quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ygritte [Citação 001]

Finalmente, depois de muito protelar, consegui concluir a leitura do livro "A tormenta das Espadas" terceiro volume da série "As crônicas do gelo e fogo". Antes tarde do que nunca néh?!?! Muitas pessoas gostaram, mas eu achei demasiado cansativo, acho que não sou uma leitora para livros de ação, sangue, morte, catástrofes, ruínas e várias histórias intercaladas. As vezes acho que o Martin está contando uma capítulo da história de Westeros, mas a minha empatia é com os personagens e não com o reino então fica difícil e para completar não acompanho a série de tv.

Mas, antes que isso vire uma resenha quero apenas registrar minhas passagem favorita do livro. Adotando, imitando descaradamente, a prática da Nádia do Palavras em Movimento, deixo a citação da fala da Ygritte, junto a Brienne de Tarth, ela se tornou minha personagem favorita.

Ilustrações feita por Elia Fernández, para conferir mais clicar aqui

Eu queria ter mais coisas das duas em mim para vê se melhorava certos aspectos da minha vida. Aiaiai... 
"Os deuses fizeram a terra para todos os homens partilharem. Mas aí os Reis chegaram com as suas coroas e espadas de aço e disseram que a terra era todas deles. "As árvores são minhas", disseram, "Não podem comer as maçãs". "O riacho é meu, não podem pescar aqui. A floresta é minha, não podem caçar. A minha terra, a minha água, o meu castelo, a minha filha, mantenham as mãos longe, senão eu as corto, mas se vocês se ajoelharem, deixo vocês cheirarem." Chamam-nos ladrões, mas ao menos um ladrão tem que ser corajoso, esperto e rápido. O tipo que ajoelha só tem que ajoelhar." (Ygritte_ Personagem do livro "A tormenta das espadas", George R. R. Martin, p. 424)

"... E se morremos, morremos. Todos os homens têm de morrer... Mas primeiro, vivemos." (Ygritte_ Personagem do livro "A tormenta das espadas", George R. R. Martin, p. 425)

3 comentários:

  1. Bem verdade mesmo essa passagem desse livro que vc está lendo! Fiquei curiosa para saber mais sobre ele.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  2. Eu não li os livros - parei no 1° - mas acompanho a série. Não sei como é a Brienne nos livros, mas na série ela é FODA! Gosto também da Ygritte.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de gostar bastante da série, A Tormenta das Espadas foi realmente uma tormenta para ser lido. :P
    Mas quando li esta citação da Ygritte, a da página 425, achei que valeu à pena todo o livro.
    Te deixo mais uma, Pandora... "O Mundo está sempre acabando para alguém. Quanto tempo nós temos? Cem anos... Ou muito, muito menos até o fim dos nossos dias."
    Uma boa noite, querida...

    ResponderExcluir