domingo, 30 de junho de 2013

Sonhos...

Uma vez há alguns anos atrás uma das professoras mais queridas que já tive fez a minha então jovem turma de aprendizes de historiadores e historiadoras a seguinte pergunta:

"O que move a História?"

Não foram poucas as respostas que surgiram: dinheiro, poder, fama, fortuna, ambição, cobiça, guerras, política... Enfim... no final de nossas suposições ela soltou a dela: 

SONHOS


Mas Sonhos???

Mas como assim sonhos???

E explicou, algo que segundo minhas memórias soou mais ou menos assim: A História é uma ciência que se preocupa com os feitos dos homens, e mulheres no tempo e antes de qualquer coisa os nós sonhamos... Dos nossos sonhos nascem nossos desejos e dos desejos todo o resto... politica, dinheiro, poder, fama, um bem maior, esperança... tudo começa nos sonhos.

Depois de tudo ela nos presentou com uma bandeja de sonhos de padaria! E nem preciso dizer que essa foi uma aula inesquecível e vez ou outra, ou vem e sempre, eu lembro desse momento lúdico nos mais diversos contextos.

Sempre quis registrar esse ocorrido aqui, pois acredito nessa ideia de minha ex-professora com nome e alma de pássaro. No entanto, só hoje chegou o momento certo para escrever sobre esse ocorrido.

Pois hoje estou com espirito de comemoração junto a uma de minhas queridas companheiras de virtualidade que está realizando um sonho, escrevendo um capitulo único de sua história.

A Sheila do blog "Cozinha de Mulher" fez publicar o seu primeiro livro, o "Sabores de A ao Z"resultado de uma blogagem coletiva ousada na qual ela percorreu sabores de países do globo terra indo do A ao Z descobrindo pratos possíveis de serem feitos por pessoas com ou sem muita experiencia com facas, panelas e fogão. Eu estou feliz com a Sheila e tenho que divulgar essa experiencia!


Eu não poderia deixar de felicitar, divulgar e festejar junto a Sheila esse feito enquanto desejo que todo mundo sonhe mais e melhor, sonhos individuais e coletivos e que ao acordar sejamos capazes de transformar nossos sonhos em realidade!

Escrever um livro, plantar uma árvore, ter filhos, colecionar livros, doar livros, viajar para longe, pesquisar, ser mais feliz na segunda-feira... até mesmo mudar o mundo.


14 comentários:

  1. Oh minha linda.. que coisa mais fofa..
    Nossa Pandora!! Será que mereço todo esse carinho?
    Estou aqui em lágrimas, tentando achar palavras que sejam capaz de demonstrar o que estou sentindo.. Mas confesso que fica difícil.
    Só quero agradecer de coração por cada palavra, por todo carinho e pela torcida.
    Confesso que esse sonho só foi possível ser realizado, porque tive ao meu lado, pessoa especiais assim como você, que me apoiam, que me dão força e que acreditam no meu potencial..
    Obrigada minha linda...
    De coração!!

    Um super beijo e uma semaninha especial viu?

    Indo acrescentar essa homenagem linda no post de hoje cedo lá no Cozinha rsr

    Obrigada viu?

    ResponderExcluir
  2. Beleza de post Pandora!
    Gostei dessa sua professora de história, como ela soube ensinar a vocês direitinho sobre o que move a história e no final a bandeja de sonhos, como ela foi criativa e feliz!
    Parabéns a sua amiga Sheila por ter realizado seu sonho maior! E continuemos assim, sonhando e fazendo, porque é assim que se chega lá.
    beijos cariocas



    ResponderExcluir
  3. Que post literalmente delicioso! Fiquei cá pensando nos meus sonhos e o que me move... Falta escrever o livro...

    Josi, uma semana luz p/ vc!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem e foi mesmo um lindo sonho realizado da Sheila que me deixou feliz por ela! beijos às duas,chica

    ResponderExcluir
  5. Alguém já escreveu que "não devemos desistir de um sonho por causa do tempo que levará para realizá-lo porque o tempo passará de todo o jeito". E a sua professora estava certa porque são estes acontecimentos que fazem a nossa história.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pandora, conhecer seu seu blog, seu trabalho, suas histórias, encontrar incentivos e palavras que animam o coração e a mente.

    Bjs,

    Neide Medeiros

    ResponderExcluir
  7. Gente se eu fosse a Sheila ficaria emocionada pandinha! Pena que eu nunca tive uma professora tão legal na facul. Dos professores só tomei coça no inicio da faculdade. Ralei para conseguir elogios kkkk. Acho que faz sentido a sua professora falar que a História vem dos sonhos, pois pra mim ela acontece de acordo como expressamos a nossa expectativa de futuro na realidade.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro sonhos...porque geralmente são o ponto de partida. A Sheila merece a homenagem, um abraço às duas!

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre defendi os sonhos. As pessoas costumam usar o termo "sonhador(a)" sempre em tom de crítica. Eu não sei o que move essas pessoas, sei que, se não fossem os meus sonhos, eu não conseguiria realizar nada, eu não teria conseguido realizar nada.
    Estou tentando parar de sonhar, o que também é um sonho.

    Lindo o seu texto, linda história sobre sua ex professora, linda homenagem à nossa colega blogueira e agora escritora.

    Beijo, Pandora. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligéia que bom te ver aqui! Eu também não conseguiria coisa alguma sem meus sonhos, as vezes também tento parar de sonhar, mas sempre topo em alguma curva e volto a ter velhos e queridos devaneios!

      Excluir
  10. É sempre um prazer pra mim vir té aqui, Pandora.

    ResponderExcluir
  11. TEnho o maior interesse nesse livro, apesar de não cozinhar adoro livro de receitas! Lindo post.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  12. Parabéns à Sheila!
    Pelo que eu já vi no blog dela o livro já é sucesso!
    Desabafando aqui, nem gosto muito de ir lá... engordo só de ver aquelas coisas maravilhosas que ela faz!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Passando por aqui mais uma vez pra agradecer todos os comentários lindos..
    Um super beijo..

    E um dia lindo.. lindo..

    ResponderExcluir