sábado, 19 de agosto de 2017

Entre livros...


Ultimamente ando monotemática. Meu tema batido e rebatido é livro. Vai lá, vem cá, me pego em uma livraria, entre estantes, falando do conteúdo delas. Depois de todo movimento, agitação, angústia e tudo o mais da vida docente, do transito, da família, de meus próprios bichos, o silêncio e o conforto oferecido por um livro parece ser tudo que vem a calhar.


Os livros parecem um presente de Deus, uma graça imerecida. Eles consolam, abraçam, afagam, sacodem meus corpo, relativizam minha posição no mundo, me fazem sentir acompanhada. Em oposição ao alto volume dos sons que pouco ou nada dizem, o silêncio as letras no papel as vezes diz tudo bem dentro da  minha cabeça e acamam meus nervos.


Por falta de uma biblioteca publica por perto, me pego entrando nas livraria distribuídas pelo meu caminho com toda frequência possível. Passo horas dentro delas, muitas vezes não levo nada, só respiro a tranquilidade do ar, ando por entre as estantes. Existe uma satisfação única, certo sentimento de está sozinha e em companhia, uma adrenalina de caça ao tesouro sem pistas só acessível a mim quando estou dentro de uma livraria ou biblioteca.

9 comentários:

  1. Me identifiquei muito com seu post! Prefiro comprar na internet, porque acho o preço em sites de compra saem muuito mais em conta do que o das livrarias físicas. Mas, mesmo assim, entro em uma livraria sempre que tenho a oportunidade! Gosto de olhar cada estante, de descobrir livros e autores novos e sempre anoto os que gostei no bloco de notas no celular pra pesquisar melhor depois.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estar entre livros é bom e faz bem! Bela companhia! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  3. ah, mas esse tema é inesgotável. ah, foto da livraria cultura. amo. muito triste a infinidade de bibliotecas que fecharam. eu era sócia gratuitamente de várias. a amazon estava com livros a 80% de desconto. vi um dom casmurro por R$ 3,80 e frete grátis. depois q comecei a conseguir comprar um pouco, passa a comprar em sebos, mas atualmente tem essas promoções relâmpagos, com livros novos tão em conta. eu estou com muitos a ler, então nessa crise estou podendo ficar sem a tentação. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora! Já perdi as contas das vezes que sai nervosa do trabalho e me refugiei em uma livraria, sem levar nada também, apenas para me perder num universo paralelo para quem ama ler.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Olá, Pandora.
    Em identifiquei muito. E isso não é de hoje não. Eu passei meus intervalos dentro da biblioteca da escola. É um mundo tão grande a ser explorado que acho que as outras coisas são pequenas diante disso. As pessoas até me acham esquisita por isso hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora!
    Adorei o seu texto! Também sinto que os livros são um ponto de conforto depois de um dia estressante... Nada melhor que chegar em casa, abraçar o marido e os gatinhos, pegar um bom livro...

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pandora!
    Menina, como todo mundo, eu me identifiquei com seu texto.
    Perto da minha casa não tem livraria e nem biblioteca, mas como os encontros do clube do livro que eu participo são em uma livraria, eu aproveito esse tempo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Seu texto é 10, é assim mesmo que me sinto, em busca de um tesouro do qual eu não tenho o mapa :D
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  9. Oi Pandora.
    É lindo ver o quanto os livros funcionam como um recurso de refúgio para você.
    É uma pena que por aí não tenha bibliotecas, mas que bom que tem livrarias. Partilho dos mesmos sentimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir