domingo, 7 de maio de 2017

Monstro do Pântano: Raizes [HQs]


Encontrei com o vol. 1 da HQ "Monstro do Pântano: Raízes" integrante da coleção "Clássicos DC" na banca onde costumo comprar mangás e por muito ter ouvido falar desse personagem resolvi aproveitar a oportunidade de conhecer as origens do personagem pessoalmente e adorei.
Fiquei fascinada com o roteiro de Len Wein, a arte de Bernie Wrightson e a forma como eles construíram seu personagem dialogando clássicos da literatura ligados ao terror. Nos dois volumes da coleção "Clássicos DC" que reúne os 13 primeiros volumes da "Mostro do Pântano" publicados originalmente na década de 1970.


A primeira aparição do Monstro do Pântano foi na revista "The House Of Secrets" na qual é contada a história do jovem cientista Alec Olsen que possui uma vida feliz com sua bela esposa até ser vitimado pela inveja de um amigo e então se transforma em um monstro. A história de como Olsen se transforma no monstro verde e musgoso é contada em oito páginas e jamais é retomada quando Len Wein e Bernie Wrightson decidem a pedido dos chefões da DC retomar a história ele elaboram um começo novo.


Na série imortalizada por filmes, séries de tv e derivativos, o protagonista é o doutor Alec Holland o qual se muda para um galpão em um pântano para junto com sua esposa Linda Holland pesquisar uma formula para fazer vida vegetal florescer nos lugares mais áridos do mundo. Quando os dois começam a ter sucesso em sua empreitada chamam a atenção de criminosos cujas astucias transformam o doutor no Monstro do Pântano e destroem a vida de sua esposa.


Transformado em uma forma de vida vegetal o doutor Alec Holland em um primeiro momento não consegue se comunicar com as pessoas e acaba sendo caçado por amigos e alvo de sequestro, tramoias maquiavélicas e hostilidades que o lançam em diversas aventuras.

Nessas aventuras ele será obrigado desbravar castelos medievais localizados nas montanhas elevadas dos Bálcãs, encontrar com monstros sintéticos dignos de botar medo no próprio Doutor Victor Frankenstein, lobisomens em charcos obscuros, bruxas injustiçadas, fantasmas de escravos vingativos, dinossauros, viajantes do tempo, extraterrestres e até mesmo o Batman.


No entanto, o Monstro do Pântano é dotado de força e inteligencia, ele é quase indestrutível então pouco a pouco vai superando seus inimigos e até alguns amigos pelo caminho.


Cativante, com pinta de socialmente excluído, fora do padrão branco, alto, olhos claros tipo Batman ou Superman, o Monstro do Pântano é herói com estética de vilão e não por acaso os amigos que ele encontra pelo caminho também são personagens historicamente marginais como bruxas injustiçadas ou fantasmas de homens negros vitimas da escravidão.

Agora me digam, como não amar um personagem assim? Acompanhei as 13 aventuras escritas pelo Len Wein gostando muito de tudo e larguei ele com pena, desejando um reencontro futuro com essa criatura atormentada pela alegria que perdeu e pela incerteza do futuro.

6 comentários:

  1. Oi, Jaci!
    Menina, tu sabes que adoro aqueles heróis com pinta de vilão e super incompreendidos (olá, Warner!).
    Não sou muito de HQs, mas fiquei interessada nessas aventuras
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Que belo achado, já que gostas desse tipo de leitura! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Oi
    nunca escutei falar deles, que bom que achou e resolveu dar uma chance a eles, a história parece ser legal, só que não sou muito de ler HQs, na verdade nunca li um.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando olhei a capa pensei que fosse o Hulk kkkk Não sabia que a DC tinha um herói desse estilo. A história parece interessante. Espero que ele tenha destruído o Batman quando encontrou ele hahaha

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu nunca havia ouvido falar? Achei interessante por causa da parte dele se unir a excluídos e fiquei interessada principalmente na parte da bruxa. espero que quando eu te visitar consiga ler um pouquinho kkkk beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pandora. Tudo bem? Eu ainda não conhecia esse personagem, mas já quero conhecer :) Tem tudo que eu admiro :) Tenho certeza de que vou adorar a história dele. Pena que é um personagem pouco conhecido. Mas com certeza já vou atrás para saber mais sobre ele =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir