quinta-feira, 7 de junho de 2018

Livros sobre a História da África

Outro dia no meio de uma aula sobre "Reinos e Impérios" existentes na África enquanto Europa vivia sua "Idade Média" surgiu entre meus alunos a pergunta: "Professora, como a senhora sabe disso?". Esse tipo de pergunta faz minha professora interior dá saltos triplos, soltar fogos de artificio e se inspirar. Esse post é produto dessa minha inspiração, pois a pergunta me fez tirar a poeira de minha estante e kindle e mergulhar uma vez na História do continente no qual a aventura humana na terra teve inicio há cerca de 100 mil anos atrás.


1"Os Impérios Negros da Idade Média" de Philippe Aziz - Encontrei esse livro no sebo em 2010, não é um livro feito por um historiador então não segue toda a metodologia da pesquisa em História. Não tem uma bibliografia, uma lista criteriosa das fontes documentais e os locais nos quais elas se encontram guardadas hoje, mas não posso dizer que o livro não tem seu mérito. Phelippe Aziz, cujo nome verdadeiro era Aziz Mahjoub, foi um jornalista e escritor francês de origem tunisina, islamólogo com interesse e tempo para estudar história de forma independente. O livro "Os Impérios Negros da Idade Média" reflete esse interesse do autor assim como a  sua habilidade de jornalista. Aliás, o livro funciona como uma grande longa reportagem a moda de 1970, década na qual foi publicado.


O autor dividiu o livro 6 partes, começa traçando uma origem da escrita da História Africana na Europa desde a Idade Média falando de personagens como "Jean Leon, o Africano", que escreveu em italiano por volta 1525 a "Descrição Africa" e Ibn Batuta, um viajante que escreveu sobre boa parte da África; até dos griots e das pesquisas arqueológicas. Depois de apresentar dificuldades e fontes ele se detêm sobre o Ifê, o Império do Benin, o reino mitológico de Preste João, o Sudão, o Monomopata e O Congo cristão.


Por documentar uma pesquisa realizada no meio do século XX, por um jornalista do século XX, o livro pode conter algumas interpretações e constatações incomodas. No entanto, para mim, não deixa de ser um achado e uma leitura informativa.

2. "A Enxada e a Lança" de Alberto da Costa e Silva - Esse é um livro denso até o miolo. Alberto da Costa e Silva é um autor absurdamente detalhista, se propor a ler sua obra é realmente mergulhar de cabeça na realidade que ele pretende mostrar.


Acho incrível como Costa e Silva conseguiu juntar tanta informação sobre a África, ele consegue ser denso a ponto de precisar duas leituras e um fichamento para acompanhar seu texto e de repente, em certas partes, ele se torna lírico. A narrativa começa no com uma descrição linda da Geografia da África, muitas vezes me sinto sobrevoando a Savana, os desertos de Dunas de areia e montanhas, as florestas e leitos de rios e segue da Pré-História até 1500 da Era Comum. É fabuloso, informativo, difícil, completo, essencial. Peguei o e-book, mas não tardarei a pegar o livro físico. Tem resenha disponível no blog CLIQUE AQUI.

3. "Um passeio pela África" de Alberto da Costa e Silva - Para quem tem interesse na História dos Impérios da África, mas não tem paciência, tempo ou necessidade de encarar os dois calhamaços que apresentei em primeiro lugar, acho que esse livro é a melhor pedida. Alberto da Costa e Silva não consegue se desfazer do seu lado professor, então o livro é mais didático que lúdico, no entanto é de fácil leitura, leve e interessante.


Nos acompanhamos um trio de crianças brasileiras que viajam pela África em busca de conhecer um pouco da história de seus ancestrais. O passeio começa no deserto, avança pela África Subsaariana e vai nos levando para Ifê, Angola, Nigér, Kano, Tombuctu. Quem conta as histórias dos locais as crianças são sempre habitantes locais, as ilustrações de Rodrigo Rosa são um espetáculo a parte e o esforço dos de ilustrador e autor por desmistificar a África e contar um pouco de sua história as crianças é de emocionar.

3. "Mãe Africa: Mitos, Lendas, Fábulas e Contos" de Celso Sisto - Essa é uma coletânea de 29 histórias africanas dos mais diversos lugares do continente, Sisto procurou histórias que em 2007 ainda não haviam sido publicadas no Brasil e caprichou nas ilustrações. Acho o livro muito mais didático que lúdico, mas é de facílima leitura, gostoso, rápido, instrutivo, lindoooo. Quando a gente pouco sabe sobre um conteúdo começar por aquilo que é produzido para as crianças e ir lá aprender com elas.


5. "O Destino da África: cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios" de Martin Meredith - De todos os livros que citei aqui Martin Meredith tem a escrita mais envolvente. É realmente impressionante a forma como ele nos envolve em sua narrativa, li a introdução dele em um sopro, não da vontade de para e fichar, embora eu goste de fazer isso. Como a sinopse do livro diz é um livro épico e fundamental.


 Ainda conforme sinopse: o historiador inglês especialista em África, Martin Meredith faz neste livro um incrível tour de force, atravessando 5 mil anos de história para mergulhar no destino do continente africano – um destino construído em cima de riquezas incontáveis, ganância voraz e poder. Do Antigo Egito aos dias de hoje, Meredith descreve a vida de reinos e impérios ancestrais; lendas e mitos históricos; a disseminação do cristianismo e do islamismo; a caça ao ouro e a outras riquezas; o tráfico de escravos; os feitos de exploradores e missionários; o impacto avassalador da colonização europeia; e a tão aguardada independência. Examinando também o destino dos Estados africanos modernos pós-coloniais, o autor conclui com uma projeção de seu futuro.

Esses são os livros que tenho usado em minhas aulas. Aceito sugestões novas!

7 comentários:

  1. que ótimo. fiquei muito interessada por todos os títulos. tb tento aumentar o meu conhecimento. e leio algumas autores do continente africano. tento ver filmes tb. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. um amigo indicou uma coleção da unesco. está para baixar gratuitamente. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese_pdf_only/

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, é muito legal aprender sobre outras culturas,
    principalmente aquelas que não são muito disseminadas.

    Beijos!
    http://virtualparadisee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora!
    Adorei as indicações. Conheço pouco sobre a África, sua história e suas Estórias, então com certeza essa lista irá me ajudar.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Que ótima ideia de postagem. Que maravilha uma aula ter te proporcionado uma inspiração assim. ^^ Gostei muito das sugestões de leitura. E como não conheço muito sobre a África fiquei particularmente interessada em Mãe África. ^^
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Adoro conhecer sobre outras culturas mostra como o mundo´é grande

    ResponderExcluir