sexta-feira, 31 de maio de 2013

25 coisas para fazer antes...

Encontrei  um texto chamado "25 coisas para fazer antes dos 25" e achei muito legal. Através dele, deu para perceber que esses dilemas tão meus na verdade são também de outras tantas pessoas e eu decidi no impulso publicar aqui o texto e junto a ele algumas coisas que me ocorreram enquanto eu lia.

Aliás, só para constar, 25 anos me pareceu uma segunda adolescência, 27 tem parecido assustador, agora parece faltar tão pouco para os 30 e eu ainda não sou a mulher sofisticada, elegante, confiante e bem sucedida que eu desejo ser.

Sem mais, segue a lista

25 coisas para fazer antes dos 25

1. Faça as pazes com os seus pais. Seja por, finalmente, reconhecer que eles realmente querem o melhor para você ou por perdoá-los por serem imperfeitos, você não pode entrar feliz na vida adulta com essa marca de ressentimento familiar. Estou tentando...

2. Beije alguém que seja ‘muita areia para o seu caminhãozinho’. Beije modelos, estudantes de medicina e empreendedores que moram em Dubai, e não se preocupe se eles(a) vão te ligar depois ou não. Não tenho mais idade para isso

3. Minimize a sua passividade. Isso eu fiz \o/

4. Seja subordinado ou faça um bico, para começar a entender como gorjetas funcionam, como manter a paciência perto de babacas e como algumas palavras amáveis podem mudar o dia de alguém. Eu fiz um bico!

5. Reconheça liberdade como uma passada num fast food às 5h30 da madrugada com um bando de estranhos que você acabou de conhecer. Reconheço liberdade como viajar sozinha para onde quero e meu dinheiro permite contra a vontade do resto da família.

6. Tente não se martirizar por possuir um diploma ‘inútil’. Dinheiro é um terror e as coisas não aconteceram exatamente como você planejou, mas você tinha mesmo que fazer faculdade… E ter um diploma não é a pior coisa do mundo. Nós vamos resolver essa confusão, provavelmente. O ponto é que você não merece menos só porque ir à faculdade não trouxe um retorno imediato. Seja paciente, trabalhe com o que você tem e lembre-se que muitos de nós estamos nessa juntos. Né que isso é mais comum do que parece!! Só não consigo decidi se é confortador ou assustador!!

7. Se você está em qualquer emprego que seja, abra uma poupança. Você nunca sabe quando estará desempregado ou  desesperado para fugir da sua vida por uns dias. Mesmo R$20 por semana já fazem R$1040 a mais por ano do que você teria de outro jeito. Uau, não é só minha mãe que diz isso!

8. Adquira o hábito de ir lá fora, aproveitar a luz, cultivar seus amigos, esquecer a internet. Como eu descobrir a net entre os 20 e os 25 isso vai ficar para os 30!

9. Fique curtindo – e alimentando – uma ressaca por 4 dias seguidos. Ainda não tomei aquele porre... Quem sabe um dia...

10. Comece um relacionamento com o(a) sua paixão platônica dizendo que o(a) quer. Diretamente. Tipo, olhando em seu rosto e dizendo assim: Eu quero você. Eu quero ficar com você. Na próxima vida talvez... Mas foi legal descobri que paixões platônicas são comuns nessa idade!

11. Aprenda a dizer não – para você mesmo. Não continue usando salto alto se você odeia, não continue fumando se você odeia o seu cheiro no dia seguinte, pare de passar dias inteiros afundado no sofá para depois reclamar que está perdendo o Sol. Isso é um aprendizado para a vida inteira!

12. Tire um tempo para revisitar os lugares que construíram quem você é: o apartamento em você cresceu, sua escola, sua cidade natal. Esses lugares até podem ficar lá para sempre, mas você definitivamente não. Boa Ideia Sempre!

13. Encontre um hobby que te faça esperar pelo momento de ficar sozinho, que deixe essa solidão momentânea agradável e energizadora. Encontrei!

14. Pense que você se conhece até conhecer alguém mais do que você. Será?

15. Esqueça quem você é, suas prioridades e como uma pessoa deveria ser. Difícil!

16. Identifique os seus medos e, ao invés de deixar que eles controlem as suas ações, encontre e converse com pessoas que já os superaram. Não se contente sem experimentar 000002% do que o mundo tem para oferecer porque você tem medo de viajar de avião. Estou tentando!

17. Adquira o hábito de organizar as coisas e desapegar. Só porque funcionaram em algum momento não significa que você deve mantê-las para sempre – sejam essas ‘coisas’ o seu par de calças favorito ou o seu ex. Aprender a desapegar foi uma conquista... comecei com livros...

18. Pare de se odiar. Estou tentando!

19. Saia e assista àquele filme, leia aquele livro ou ouça aquela banda que você já mentiu sobre ter assistido, lido, ouvido. Fiz isso...

20. Tire vantagem do seguro de saúde enquanto você ainda é saudável. ????

21. Crie o hábito de falar às pessoas como você se sente, seja escrevendo um e-mail de fã para alguém cujo trabalho você ame ou falando ao seu chefe por que você merece um aumento. Tentando também!

22. Namore alguém que diga “Eu te amo” primeiro. Isso vai ficar mesmo para depois dos 25 antes dos 30!

23. Deixe o país com a desculpa de “se encontrar”. Isso não funcionará. Lugares não mudam pessoas. Invés disso, beba bastante sozinho, leia vários livros, faça sexo em albergues sujos e volte para casa quando a saudade bater. Isso vai ficar para o depois dos 25 antes dos 30!

24. Revolucione e compre um Macbook Pro. hum...

25. Largue aquele emprego que te deixa infeliz, termine relacionamentos que te façam agir como um lunático, abandone os amigos que ininterruptamente te dão vontade de vomitar. Você é novo, resiliente, há outros trabalhos, relacionamentos e amigos se você estiver aberto a eles. É isso ai \o/

Eu vi a lista no Ingresse.com,  nesse link

11 comentários:

  1. Pandora, fiz um bocado desta lista viu! Já estou quase no dobro dos 25...
    A dica número 12, acho que é para qualquer idade. Ando com vontade de entrar novamente no colégio que estudei. Ainda faço!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Taí, fiz um remake de antes dos 25 e descobri que realizei os nºs 5/6/12/17/25__ até que foi uma boa marca, né?
    Gostei da brincadeira, Jaci.
    Bom fim de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. BEM... cheguei ao 30 este ano e posso dizer que a vida só começa agora, tudo antes era tão infantil, as pessoas nos tratam como se não soubéssemos o que queremos, e quando se faz 30, elas já começam a olhar pra vc com outros olhos, posso dizer que a idade perfeita pra se colocar planos em praticas, ideias novas na frente, é aos 30 anos, as pessoas vão lhe dar mais créditos por ter 30, do que 25... rsrsrsrsrs
    Bjs

    www.artesdosanjos.com

    ResponderExcluir
  4. Com 27 anos eu estava assustada também com a idade, mas hoje em dia sinto uma mega saudade dessa fase... rs. Você vai entender isso quando tiver a minha idade... rs

    Já as coisas listada, fico boba de ver que mesmo tendo passado dos vinte cinco faz tempo, muito não fiz e nem sei se vou fazer... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais do texto e de suas considerações sobre ele. Posso dizer que a maioria dessas coisas só fiz ou deixei de fazer depois dos quarenta :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa lista, mas é o tipo de lista que deve ser revista a cada 5 anos, pois sempre podemos estar caindo nas mesmas esparrelas.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho um certo medo de encarar esta lista, não sei o que vou pensar ao final, vai que eu ainda tenha muitos pontos a ticar, então me concentrei nas suas respostas e tentei não pensar em mim.... Mas olha, a dica da poupança é um passo importante viu, ainda não recebi o pagamento de dezembro, foi a Poupança quem em salvou....

    Bom fim de semana ;) - ah! viu que o Mia Couto ganhou o Camões??? semana que vem começo a lê-lo ;)

    ResponderExcluir
  8. UAHUAHUAHUAHUA O NÚMERO OITO É FANTÁSTICO!

    Sou difícil com porres. Tomo e não fico. Sei lá, acho sempre chato.

    É difícil parar de se odiar e falar dos sentimentos também. Até consigo mandar e-mails e tal, mas sempre nos achamos amigos maus por ter este comportamento. E, bom, parar de procurar defeitos é necessário (embora difícil), estou nessa também!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Adorei!

    Tô reflectindo aqui sobre as 35 coisas para fazer antes dos 35...

    Boa dica sua postagem deu, viu?

    Beijos!!!

    Selma

    ResponderExcluir
  10. Oi minha linda.. tive que voltar, agora com tempo, porque me chamou a atenção esse post quando entrei aqui correndo pela manhã..
    Olha.. o primeiro item é super verdade..
    Quando vamos ficando mais velhos, vemos o quanto nossos pais tinham razão nas coisas que diziam, e aquele ódio que por vezes sentimos, quando nos repreendem, vai se perdendo..
    Eu me lembro que tinha uma mágoa muito grande da minha mãe.. que me acompanhou dos 09 anos até os 28, quando enfim entendi que tudo o que ela fez na vida foi me amar, como nenhuma outra pessoa no mundo seria capaz..

    Ainda me lembro da minha carta a ela pedindo perdão e dizendo que amava..

    Hoje aos 35 anos não canso de dizer que a amo.. e que gostaria de ser metade da mulher forte que ela sempre foi...

    A 25 seria perfeita.. queria muito isso.. largar o emprego que ultimamente não está me fazendo mais feliz.. mas mesmo com 35 essa coragem ainda me falta..
    Mas sabe aquela vontade de jogar tudo para o alto e começar algo que realmente me faça bem?

    Adorei o post..

    Esses momentos de reflexão são para uma vida inteira né?

    Agora, concordo com a Jane, a nossa fase gostosa da vida começa aos 30.. eu não trocaria essa fase dos 30 e todos por meus 15, 20, 25 anos..
    Ser uma mulher com mais de 30 nos torna mais confiantes..
    Bom demais da conta..

    Um beijo minha linda..

    ResponderExcluir
  11. São muitos itens e alguns meio fantasiosos, mas vale pela curiosidade.
    Minimizar a passividade é importantíssimo, tal como aprender a dizer não.
    O item 18 achei pesado. Ódio é uma palavra que considero muito forte até mesmo para sentir pelos outros, quanto mais por si mesmo. Acredito que quem tenha feito a lista não pensou no ódio em sua total essência... ou já se matou. rs. Porque o ódio real, não a raiva ou rancor, a qual se confunde muito, é a mola propulsora dos atos trágicos, juntamente com a ganância e outros sentimentos menos nobres.
    O 25 seria muito bom se fosse simples assim e o 6 considerei assustador.

    ResponderExcluir