quinta-feira, 25 de maio de 2017

Princesas, Bruxas e uma Sardinha na Brasa [Literatura Infantil]


Sou apaixonada por contos de fadas, tanto por pura paixão literária quanto por todo potencial didático que o gênero contém em si. Além de seu potencial lúdico, sendo textos gostosos de se ler, também guardam em si muitos dos valores culturais das sociedades que os criaram e portanto são ótimos instrumentos para provocar debates e nos fazer pensar e repensar a vida.


Encontrar livros de contos de fadas não é algo difícil, autores e as editoras tem plena consciência do apelo desse gênero literário entre professores e crianças e não economizam nos lançamentos. Difícil mesmo é encontra livros nos quais os autores consigam equilibrar o caráter didático e lúdico do conto e construírem um texto tanto provocativo quanto bonito e divertido de ler. Não é um exercício tão fácil encontrar livros tão equilibrados quanto "Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa".


Contando com Helena Gomes e Geni Souza no texto e Alexandre Camanho na arte, o livro possui oito histórias nas quais os personagens femininos ocupam lugares centrais como heroínas, vilãs, nem com uma coisa nem outra. De maneira inteligente as autoras revisitaram contos clássicos da literatura mundial, dialogaram com eles e criaram histórias nas quais o protagonismo feminino é explorado fugindo de esteriótipos ou até mesmo questionando eles.

Entre as histórias das autoras exploram as necessidades e buscas femininas - talvez até feministas - por educação escolar, letramento, liberdade, amizade e cumplicidade. Coisas que vão muito além de um casamento vantajoso com um príncipe com o qual se cruzou em um baile.


E se as autoras discutem o papel feminino na sociedade e dão voz aos nossos anseios, o Alexandre Camanho da cor e forma aos textos e se eu fiquei apaixonada pela arte dele em "Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné" agora eu cheguei no nível do amor. As ilustrações casam lindamente com o texto e fazem do livro uma coisa linda para se ter na estante.


"Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa" é o volume 2 da coleção "Contos e Contadoras" lançada pela Editora Biruta na qual as autoras usam o gênero conto de fadas para discutir temas relevantes sobre a sociedade na qual vivemos. No vol. 1 "Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné" o tema foi ética, no vol. 2 foi o papel da mulher, o próximo, "Reis, moscas e um gole de morte" vai discuti sobre justiça e eu já estou ansiosa para conferir o resultado.

Se você ficou curiosa ou curioso com os livros e quiser da uma olhadinha na parte interna deles e nas primeiras páginas no site da Editora Biruta da para conferir as primeiras páginas do livros é só clicar AQUI para conferir "Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa" e AQUI para conferir "Dragões, maçãs e uma pitada de cafuné". A editora também tem uma lojinha vitual na qual a gente pode encontrar todos os livros por um bom preço.

11 comentários:

  1. Ah, já fiquei curioso só por esse traço maravilhoso. Imagina pela história em si??? ��
    Biruta tem cada título bom dá porra. Vivo babando nas edições deles...

    ResponderExcluir
  2. adorei a bonequinha. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi Pandora!
    Que lindo e muito fofa essa história.
    Sabe que gosto dessas leituras e sempre tem um cantinho especial para os livros infantis na minha saleta.
    Bom estar pie aqui e matar as saudades de sua caixa.
    Beijinhos
    http://saletadeleitura.blogspost.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Pandora.
    Eu quero esses dois livros hehe. As edições parecem ser de arrasar e quem não ama um conto de fadas? Eu gosto tanto de como esses contos nos fazem pensar. São livros que servem tanto para crianças como para adultos, principalmente para adultos, pelas mensagens que eles trazem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oiii, Pandora, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por histórias infantis. Acho que elas nos fazem viajar, sonhar e refletir de uma forma que nenhum outro gênero faz. Já conhecia o primeiro volume dessa coleção, mas não sabia desse segundo. E confesso que esse segundo me atraiu mais ainda, já que fala sobre mulher.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha, o livro parece muito encantador

    ResponderExcluir
  7. Oi, Pandora!
    Menina, eu acho que vi esses livros no blog da Monique (Vivendo Sentimentos) e fiquei bastante interessada porque amei as edições. Lindas demais!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Dois Anos de Família Hallinson

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora, sua linda, tudo bem?
    Como você sou apaixonada por contos de fadas e fiquei encantada com essa série da editora, principalmente com a edição. O que chamou minha atenção, primeiro foi o título escolhido para cada livro e segundo a forma original como os temas são abordados a partir de personagens clássicos. Vou amar ler a série. Adorei sua resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    que bom que gostou da leitura, essa é a segunda resenha positiva que leio desse livro, parece ser ótimos contos e ainda as ilustrações são lindas de acordo com umas fotos que vi.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?

    O que dizer sobre Helena Gomes, não é mesmo?
    Me apaixonei perdidamente por ela em As Aventuras de Sargento Verde e, assim que finalizei o livro, já havia decidido que precisava ler mais e mais da autora.

    Princesas, Bruxas e Uma Sardinha na Brasa é fascinante! As autoras escreveram de maneira tão rica e inteligente os personagens que você se vê completamente envolvido nas tramas de TODOS os contos. Todos são maravilhosos, não teve um fraquinho [o que geralmente encontro em coletâneas de contos].

    Completamente envolvente e capaz de levantar vááárias discussões com os pequenos, Princesas, Bruxas e uma sardinha na brasa já ganhou lugar de destaque aqui em meu Espaço de Leitura e, assim como Sargento Verde, é cheeeio de personagens poderosas e pensantes, que nos fazem sentir muito orgulho do universo feminino.

    THE FUTURE IS FEMALE!

    Sobre devaneios e fascínios educacionais: C O N F A B U L A R T E

    ResponderExcluir
  11. Oi Pandora.
    Gosto muito do protagonismo feminino presente nesse livro e da forma didática como ele é abordado.
    Apesar de ainda o ter lido, sei que quando o fizer, irei gostar do livro certamente.
    A arte é mesmo linda e combina com o tema retratado.
    Abraços.

    Blog Impressões de Maria

    ResponderExcluir