terça-feira, 11 de março de 2014

Citação 005 [Amor Carnal]

"... da mesma forma como existe mais de uma maneira de se amar uma pessoa, há mais de uma maneira de se amar um livro. A camareira acreditava no amor cortês. O ser físico de um livro era sacrossanto para ela, sua forma inseparável do conteúdo; seu dever como amante era a adoração platônica, uma tentativa nobre, mas condenada ao fracasso, de conservar para sempre o estado de castidade perfeita no qual havia deixado a livraria. A família Fadiman acreditava no amor carnal. Para nós, as palavras de um livro eram sagradas, mas o papel, o tecido, o papelão, a cola, a linha e a tinta que as continham eram um mero receptáculo, e não significava nenhum sacrilégio tratá-los de qualquer forma, como ditassem o desejo e o pragmatismo. A rispidez no uso não era sinal de desrespeito, mas de intimidade." [Anne Fadiman, Ex-libris: confissões de uma leitora comum, pg. 44].

O beijo, Rodin

Confessem, vocês acharam que eu ia citar alguma coisa saída da trilogia "Cinquenta Tons de Cinza" ou dos Sullivans da Tia Bella Andre! kkkk... Rá! Surpresa!!! Não foi... Que penaaaa... Essa vergonha alheia vocês não vão sofrer!!! Muito embora eu não me envergonhe nem um pouco de ter lido a trilogia da E. L. James e o "Quero ser seu" da Tia Bella, afinal são livros comuns.

No entanto, o mesmo não posso dizer Anne Fadiman e o delicioso, fofo, perfeito, querido e amado para todo sempre, "Ex-Libris: confissões de uma leitora comum". Ele não é mesmo um livro comum!

Lembro da ocasião na qual comprei esse livro ano passado, eu passei por ele apressada, dei uma viradinha de cabeça e vi ele lá numa banca na faculdade e ele gritou o meu nome... Eu o trouxe para a minha bagunçada estante e eis que domingo ele voltou a me chamar e cá estou eu me identificando horrores com a autora desde a primeira linha e amando ler todas as suas confissões sinceras e divertidas. É muito fácil amar esse livro e sorri lendo cada uma de suas páginas.

Ah, em tempo, confesso: "Sou uma leitora totalmente carnal. Faço dos meus livros gato e sapato!" E vocês, que tipo de leitores são?

4 comentários:

  1. Sabe amiga, quando gosto, sou uma leitura possessiva rsrsrs, difícil de desapegar, guardo p/ reler e ficar p/ netos e bisnetos... Não deixe a Luma Rosa ler isto rsrsrsrsrsrsrsrs.
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Já faz um tempo que não leio um livro sobre livros ou leitores, bateu uma saudade agora! Acho que sou como a família Fadiman, meu amor pelos livros ainda é carnal, por isso tenho tantas dificuldades em me acostumar aos ebooks. Não tem nada melhor que a forma do livro, o peso, a textura, o cheiro.

    Quanto aos livros, ao contrário de você fui bem mais longe com a tia Bella que com a tia James, e é verdade, não tem nada assim de tão diferente neles não!

    ResponderExcluir
  3. Não sei definir o meu perfil de leitora porque, como geminiana, gosto de tudo e de todos. Ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma leitora em dificuldades pra ler mais de 2 páginas seguidas e não divagar na maionese.... EStou treinando pra melhorar, acrescentar mais uma página e quem sabe ler o livro todo, assim, num respiro só!

    Tá no blog da Elaine... parabéns! Escolha perfeita!

    Beijos

    ResponderExcluir

Esse blog não representa um exercício de escrita, ele é um exercício de memória, de lembranças e esquecimentos. Funciona como uma caixa onde guardo coisas, sinta-se livre para comentar, mas saiba: comentários sem relação com o post serão excluídos por respeito a quem comenta de verdade.