segunda-feira, 21 de outubro de 2013

De como fui a IX Bienal do Livro de Pernambuco, meti o pé na jaca literária e ganhei a coleção de mangás da Sakura.

Para pessoas como eu, apaixonadas pelas histórias velhas e jovens contadas nos "papeis pintados com tinta" conhecidos popularmente como livros, a Bienal do livro é O EVENTO. Eu já aprendi ano passado a não esperar muito dela, mas ainda assim fui a ela bem motivada. Afinal, além de tudo havia a promessa do bônus dos educadores oferecido pela prefeitura e governo do estado de Pernambuco. Mas, no final das contas não foi nada do que deveria ter sido.

Tive a impressão que rolou um grande boicote a bienal por parte do insuportável do Eduardo Campos e dos seus capachos prefeitos das cidades vizinhas a Recife. Os professores do estado não receberam o dito bônus, como nas bienais anteriores, várias cidades vizinhas também não deram ou só disponibilizaram o dinheiro, como fez Recife, nos últimos dias dificultando para os professores gastarem o dinheiro com livros na Bienal.

Confesso que só gastei na bienal porque é de meu habito gastar com livros, se tivesse esperado pelo bônus não teria ido pelo simples fato do centro de convenções fica muito distante mesmo da minha casa, o bônus só saiu no dia 11 em dinheiro e é mais fácil e barato comprar nos sites e na Estante Virtual [mesmo com frete]. E sim, reconheço haver algo de incomodo com educadores que só se mobilizam para ir a um evento assim quando recebem incentivo do estado, mas há algo de mais incomodo ainda em um estado que tem consciência disso e tira o incentivo dos professores boicotando a feira do livro.

Mas, apesar da distancia considerável, da ausência do bônus e derivativos eu fui a IX Bienal do Livro de Pernambuco na companhia do Alexandre e não foi uma experiencia das piores não.

Eu estou muito gordaaaaaaaa!!!

Não houve boas promoções, a exceção da EDUSP que estava com 50% de desconto, tinha menos livreiros que no bienio passado, mas a companhia do Alexandre fez valer pelo passeio e como sou consumista literária deu até para sapecar alguns livros interessantes.


Destaco dessa compra os quadrinhos feitos a partir de clássicos da literatura brasileira "O cortiço" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Esse livro sobre as "Escolas Republicanas" de São Paulo custa coisa de R$ 100,00, mas comprei por R$ 54,00 valeu muito a pena, os livros sobre culinária e o quadrinho de Joaquim Nabuco foram presentes da Fundação Joaquim Nabuco.



Porém o livro que me fez feliz mesmo foi a primeira Hellcife, uma coletânea de quadrinhos publicada pela Livrinho de Papel Finíssimo reunindo divers@s desenhistas e ilustrador@s da cidade. Nessa edição muitas das histórias girou em torno do calor da cidade e os seus efeitos sobre as pessoas e eu me identifiquei com muitos dos personagens. Com outros nem tanto, mas tudo o que foi expresso no texto desse livro é possível ver nas ruas e nas gentes de Recife e considero legal ver isso ocorrer em um livro.



Então, como se pode supor por essas criticas, não foi devido a Bienal de Pernambuco que meti o pé na jaca literária. Estimulada pelo bônus depositado em minha conta eu resolvi realizar alguns sonhos literários antigos e mergulhei no consumismo adicionando seis títulos a minha estante de uma vez só.


Contudo, alguns estavam em promoção e outros como "Os livros da Magia" e "A casa de Hades" eram aquisições essenciais a minha vida de leitora. Não podia viver sem eles... Tá, eu podia, mas a tentação foi maior, apesar do frete não ser zero. Para piorar eu ainda comprei uns dvds...


Enfim, já tinha comprado livros na Bienal, somando os custos pendentes de meu fim de semana em São Paulo com outras imprevidências eu fiquei mais falida que o falida pode ser. Meti o pé na Jaca e estou sentindo calafrios só de pensar em quando a fatura chegar. Vou pedi a Deus para meu pai não está por perto quando eu for abrir, porque meu amado pai não paga minhas contas e nem abre os documentos que chegam, mas pergunta quanto estou devendo, sabe quando eu mito, porém quando digo a verdade passa incrivelmente rápido de preto para verde Hulk.

Lembra dessa foto Mi? hahah

E por fim, depois de tanto "lero lero" chegamos ao melhor acontecimento dos últimos dias, finalmente o bookcrossing blogueiro está chegando, a Luma como sempre está puxando o primeiro fio do movimento. No blog dela já consta um post explicando como funciona, no face já tem uma página dedicada ao evento e eu já estou me organizando para participar. E inspirado pela ideia do libertar um livro o inesperado ocorreu na minha vida.


Acontece que o Alexandre [que também tem blog "Do que eu quero"] resolveu praticar o desapego me doando toda a coleção de mangás da Sakura Card Captors dele. Quando ele me disse eu nem acreditei. Que coisa mais inacreditável! Como ele está de casamento marcado, descobriu não ter espaço na nova casa para acomodar essa coleção e decidiu me oferecer a guarda da coleção. Os mangás vieram assim para minha estante voando como uma Carta Clow! A doação do Alexandre me deixou em alfa, omega, delta.... enfim... eu nem mereço um presente tão legal. Mas agradeço! Realmente todas as minhas teorias estavam certas, ser amiga do noivo é muito mais fácil que ser amiga da  noiva.


E sim, além de desapegar de sua coleção, o Alexandre com todos os seus TOCs ainda fez um tipo de box de colecionador para minha pessoa:



E para concluir deixo a imagem dentro do box, o Alexandre disse que foi para ele, mas serve para todos os colecionadores de livros do mundo!

9 comentários:

  1. Ah, saudades de enfiar o pé na jaca com livros, mas eu já tô tão apertado que mal dá pra respirar! Por aqui está quase acontecendo o Salão do Livro de Presidente Prudente, mas não vou dar o ar da graça, minhas experiências anteriores já me deixaram esperto, os preços lá são sempre salgados, o local é longe pra caramba, não fiquei sabendo de nenhum autor fodão que irá participar, então nem vou arriscar.

    Quanto às suas aquisições, dois comentários: que bom que comprou a "Livros da Magia"!, também quero muito ela, espero conseguir em breve! E Sakura ;) bom, Sakura marcou minha adolescência por eu adorar o anime mas estudar de manhã e raramente poder acompanhar!

    Boas leituras ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pandora.
    Uau, que Bienal boa! Arrasou nas comprinhas. Adoro Bienal do Livro e fiquei muito triste por não ter ido este ano. Mas falaram tão mal da organização e das enormes filas, que desanimei. :(
    E que legal a coleção de mangás que você ganhou.
    Aproveite as novidades da sua estante.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Achei um absurdo o que a prefeitura daí fez. Aqui o governo sempre puxa saco dos professores da rede estadual dando bonus em livros e laptops. Mas do jeito que as coisas estão pouco pacíficas entre os professores e o estado nesse momento, é bem capaz deles copiarem essa ideia. Fiquei muito feliz por vc. Eu tb me libertei da minha coleção de Sakura por causa de falta de espaço. Quando o Átila nasceu não sabíamos bem como iamos rearrumar a casa, e acabei me atropelando e me livrando das minhas coleções de mangás. É legalzinho esse filme " de onde vem os monstros" me vi nesse filme.
    Também tive uma revistinha desse série de HQ de clássicos, só que a minha era sobre machado de Assis. Não lembro o nome, mas era um homem que se comprazia pelo o sofrimento dos outros. Achei tão macabro que dei kkkkk. Uma coisa interessante, é que eu tinha uma amiga que chamava nossa cidade de Hell de Janeiro., qdo vc mostrou o Hellcife fiquei pensando pq nao fizeram uma história pra gente aqui. Tb fiquei na vontade de ver esse filme do magico de oz. eu li o livro e gostei mt. Bom agora eu to indo beijos!

    ResponderExcluir
  4. OLHA OS LIVROS DA MAGIA ALI! UHUUUUU! Ótimas aquisições, sem dúvida nenhuma! Eu não sabia da confusão que a Bienal de Recife e esse envolvimento do governo, mas é, no mínimo, degradante. É a prova de que o governo desse país quer, a todo custo, uma população sem acesso à cultura e educação, pelos velhos motivos que conhecemos tão bem =(

    ResponderExcluir
  5. kkkkk Bienal do Livro e enfiar o Pé na Jaca são sinônimos. Gostei do desapego do Alexandre esses mangás são preciosos.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Que legal as comprinhas, o passeio pela feira, o pé na jaca,rs e ainda pra culminar, o presente do Alexandre. Valeu! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Nunca fui a um evento assim, infelizmente. Morro de vontade! Na do Rio os professores também não ganharam o bônus prometido (de acordo com minha irmã). A coleção! <3 Bjs!!


    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pandora!
    Que farra, heim?
    Do lado de cá sabemos pouco do Eduardo Campos. Então Marina não fez escolha boa?
    Ficou mais fácil ler os clássicos da literatura brasileira. Estou curiosa para saber como funciona nos quadrinhos. Não deve ter sido fácil para os quadrinistas!
    Que amigo bonzinho você tem!! :)
    Obrigada por divulgar o BookCrossing Blogueiro!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Ahahaha morro de rir com essa menina! Realmente foi divertido essas aventuras na Bienal e Riomar. Com certeza a coleção está em ótimas mãos. O desapego começou. Ontem deixei meu livro de Clarice Lispector com outra amiga, e assim vai... também farei um post sobre o assunto, mas como estou em correria preparando-me para o casamento vai demorar um pouquinho... rsrs Um forte abraço e tudo de bom amiga! PS: To doido para assistir e ler Oz... :D

    ResponderExcluir