segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Professora...

Faz pouco menos de três meses que comecei em uma nova escola, em uma nova cidade além dos trilhos do metro. E hoje fui recebida por um abraço apertadoooo de um aluno e um confeito do outro... É claro que o dia transcorreu como costuma transcorrer, com trancos, barrancos, aulas boas, ruins e péssimas...

Mas eu chego em casa e sei que essa é profissão que escolhi, acho que sei fazer isso acontecer, mesmo sabendo o quanto também erro.

Se quiser me ver triste, muito triste, infeliz, apenas sugira de leve, de levinho, que talvez ter me tornado professora tenha sido uma péssima ideia.

De muitas formas essa é a coisa que faço por escolha, por amor e é o que me cola quando me quebro inteira. Pensar em fazer outra coisa é como ter uma lança cravada no peito.

Sou grata a todas as crianças e adolescentes que passaram pela minha vida, me ensinaram coisas que eu não sabia e me tornaram uma pessoa melhor.

Mesmo sendo incompleta, fragmentada e limitada, me esforço diariamente para ser a melhor professora que posso ser, a melhor versão de mim mesma.

7 comentários:

  1. Tenho certeza que és uma ótima professora e sorte dos alunos ! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. realmente essa mudança ainda está difícil pra vc. mas esse carinho ajuda na adaptação e que profissão linda que é lecionar, ainda mais em escolas com tantas dificuldades. parabéns pelo seu dia, pelo seu ofício e pela sua coragem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaci, é uma profissão linda para quem faz com amor, acredita e se esforça para fazer seu melhor mesmo diante das dificuldades. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora! Imagino que não seja mesmo uma profissão fácil, lidar com pessoas é difícil e crianças e adolescentes dão ainda mais trabalho, mas se é uma profissão que você ama, deve seguir em frente.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pandora!!

    Que bom vir aqui ler você.
    Notei que está com domínio próprio. Parabéns!!

    Sobre ser professora, pelo tempo que te leio creio sim que essa é a profissão certa para você.

    Há uma magia enorme na arte de se comunicar com os pequenos e você transmite isso quando nos conta sobre.

    Eu me aposentei de uma carreira. Faltam poucos meses para me aposentar de outra. Quando eu trabalhava nos três turnos como professora ( trabalhar três turnos é desgastante ) não podia aproveitar muito dessa magia. Estava sempre muito cansada pois a jornada não deixava que tivesse tempo para mim. Talvez por isso eu tenha chegado no final da carreira meio cansada da arte de ensinar.

    Mas é uma satisfação enorme ver os que estão começando, começar com muito entusiasmo.

    De uma coisa me arrependo e é de não ter brincado como gostaria durante o período em que estive lecionando. Adotava um semblante meio carrancudo e talvez porque tinha medo de, sendo mais risonha, perdesse o domínio.

    😘

    ResponderExcluir
  6. Olá, Pandora.
    São momentos como esse que fazem tudo valer a pena não é? Essa é uma profissão que é muito desvalorizada e tem que gostar e muito para continuar nela. E por isso que dou meus parabéns e tenho certeza de que você deve ser ótima no que faz.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Pandora!
    Não tenho dúvida que você nasceu para ser professora. Tudo que você transmite, o que gosta, o que lê , a sua vida, o seu relacionamento com a família, com os amigos e principalmente com esses pequeninos que volta e meia nos mostra com algo inusitado em um post seja aqui no blog ou nas redes sociais.
    Essa foto de uma simples balinha mostra a essência que existe em você de se doar, de inspirar, de fazer seus alunos viajarem por diversos lugares de mãos dadas com você.
    E o mais importante é que você aprende muito enquanto segue essa sua caminhada.
    Seja feliz!
    Beijos
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir