terça-feira, 10 de agosto de 2021

Caminhando por Igarassu

Igarassu foi, como já comentei aqui, um dos primeiros lugares a ser alvo do processo colonizador do Império Português no Brasil, mas ao longo dos séculos não alçou grande importância dentro do Brasil. Atualmente fica no limite da Região Metropolitana do Recife a dois passo da Zona da Mata Norte. Minha família mora bem no finzinho da cidade em um bairro no qual não passa ônibus ou qualquer forma de transporte publico, o Serviço de Correios e Telégrafos não faz entrega e a rua de nossa casa ainda não foi asfaltada ainda.


Não chega a ser interior, no entanto tem ar de interior, aqui estou bem isolada e para não terminar de surtar com esse excesso de isolamento minha mãe e eu ou eu e minha mãe começamos a praticar caminhadas para conhecer.


Para conhecer o bairro, nos apropriar do espaço geográfico e tentar manter a sanidade no meio desse Apocalipse, caminho com minha mãe nos fins de tarde. Uso um tênis rosa que comprei antes de tudo isso explodir nas nossas vidas, um passo por vez a gente vai vencendo um, duas horas de caminhada.


São ruas mais ou menos vazias, com muito vento, um sol brando. Acaba que gosto bastante daqui. Me sinto como Noé, vivendo o Diluvio e o Fim dos Tempos dentro de uma Arca.


Apesar dos pesares, é tranquilo aqui de uma tranquilidade impossível de ser vivenciada em um bairro periférico, favela, do Recife.


A questão é que algumas intranquilidades caminham com a gente para onde quer que a gente vá e não e o Fim do Mundo não ocorre só fora da Arca, dentro da Arca também acontece um fim de mundo. Enfim, quase dois anos caminhando por Igarassu, sentindo esse vendo, desfrutando dessas vistas, aproveitando o presente que é poder morar finalmente fora de um aglomerado urbano.

8 comentários:

  1. Lindo e bucólico lugar esse e que coisa boa estás caminhando com tua mãe. Isso faz muito bem! E, tens razão: algumas chatices nos acompanham pra onde formos...beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. não conhecia. amo caminhar tb. mas aqui no bairro eu desisto sempre. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que a gente se acostumou de tal forma com as anomalias das cidades brasileiras, que já não luta para que as coisas sejam diferentes.Para mim, muitos dos nossos problemas são decorrentes da desigualdade econômica (e suas consequências).É por isso que agora eu tento fazer as pessoas... pelo menos, tentarem acompanhar as ações dos políticos que elegem. Elas precisam enxergar que os políticos são eleitos para agirem por elas, e não por outra razão qualquer.
    Quanto à caminhada, é um exercício eficaz, barato e agradável.E poder fazê-la com segurança é muito bom.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei caminhar junto através das fotos! Tenha certeza que caminhar nesta arca onde existe ar puro, sem medo dos perigos (eles podem existir, mas são infinitamente menores as possibilidades) das grandes cidades é um presente mesmo!
    Parabéns pela determinação no caminhar, estão indo muito bem!
    Abraço, Jaci!

    ResponderExcluir
  6. Parece bem tranquilo. Uma linhazinha de onibus já deixaria perfeito, né?

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Amei o post!
    Foi muito bom acompanhar o seu trajeto de caminhada! Moro na área rural da minha cidade e aqui é beeeeem tranquilo.
    Também tenho o hábito de fazer caminhada nos arredores do sítio onde moro e é uma ótima prática pra colocar as ideias no lugar.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, vim avisar que acaba de entrar céu teu por lá! beijos, obrigadão! chica

    https://ceuepalavras.blogspot.com/2021/09/blog-post_13.html

    ResponderExcluir