quarta-feira, 26 de julho de 2017

Nos trilhos do metro, Samuel Beckett e muita fragilidade...


Mudei de emprego. Para minha alegria e angustia precisei deixar a Educação Infantil (espero que apenas momentaneamente) e abraçar com os dois braços e exclusividade o Ensino de História. Agora trabalho em outra cidade e tenho uma vida na qual os trilhos do metro existem.


O metro é mundo a parte. Ainda me sinto meio deslocada, fora de prumo, pobre em estratégias para ir e vim. Aos pouco vou me tornando mais uma entre os muitos habitantes do Mundo do Metro enquanto pouco a pouco vou conhecendo os velhos moradores.

Hoje encontrei no metro um homem que distribuía "Boa Noite!" e pedia uns trocados. O relógio marcava 12 horas e 45 minutos e todo o sol do Recife estava invadindo o vagão de ponta a ponta. Era, inclusive, o mesmo homem que ontem as 7 sete da noite me deu "Boa Noite!" e me pediu uns trocados. Ele parecia caminhar fora do tempo e do espaço, preso na noite em plena luz do dia. Um pé na vida o outro fora dela. Frágil de um jeito que comoveria a própria fragilidade. E eu ali sem ação, sem chão, parada e correndo pelos trilhos, atordoada impotente.

De alguma forma ele me lembrou o Malone de Samuel Beckett. Um homem arruinado, doente, a beira da morte que escreve um relato longo, desconexo, cheio de histórias confusas sobre a sua vida. Ler "Malone Morre" não foi uma leitura muito fácil, tem quase um ano e ainda estou em processo de digestão. Nem via luteratura é fácil conviver e mergulhar nas fragilidades humanas. Como as pessoas cuja consciência da realidade está fragilizada, por vezes o texto de Samuel Beckett as vezes não parece fazer sentido, mas faz, de perto faz.


"Um mínimo de memória é indispensável, para viver de verdade."
(Samuel Beckett)

"Mas conheço a sombra, ela se acumula, se torna mais densa, depois de repente explode e afoga tudo."
(Samuel Beckett)

"E talvez seja agora que ele veja o céu do velho sonho, os cruzeiros e a terra também, e os espasmos das ondas em que nenhuma se mexe sem que todas as outras se mexam outro tanto, e o movimento tão diferente dos homens, por exemplo, que não estão ligados uns aos outros mas livres para ir e vir, cada um do seu jeito. E eles não se fazem de rogados e vão e vêm, no estrépito de matraca dos cliques de suas grandes articulações, cada um do seu lado. E quando um morre os outros continuam, como se não fosse nada."
(Samuel Beckett)

"Decididamente nunca me será dado terminar nada, fora respirar. Não é preciso ser guloso. Mas não é assim que se sufoca?"
(Samuel Beckett)

6 comentários:

  1. Desejo muita sorte nesse novo emprego e pelos trilhos que, com tua capacidade de VER, trará lindas inspirações. Belos trechos trouxeste! bjs, chica,tuuuuuuudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. nossa, grande mudança. não só de área mas com distância. corajosa. essa crise anda insuportável. eu moro perto do metrô e uso um pouco. leio sempre. prefiro livros em papel pq é muito alto o roubo de eletrônicos no metrô e pq gosto mais em papel mesmo. eu sempre penso em levar livros menores, mais fáceis de carregar, mas o livro que sempre quero ler é o q estou lendo não importa o tamanho. então volte e meia carrego peso. sucesso na nova empreitada. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pandora, tudo bem?
    Você e suas postagens sempre maravilhosas :)
    Fui lendo sua postagem e foi como se eu visse o senhor. Não por já tê-lo visto. Mas por já ter visto tantos na situação. E o pior, é que eles são invisíveis para a sociedade. E eu me incluo nisso também. Mas é exatamente isso, a gente passa a vida correndo, que não repara no senhor que dá boa noite, mas quando repara, também não sabe o que fazer.
    Beijooos
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir




































  4. No andar dessa carruagem que chamamos de metrô, continue observando as pessoas e postando aqui as histórias delas.
    Amei a postagem!

    BJK
    JAN

    ResponderExcluir
  5. Preparar o coração para conhecer a Jaci que se moldara nestes trilhos e nestas novas experiências... mais uma borboleta saindo do casulo... sucesso amiga... estou aqui vibrando a cada dia contigo... 😚

    ResponderExcluir
  6. Oi! Mudança nem sempre é fácil, mas aprendemos com ela. Desejo sucesso no novo emprego e que te traga experiências maravilhosas. E claro, mas textos reflexivos como esse. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir