quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

HQ Histórias Paulistanas [Divulgação]

Não é bem do meu costume fazer esse tipo de divulgação por aqui, mas eu amo São Paulo. A cidade não vive exatamente um bom momento, mas algo me diz que ela sobreviverá pois nesse tipo de cidade há uma força que transcende e um desejo de sobreviver a Invernos, Verões, Dragões, Tigres e administradores pavorosos.... Então quando recebi um e-mail falando de "Histórias Paulistanas" senti o impulso de trazer ele para cá como forma de homenagear essa cidade incrível.

HISTÓRIAS PAULISTANAS

Com roteiro de Lica de Souza e desenhos e cores de Flávio Luiz, HQ mostra a vida em São Paulo pelo olhar de personagens de diferentes vivências.

Às vezes amarga às vezes doce, solidária, agressiva, mas jamais indiferente. Essa é vida em São Paulo. Um dos vencedoras do PROaC 2015, Programa de incentivo à cultura do Governo do Estado de SP, o HQ Histórias Paulistanas tem seu foco nas relações humanas, sempre difíceis e ricas em conflitos na maior cidade do Brasil.

Crítico mas sem perder o olhar de ternura pela metrópole, Histórias Paulistanas conta histórias que passeiam pela capital paulista sem cair no lugar comum. Os personagens se cruzam de forma tangencial, tendo como ponto de partida um edifício. A partir daí, somos então convidados a acompanhar um final de semana comum deste prédio - onde algumas personagens moram e outras trabalham - dois dias que mudam de forma definitiva seus destinos. Com suas filas, moradias distantes, engarrafamentos, protestos e greves, a cidade e sua pluralidade atuam como um organismo vivo na vida de cada indivíduo que permeia esses enredos.


AS HISTÓRIAS

Cada história tem um título que remete a locais conhecidos por quem vive em São Paulo: Clube, Praça, Play e Rua - cada uma delas, desenvolvendo a narrativa de um núcleo diferente de personagens.

Clube

Acompanhamos o final de semana de folga de Ednéia. A grande quantidade de conduções que pega para se deslocar para casa, em Parelheiros, o trabalho que prossegue em seu descanso, e seu filho cheio de vida que deseja se divertir em um clube popular.


Praça

A solidão da velhice, a indiferença dos jovens, a balbúrdia da cidade que não é mais compreendida: vemos um passeio na praça em uma tarde de domingo pelos olhos de um solitário velhinho. 

Play

Após uma dura separação na infância, Alice e Paulo se encontram no auge da juventude. As afinidades e o amor renascem com tudo enquanto eles caminham pela madrugada de São Paulo e tentam restabelecer os vínculos do passado.

Rua

Um casal de migrantes enfrenta o transporte público para encontrar uma maternidade em meio a uma greve de hospitais e postos de saúde. Prestes a dar à luz, eles acabam em meio ao conflito de uma grande passeata. 


AUTORES



Donos da editora Papel A2 Texto & Arte, Lica de Souza e Flávio Luiz trabalham novamente juntos em Histórias Paulistanas, depois de publicar em 2015 a HQ 3 histórias de terror e uma nem tanto, uma compilação de histórias curtas publicadas anteriormente.

Com trinta anos de experiência em produção cultural e produção gráfica, Lica se dedica atualmente a impulsionar sua produtora cultural e editora, produzindo cursos e projetos. Também ministra cursos de filosofia e produção gráfica. Para o grande público, também escreve sobre Filosofia, Comportamento, Mobilidade e Inclusão em seu blog (www.licadesouzablog.wordpress.com.br).

Flávio Luiz é autor de Aú, O Capoeirista, O Cabra (HQMix 2010), Jayne Mastodonte (HQMix 1999), Rota 66 e Aú o capoeirista e o fantasma do farol (HQMix 2014). Premiado nas categorias Cartoon (1994) e Charge (2000) pelo Salão Internacional de Humor de Piracicaba, também participou de diversos salões de humor no Brasil e exterior. No mercado, trabalhou como ilustrador da agencia África, em São Paulo, e hoje atua como freelancer e cuida de perto de suas publicações. www.flavioluiz.net

FICHA TÉCNICA

Histórias paulistanas
Roteiro: Lica de Souza
Desenhos e Cores: Flávio Luiz
Vencedor do PROAC 2015
Formato 17x26 cm
Brochura
Preço de capa: R$ 46,00
Editora: Papel A2 Texto & Arte

7 comentários:

  1. Olá, Pandora. Tudo bem?
    Eu também não tenho muito costume de ler HQ, mas tudo mudou quando conheci "Reportagens" do Joe Sacco. Fiquei curioso por Histórias Paulistanas, me parece um conteúdo muito bom e cheio de informações sobre São Paulo. Tenho muita vontade de conhecer SP, por enquanto posso me contentar com essa hq.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Interessante trabalho em HQ. E serve para registrar a memória da cidade e seus personagens comuns que não apareceriam nos livros de história. Bjs

    ResponderExcluir
  3. tb amo quadrinhos e conheço vários sobre a história de são paulo. esse eu não conhecia. parece incrível tb. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse livro e deve ter muito de interessante a contar.Várias coisas, histórias cabem numa grande cidade! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. Gosto desses livros que retratam nossa cidade com outros olhos.Fica bem interessante e nos faz pensar diferente também né?

    Gostei :)

    beeijão ^^
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que bacana ter uma HQ que se passa em São Paulo. Deve ser bem legal ler e identificar os locais, para quem conhece :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Rua e Praça me deixaram extremamente curiosa, amo HQs e nao sabia da existência dessa... espero ter a oportunidade de ler algum dia... 😃

    ResponderExcluir