terça-feira, 12 de setembro de 2017

A Cansativa Aula de História...


As 7:30 de uma segunda-feira, pouco antes de começar a primeira Aula de História pós-feriadão, um aluno olha para mim e faz a pergunta:


"Aula de História?"

Considero ela meramente retórica, respondo:

"É!"

Ele, para, olha para mim e solta:

"Professora, a aula de História é tão cansativa!"

Não consigo saber se é uma critica a meu método ou uma constatação do obvio. Na dúvida, sigo como posso e sei seguir: dentro do tema do dia, provoco, escuto, pergunto, obtenho resposta, questiono, transcrevo os pontos altos do debate... Respondo perguntas, faço mais perguntas em cima das respostas... Anoto os pontos altos dos questionamentos de todos, anoto os comentários críticos dos alunos no quadro...

Uma hora depois, respiro fundo e, enquanto amarro os pontos da aula, lembro a observação feita no inicio dela. Olho para meu aluno e digo:

"A aula de História é cansativa mesmo!"

Ele responde:

"Pensar é cansativo professora!"

3 comentários:

  1. Oi Pandora!
    Gostei do seu relato e dei risada com a sinceridade do seu aluno!
    Eu adorava a aula de história na escola, mas confesso que quando chegou em história do Brasil também achei cansativa. Era muito nome e muita confusão na nossa política. Mas é um assunto que tenho vontade de estudar hoje, já adulta.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Pandora! Eu sempre gostei, especialmente na época da sétima e oitava série que tive um excelente professor. A História do Brasil até que não me cativava muito, mas a geral sim. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Ninguém gosta de todos temas, ainda mais qdo se é criança, acho até natural, talvez quem sabe mais tarde...Agora, pensar ser cansativo é desanimador em todos os sentidos, ainda mais em uma fase que pensar é tão lúdico, instigante.
    Beijos!

    ResponderExcluir