sabe Deus o que mais. Ela tem uma loja na qual pessoas podem encontrar ajuda para realizar qualquer desejo. Bem, qualquer desejo com a condição de esterem dispostas a pagar o preço, pois no Universo além de não existir acaso nada é de graça, tudo tem um preço.


1.  Esme Cera do Tempo ou Vovó Cera do Tempo, da Série Discworld do Terry Pratchett, nada do que eu possa falar da Vovó faria jus a ela. Uma mulher sem meias palavras, dura, sincera, meio solitária, mas... sei lá... Ela é especialista em "cabeçologia", detesta usar a magia, tem a melhor "primeira visão" de todos os tempos, entende de histórias e domina como ninguém a arte de ter "o pensamento melhor".

Ainda sobre a Vovó, deixo essas palavrinhas do Terry, as quais me fazem querer na próxima vida vim parecida com ela:

"E assim porque as pessoas são dominadas pela Dúvida. Esse é o motor que as impulsiona ao longo da vida. É o elástico na hélice do aviãozinho de plástico da sua alma, e passam o tempo enrolando-o até dar um nó. As primeiras horas da manhã são o pior momento — aquele breve momento em que você sente medo de ter vagueado para longe durante a noite e alguma outra coisa tenha se alojado em seu corpo. Isso nunca acontecia com Vovó Cera do Tempo. Ela passava direto do sono profundo para o funcionamento instantâneo a seis cilindros. Nunca precisava se achar porque sempre sabia quem estava procurando."

"Ela odiava todas as coisas que predestinassem as pessoas, que as fizessem de bobas, que as tornassem pouco menos que humanas." [Terry Pratchet]
Eu não sou tão boa quanto a Mi em fazer listinhas praticas e rápidas, mas fiz a minha. Isso não é tag, meme ou blogagem coletiva, mas se alguém quiser fazer seu "Top 5 Bruxas e Feiticeiras" faz e deixa o link, eu vou adorar conferir.



9 comentários:

  1. Bruxa "top" para mim é a do Joãozinho e Maria. Ruim feito ela é difícil de encontrar. Pensando bem, tem muitas pessoas por aí que apesar de não voarem em vassouras podem se candidatar ao posto.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava a Morgana do Castelo Ra Tim Bum!!! Acreditas que nunca li as Brumas de Avalon! Deve ser muito bom esses livros!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Como eu esqueci da Yuko!!! Que horror de memória!!! Adorei sua lista Pandora! E tb quero um chapéu de bruxa!!!

    Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pandora.
    Adorei! Vou fazer também. Das que você escolheu, eu gosto da Morgana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da lista! Acho que na minha também colocaria a Morgana - a presença do Castelo Rá-Tim-Bum na vida de toda uma geração é impressionantes! - e a Luna, que é meu personagem favorito em HP - tenho um fraco pelos desajustados, talvez me enxergue um pouco neles.....

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  6. Por mais que eu tenha odiado a referência às princesas, acho que preciso ler terry pratchet, só por causa dessa ultima citação. É um a pena que vc tenha escolhido a Luna! Eu vou colocá-la na minha lista tb. E tipo eu acho que vc tem razão A Luna é muito sagitariana, eu tb tenho momentos em que digo coisas estranhas e acredito em coisas estranhas. Não conheço bem os geminianos pra dizer, mas com sagitário ela se parece.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pandora!!
    Morgana do Castelo Rá-ti-bum é minha top também, seguida da Morgana de "Brumas de Avalon". Elphaba, a Bruxa má do Mágico de Oz; Hécate, deusa da bruxaria (Macbeth) e por fim Marie Laveau - essa já inspirou vários escritores, compositores e até mesmo jogos.
    A sua lista ficou muito boa e ainda tem Samantha, a boa feiticeira! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. As Morganas são meus amores de toda a vida. Toda a complexidade e dualidade da Morgana de Avalon é o que me faz amá-la incondicionalmente. Eu gosto de heróis, amo alguns, mas os personagens que eu mais amo são aqueles que não são preto no branco, nem mocinhos nem malvados, acho que eles são os mais cativantes.

    ResponderExcluir
  9. A melhor parte foi tua foto de bruxinha! hahaha #adorei Abração!!

    ResponderExcluir