sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Voltei São Paulo, foi a saudade que me trouxe pelo braço...

No Carnaval de Recife costumasse cantar a todo pulmão um frevo chamado "voltei, Recife/ Foi a saudade que me trouxe pelo braço". Em janeiro de 2015 eu parafraseio o poeta para dizer que voltei a São Paulo. Me chamem de louca, mas estava com uma grande saudades da cidade e das pessoas dela, especialmente a Michele.

Em fins de 2013 fui pela primeira vez a São Paulo para conhecer pessoalmente a Michele Lima e a Aleska Lemos, amigas de longa data, parceiras em projetos bloguísticos. A experiencia foi ótima eu fiquei doida para voltar o mais rápido possível e agora em Janeiro voltei a megalópole geminiana querida.

Tenho deixado de registrar muitos episódios do meu dia-a-dia no blog, mas não consigo deixar de registrar esse. Para começar registro um ponto para o transporte publico em Recife agora existe uma passarela reforçada ligando a "Estação Aeroporto" do metro ao "Aeroporto Internacional dos Guararapes". Essa passarela facilitou a minha vida, barateou e facilitou meu transporte do extremo Norte ao Sul da cidade em segurança e sem transtornos. Sonho com um Brasil no qual o transporte publico funcione bem, não poderia deixar de registrar! Então o post vai ser extenso, mas vai ter mais fotos tá gente!



Voltando as andanças em São Paulo, a nossa primeira parada foi na exposição lindíssima "O Mundo Segundo Mafalda", a mostra de arte comemora os 50 anos da querida personagem de Quino.


A exposição foi montado de maneira a nos fazer sentir como se estivéssemos dentro dos quadrinhos do Quino, para isso foram recriados os ambientes no qual as histórias da Mafalda aconteciam.







Torna fácil aprofundar nosso conhecimento no momento histórico do qual ela emergiu.




A mostra também nos faz pensar o quão pouco a America Latina avançou em relação a alguns problemas sociais e me envolveu em nostalgia em relação a minha infância.






Ainda no dia da exposição da Mafalda eu conheci pessoalmente o Eiti, que foi conosco rua acima e rua abaixo por São Paulo e é tão querido que da vontade de apertar... #SouFelícia


Nessa brincadeira de rua a cima e rua a baixo... fomos para na "Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos" no Largo do Paissandu!


A igreja data do inicio do século XX, é muito bem frequentada e abriga a devoção dos mais diversos santos possíveis e imaginários. Nunca vi um espaço religioso tão geminiano e capaz de abraçar tantas devoções de uma vez só, lá santos negros e brancos, assim como pessoas negras e brancas, encontram espaço e tranquilidade para pensar nos problemas da vida e na busca da eternidade.





Santa Bakhita
Além do encontro com algumas das devoções das pessoas de São Paulo eu também tive a oportunidade de me encontrar com algumas das pessoas de São Paulo que me são imensamente queridas. Acabei tendo o prazer de conhecer pessoalmente a Lu Tazinazzo do "Aceita um leite?".

Sim, eu tive vontade de morder a Lu. Ela é fofaaaa!!!

Agora vejam só, São Paulo é uma cidade geminiana, eu, a Lu e a Michele somos geminianas... Claro que o Universo não deixaria nosso encontro passar em branco kkk... A Lu profetizou que ia-mos abrir um buraco na Paulista, mas o ocorrido foi mais simples... Apenas, enquanto nós conversávamos, houve um protesto por conta do aumento da passagem de ônibus e nós ficamos presas, mas tudo bem, nós estávamos na Livraria Cultura. Lu, espero que da próxima vez nós possamos ficar mais tempo juntas e explorar um pouco mais a cidade, quanto mais conheço mais sinto que há a conhecer.

Além disso ainda houve uma tarde na qual eu, a Michele, o Eiti e o Morimoto trocamos o cinema por um bom papo... e no dia seguinte ainda fomos almoçar no karaokê japonês com legenda em japonês (não cantei nenhuma música kkk), mas descobri que estou muito melhor no manuseio do hachi e não morreria de fome no Japão.



E claro não poderia faltar a andança pelo centro...








Eu não canso de São Paulo, quanto mais conheço,  mais desejo conhecer... Mal volto e já estou planejando quando voltar... E as vezes, não sempre e nem constantemente, só as vezes, me pego pensando e projetando caminhos através dos quais eu possa me ver morando definitivamente nesse lugar... Mesmo com o caos urbano, problemas de abastecimento de água e energia elétrica e oxigênio... Mas sei lá, a diversidade encanta e o barulho neurótico da vida fascina, mesmo quando acontece sobre o concreto!

Ah, Mi, muito obrigada pela acolhida, por compartilhar comigo as venturas e desventuras da vida. Acho que não suportaria sem pessoas como você, obrigada pelo companheirismo... Agradeço a Deus por você e por nossos encontros virtuais e reais por tudo o que você compartilha comigo.

15 comentários:

  1. essa exposição da mafalda deve ser muito legal. adoro o centro de são paulo. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. São Paulo é uma cidade que fascina mesmo! O melhor das suas andanças, Jaci é ler sobre elas, você sabe contar histórias e prende a gente em cada linha. Coisa boa essa de tornar real amigos que são virtuais, eu não sei qual seria minha reação.... (E, claro, melhor legenda de todos os tempos na da sua foto com a Lu!)

    Dois abraços, sempre ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu me divertir horrores com vc Jaci e epço desculpas por qualquer coisa! E se não fosse vc eu não teria conhecido a Lu, uma pessoa muito simpática!

    Bjs, MI

    ResponderExcluir
  4. É lindo o teu fascínio por Sampa!
    Eu gosto mas o meu desencanto foi maior, fiz as caixas e malas e vim para o interior!
    Agora vou ser turista na Paulista! E quando vier novamente avisa, quem sabe?!
    E uma foto com os hachis?!

    ResponderExcluir
  5. Viajar faz bem para a alma e nos deixa feliz. Uma linda e abençoada semana para você.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida
    Muito bonito, pra mim não foi longo pois retrata muito bem as experiências vividas...
    Bjm festivo de 2015

    ResponderExcluir
  7. Legal! Adorei ver um pouco da tua viagem! Legal estar com pessoas que se gosta. Fiquei com inveja da exposição da Mafalda... queria muito ver... Abraço forte!!

    ResponderExcluir
  8. Foi tãããão legal conhecer você, a Michelle e o Eiti!!! Você tem que voltar mais vezes pra gente fazer outras coisas. E a nível de conhecimento: minha TV não queimou e meu pai não percebeu o estrago na cortina, então não precisei jogar a culpa em ninguém hahahahahaha!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahhaa no final das contas deu tudo certo Lu XD

      Excluir
    2. Hahahahahahahahaha deu tudo certo! =P

      Excluir
  9. Bom, eu não tenho vontade de conhecer e morar em São Paulo ou Rio de Janeiro, porém, por outro lado moro de vontade de conhecer o nordeste e ainda mais do norte, q é onde moro. Ah, adorei as suas fotos tb e as considerações sobre a exposição, sua cidade, amigos... enfim, tudo! Geminiana, vc fala demais! mas é super gostoso de se ouvir. Bjão grande!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Pandora!
    Também gosto muito de São Paulo e quando lá morava estava sempre explorando a cidade, mesmo assim, ainda não conheço por dentro a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Estou sabendo dessa exposição e quero ver de perto Mafalda, Manolito, Felipe, Susanita, Miguelito, Guille, Libertad...
    Gostamos de um lugar também por causa das companhias. Uma boa companhia faz qualquer lugar atraente.
    Obrigada por participar do aniversário do "Luz" e pela companhia nesses anos...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Eu também fui na exposição, muito fofa! Eu amei ver suas fotos de SP porque eu passo nestes lugares (Centro) todos os dias, e não consigo reparar na beleza, sempre correndo, e porque meus olhos já acostumaram. Vira e mexe eu olho algum prédio ou lambe-lambe que nunca tinha visto, e olha que vivo aqui, imagina você que vem visitar, sempre tem o que ver em cada retorno!

    ResponderExcluir
  12. Ah, que delícia de passeio!!! As fotos no estilo Mafalda foram as que mais me encantaram! Vando suas fotos lembrei do seu post sobre a doação de cabelo, sabe que minha filha fez o mesmo no início do ano? É sempre bom nos doar para quem precisa, não? Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Fui poucas vezes a São Paulo e nem me lembro bem como é. Só me lembro do trânsito maluco. As fotos que vc nos mostra são lindíssimas!
    Tbm quero voltar quando der.... rsrsr
    Beijos, menina, boa semana!

    ResponderExcluir