terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Depois do Natal, antes do Ano Novo!

As vezes eu acho que o melhor das festas de fim de ano é poder acordar depois do meio dia sem culpa... Enfim... dia 24 passou e agora parece que começa a ser gerado aquele sentimento de necessidade de retrospectiva e eu acordei com vontade de escrever como a algum tempo eu não sentia.

Porém, o blog completa cinco anos em Janeiro então vou deixar os balanços para essa época e para não desperdiça a vontade de escrever por hora vou me deter apenas em pequenos registros de alguns marcos e marcas de fins de 2012 que não quero ver perdidas no tumulto dos posts a serem escritos.

Primeiro gostaria de destacar a formatura do meu irmão caçula... Nós ainda vivemos em guerras rotineiras por pouca coisa, quase nada ou quase tudo... Mas agora ele é uma irmão mais novo devidamente formado em História. Tem uma profissão, um emprego publico e o plano secreto para 2013 é alcançar um cargo publico federal. #SorteParaEle

Ah, nas festas de formatura meu atritoso, irritante, chato irmão ganhou um vinho e me deu... Não esperava essa atitude da parte dele... Vinho de formatura é mais doce que outros vinhos, tem a doçura das vitórias conquistadas e esse presente me soou como um tímido reconhecimento por qualquer coisa... e eu sigo APAIXONADA por meu irmão!

Mas nem só de vitórias foram as experiencias de fim de 2012 e é bom lembrar de não esquecer de quem se foi. Nesse ano perdemos Voinho mais cedo, bem mais cedo, do que esperávamos  Meu avô, Pedro Clemente, era um homem sólido, firme, de personalidade forte e vigor impressionante. Foi duro ver ele definhar ao longo cinco meses até virar praticamente um bebê super desenvolvido, mas ainda com a mente clara... Creio que agora ele está nos braços do Senhor, com toda sua firmeza física restabelecida para combinar com a mente lúcida... Mas fica  a saudade... tendendo a ser eterna....

Para completar as frustrações de 2012, minha dissertação ainda não está completamente escrita e meu prazo está a cada dia, hora, minuto, segundo mais curto e nem no dia de Natal me permito esquecer dela. Mas acho que o pior já passou, os primeiros capítulos já foram escritos, o texto caminha para a sua conclusão e pela primeira vez eu acredito que posso termina-lo. Acreditem, eu sou tão insegura de minhas habilidades com a escrita que essa constatação já é um grande avanço.

A parte isso, aos 45 do segundo tempo chega as minhas mãos um fabuloso calhamaço sobre a Abolição da escravidão. Quando minha orientadora me mostrou quase que eu caia para trás diante das quase 700 páginas de um livro que aborda a história da escravidão e do antiescravismo no mundo, pensei: "Meu Deus! Isso deve ser uma sopa de pedra!".

Mas, para a minha alegria, o nobre Seymour Drescher escreve tão bem e tão legal quando o George R. R. Martin e o livro é melhor do que os primeiros três volumes das "As Crônicas do Gelo e Fogo". E eu não posso deixar de ressaltar o quanto sou feliz por poder ter sido ao longo de 2012 uma pesquisadora, mesmo quando me sinto "procurando agulhas em palheiros".

E falando em livros e histórias, agora eu faço parte de mais um blog o "Meninas dos Livros", casa do podcast que atende pelo mesmo nome. Todos os nossos casts estarão lá e quem gosta de ouvir pessoas falando sobre livro, e brigando nos intervalos, pode da uma olhada por lá. E sim, o nosso novo podcast sobre literatura infanto-juvenil também já está no ar Meninas dos Livros: Literatura Infanto-Juvenil.:

Ainda sobre livros, não quero esquecer de mencionar a chegada do volume 2 da Trilogia do Mago Negro e como Trude Canavan continua a ser uma querida em "A Aprendiz". Tanto quando "O clã dos magos", esse livro já está mexendo com meus sentimentos... É incrível como eu gosto cada vez mais da Sonea, personagem principal da trama, do Rothen, professor da Sonea, e da história construída por essa australiana danada. E mais uma vez agradeço ao Luciano do .Livro pela oportunidade de ler a história de grátis.

Ah, e olhando a foto que tirei do livro na estante, acabei pensando que a Bailarina, o primeiro bibelô que ganhei na vida, acabou se dando bem com o Mago Negro, pensei em comprar para ela um Soldadinho de Chumbo, mas olhando assim me pergunto se o Mago não ficaria com ciúmes... E sim, é claro que meus bibelôs de estante tem personalidade e quando não estamos olhando vivem suas histórias. Todo mundo que teve infância ou assistiu Toy Story sabe disso!

E por fim... Após esse longo post, se eu não voltar em edição extraordinária daqui para o dia 31 já deixo a todos e todas os meus votos de Feliz Ano Novo!!! Que em 2013 possamos continuar a nos encontrar sempre e sempre. Eu adoro esse blog, adoro comentar nos outros blogs... Tem sido muito especial tudo isso!


____________________

P.S.: Deixo o Podcast aqui também!!!



11 comentários:

  1. Essa é a época da retrospectiva, principalmente essa semana entre Natal e Ano Novo... rs.

    Bem, no seu ano de 2012, teve coisas ruins, mas boas também, só você pode analisar o quanto foi positivo.

    Que 2013 seja repleto de realização, saúde e paz!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Nossa Pandora, cinco anos de blog?! Isso é muito legal!
    Desejo boa sorte aí no término da sua dissertação e a homenagem ao seu Voinho é intensa em ternura.
    Fique bem. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. É cinco é bastante coisa, parabéns! Que dia de janeiro? Nao não vou fazer homenagem que sei que vc não gosta, mas espero que o q eu tenho pra mandar chegue aí na data.tb tenho bibelos na estante, e sua japa é uma delas rss. bom desejo tudo de bom pra vc aí beijos!

    ResponderExcluir
  4. ah sim, meus pêsames pelo seu avô. por mais que faça falta é bom, na minha opinião de quem tem uma avó acamada, que ele tenha partido logo, é muito sofrimento para a pessoa ficar assim privada de si mesma. fique a vontade para nao desmodear esse comentário! beijos.

    ResponderExcluir
  5. Pandora, sinto muito pelo seu avô. Que você e sua família sejam fortes para superar a perda e lembrar sempre dos bons momentos que tiveram com ele.
    Parabéns para seu irmão e boa sorte com a dissertação e com o novo blog.
    Que 2013 seja um ano produtivo e feliz para todos nós!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Um excelente 2013! Cheio de realizações e muita Luz
    beijão
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Que o Ano Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus!

    Desejo tudo de bom, feliz 2013
    Beijos
    Rute Beserra

    ResponderExcluir
  8. Oi minha linda.. saudade desse cantinho que adoro..
    Quantas coisas aconteceram esse ano em?
    E que carinho lindo entre você e seu irmão.. Porque será que irmãos se amam assim né?
    Aqui em casa as minhas filhas são muito amigas, mas mesmo assim não deixam de às vezes brigarem se chamarem de chatas, mas não aceitam que ninguém fale mal uma da outra..
    Fico feliz e torcendo pra que seu irmão consiga tudo o que deseja em 2013..
    Assim como você.. que consiga realizar todos os seus sonhos nesse próximo ano que se aproxima..

    Sobre seu avô, sei que foi uma perda muito grande, mas como você mesma disse, agora ele está em um lugar lindo, bem e olhando pelos que tanto ama.. que Deus possa a cada dia confortar ainda mais o seu coração..

    E que lindo o que disse sobre os bibelôs.. acho que todos nós já sonhamos com aquela cena mágica em que os bonecos ganham vida e vivem suas próprias aventuras né? rs

    Eu agradeço muito por ter encontrado você esse ano, como eu sempre digo você, o Chris e a Alê são meu trio preferido.. meus meninos srrs

    Um beijo minha linda e que sua noite seja especial viu?

    ResponderExcluir
  9. Pandora, eu me lembro do momento em que compartilhou no Facebook a perda de seu avô, o qual você o chamava de "Voinho" e percebi o quanto esta perda foi impactante em sua vida e certamente, na vida de todos vocês. Mesmo que seja doloroso ver alguém que um dia estava saudável, depois ficar mal gradativamente ao ponto de ir desfalecendo, não é fácil admitir a perda. Creio que este foi um dos momentos mais difíceis de sua vida em 2012.
    Porém, como nem tudo é vitória, nem tudo também foi derrota. Legal essa relação que tem com seu irmão (nem preciso dizer que fiquei "secando" a imagem deste vinho, rs) e acho muito interessante o modo com que vivencia os personagens das histórias que lê.
    Soube há pouco tempo que este blogue já tem cinco anos! Caraca! E eu achando que o da Alê era antigo! ahahahaha!
    Tenho acompanhado os podcasts de vocês, gosto particularmente de ouvir a voz da Alê.
    E... Estou atrasado para desejar Feliz Natal. É.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  10. Brigada por não ter lembrado de outra coisa importante que aconteceu esse ano. Ah! Vai ver nem foi tão importante assim pra você. Sim, estou chateada!

    ResponderExcluir