sábado, 14 de janeiro de 2017

5 Listas de 5 Livros


A Menina das Ideias, Aleska, inventou recentemente um desafio em sua page no facebook, o primeiro desafio foi escolher 5 livros favoritos, mas quem disse que eu conseguia fazer a lista? 


Para me ajudar a cumprir o desafio a Aleska me sugeriu fazer várias listas de 5 livros e dentre elas tirar os livros escolhidos para meu top 5. Eu fiz o exercício e gostei do resultado, assim resolvi registrar aqui as ditas listas.

5 Livros Favoritos


"Stardust" (Rafael nunca vou agradecer o suficiente por essa edição ilustrada) é um conto de fadas para adultos, no qual a arte de Charles Vess e a escrita de Neil Gaiman se uniram para compor uma obra prima. "Quando as bruxas viajam" do Terry Pratchett e um livro no qual humor, critica social e filosofia conseguem se juntar de um jeito... Putz, não canso desse livro. "Desejo a Meia-Noite" foi o primeiro romance histórico que me encantou, depois dele me encantei pelo gênero e Lisa Kleypas virou uma de minhas autoras favoritas. "Orgulho e Preconceito" dispensa comentários, Jane Austen criou personagens incríveis, encanta gerações, é genial. Na verdade meu livro favorito de Fernando Pessoa é "O eu profundo e os outros eus", mas ele está com a V então coloque a "Antologia Poética" publicada pela L&PM, é simples e linda para servir como representante!

5 Romances de Época


"O último dos canalhas" é um dos melhores romances do multiverso, a Loretta Chase consegue é uma autora divertida e emocional, eu morro de ri com os textos dela e também consigo chorar. Já falei de "Desejo a meia-noite", mas não me satisfaço até dizer que o cigano Can com sua pele de ébano é o meu favorito entre os favoritos. "Nove regras a se ignorar antes de se apaixonar" é tão perfeito que dois meses depois de ter terminado de ler me peguei relendo. "A rosa do Inverno" é um livro tão bom que mesmo tendo me dado uma bela crise alérgica (minha edição é velha e oxidada) eu li até o fim e ri e chorei. "Ligeiramente Casados" é o vol. 1 da Série Os Bedwyns e é o meu favorito pois abre uma série na qual os mocinhos são tão conscienciosos que eu sempre digo que eles leram "O contrato social" do Jean-Jacques Rousseau.

5 Histórias em Quadrinhos


"Ms. Marvel: Nada Normal" foi a HQ responsável por me levar para o mundo das heroínas, comprei por ter achado interessante a ideia de uma  heroína não branca, imigrante paquistanesa e muçulmana, não me arrependi. "Sinal e Ruido" foi a primeira HQ na qual vi em ação a dupla Neil Gaiman e Dave Mckean, é um livro perturbado, daqueles que a gente leva mil vidas para digerir e na milesima primeira vida ainda vai se surpreende com alguma coisa. "O apanhador de nuvens" é uma coisa linda da vida, uma história na qual magia e vida real se misturam e levam o leitor a um estado de encantamento Beka e Marko brilharam nesse trabalho. "Eu mato gigantes" é simplesmente perfeito! Barbara é uma Dom Quixote adolescente cheia de imaginação que foge a todo padrão, ela é enternecedora. "O jardim das palavras" fala sobre amizades improváveis e o quanto um pouco de empatia e compreensão podem nos ajudar a sair do buraco.

5 HQs de de Heroínas 


2016 foi o ano no qual descobri as heroínas Marvel e DC, elas invadiram a minha estante começando por Kamala Khan a Nova Ms. Marvel por isso ela reapareceu nessa lista com "Ms Marvel: Nada Normal". "A sensacional Mulher-Hulk" tem lugarzinho especial no meu coração, gosto muito do jeito que ela se aceita nessa história e é toda empoderada. "Mulher-Maravilha Sangue" é uma das melhores coisas do Novos 52 da DC foi minha primeira experiencia com ela e eu me apaixonei. A "Elektra" da Nova Marvel não tem um roteiro primoroso, mas a arte de Michael Del Mundo é algo para se ter na estante, pois enche os olhos. "Viúva-Negra" é uma heroína densa, com uma história cheia de mistérios, confesso que os conflitos emocionais de Natasha Romanov me emocionaram, ela tem um lugar no meu coração e estante.

5 Clássicos


Essa foi uma lista difícil de ser feita! Eu gosto muito de ler livros centenários, gosto de viajar no tempo, não escolhi História para ser a ciência da minha vida aleatoriamente. Comecei por "Os três mosqueteiros" porque Dumas-Pai é um autor com um senso de humor irônico MARAVILHOSO. Adoro como ele debocha das monarquias francesa e inglesa, como explora a vida cotidiana e tem Milady, a melhor vilã de toda literatura. "Razão e Sensibilidade" é aquele romance de Jane Austen que as pessoas costumam conhecer depois de "Orgulho e Preconceito" e se apaixonar mais ainda pela inglesa, gosto mais de Elinor Dashwood que de Elizabeth Bennet. Já odeie "O morro dos ventos uivantes", mas o tempo passa e nos tira os excessos e faz com que compreendamos a beleza do mundo austero, duro e nu de Emily Bronte. O "Livro das Mil e Uma Noites" dispensa apresentações, mas preciso dizer que é a melhor aula de Idade Média que você respeita, com cada história escabrosa. Nenhum manual de história chega aos pés! "Poetas e Escritores Românticos do Brasil" é o livro cujo texto releio há mais de 10, tenho textos decorados, cito as vezes e não canso da intensidade emocional desses homens maravilhosos, apaixonados e as vezes tão ingênuos.

Enfim, é isso. 5 listas com 5 livros.

9 comentários:

  1. Ohooo!! Animada mesmo com o desafio hahaha Bom que estou sempre anotando livros que ainda não li, peguei 99% dos que você postou aí para eu dar uma conferida depois. O único que "deixei de lado" foi "Os Três Mosqueteiros" porque essa obra prima eu já li umas 3x, em umas 3 edições diferentes (mas nenhuma delas foi essa que você mostrou aqui e, nuuss..que capa foda!) hahaha Muito bom!

    No meu blog posto algumas indicações de livros, de músicas para inspirar escritores, dicas literárias e obras que tenho publicado, se estiver a fim de dar uma passada lá também: https://lucasnangi.wixsite.com/ecosliterarios

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. É nessas horas que me sinto mais A Menina das ideias. Não só invento ideias para meu próprio proveito como acabo doando algumas kkkkkkkk. Mais feliz fiquei foi ao ver um livro que te dei na lista (eu acho que é o que te dei). Muito obrigada Pandinha!

    ResponderExcluir
  3. orgulho e preconceito é realmente maravilhoso. 3 mosqueteiros é demais realmente. não li mil e uma noites. gostei de razão e sensibilidade. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Boas escolhas menina!Também gosto do "Poetas e Escritores Românticos do Brasil". Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora. Tudo bem?

    Nossa, quanta indicação legal num post só! Começarei falando do livro Quando as Bruxas Viajam: o nome me chamou muito a atenção, sou fascinada em qualquer coisa que envolva viagens ou bruxas... quando junta os dois temas mais ainda! Romances de época não fazem o meu estilo, na verdade romances não fazem meu estilo em geral. Odeio ficar suspirando e sonhando com esses mocinhos maravilhosos que não existem na vida real! kkkkkkk Sou louca para começar a ler HQ's. Faz um tempinho que estou namorando a nova do Sr. Fantástico, quem sabe um dia crio coragem e me jogo nesse mundo de cabeça. Quanto aos clássicos, estão na minha "pequena" lista de leitura os da Jane e o Alice no País das Maravilhas. Porém agora lendo seu post inclui Os Três Mosqueteiros (não havia me dado conta deles, coitadinhos! kkkkk). Já anotei tudinho aqui e espero ter tempo, nesta vida, para ler tudo! :D :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tive chance de ler As mil e uma noite completo... mas conheço várias adaptações de sua histórias...
    Romance.de.epoca não faz meu gênero, confesso... mas Austen é exceção...
    Quadrinhos permeiam. minha vida desde muito cedo... 💜


    Adorei essa ideia dr listas nas não consigo fazer facilmente... hehehh
    Bjs, Pan

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Amei suas listas, mas fiquei babando pelos seus clássicos.
    Parabéns pelo bom gosto.


    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu amo o morro dos ventos uivantes. Haha. Já li duas vezes. Adoro Ms. Marvel e estou muito curiosa para ler este da Mulher Maravilha. Muito legal estas listas. Quem sabe não faço também. hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vendo suas lista eu concluo que preciso ler mais! Acho que nem teria livros pra colocar no estilo HQ de heroínas :(
    Gostei de ler suas escolhas e alguns me despertaram curiosidade!

    ResponderExcluir