segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Comentando "A Trilogia do Mago Negro".


Sou obrigada a confessar: quando a "Trilogia do Mago Negro" escrita pela australiana Trudi Canavan foi lançada em 2012 pela editora "Novo Conceito" ela mal fez cocegas na minha vontade de ler. Quando vi o lançamento até tive vontade de ler, mas não cheguei a me mover no sentido de adquirir o livro, me pareceu, pelo trabalho gráfico e divulgativo feito pela editora, mais uma história qualquer com magos e poderes daquelas que eu até leio, mas decididamente não de forma prioritária como ocorre quando surge algo do Neil GaimamPratchett ou mesmo Rick Riordan, por exemplo.

Definitivamente esse não foi a primeira vista um projeto literário capaz de chamar minha atenção de forma contundente e definitiva, ou seja, com a Trudi não funcionou o famoso "amor a primeira vista", com ela eu precisei de um encontrou praticamente "pessoal".

O que me proporcionou esse encontro foi o Luciano, editor do blog .Livro. Ele me convidou para ler o volume 1 da série para o blog dele e ai começou a ser construída uma relação de amor.

A partir da leitura do volume 1, "O Clã dos Magos", a trilogia se tornou um projeto literário pelo qual sou afeiçoada ao estremo. A Trudi Canavan foi a primeira autora australiana que li na vida e ela já tem o meu respeito pra lá de incondicional. A história dela foi a primeira que vi nessa leva de livros juvenis com poderes mágicos e derivativos a colocar uma favela no mapa da cidade e da favela tirar a sua heroína.

A história contada nessa trilogia, apesar de colecionar jargões e derivativos típicos do gênero, me pegou. Parece que a Trudi leu boa parte das pesquisas sobre o processo de favelização, estudou as questões relacionadas aos preconceitos sociais, está a par de alguns tema relacionados as lutas feministas e para completar ainda se interessa por discutir homofobia.Tenho consciência de que parece muita coisa para uma trilogia cuja história ainda se passa em outro mundo com mitos, geografia e história próprios, e talvez seja mesmo.

Para quem ler Tolkien, Kiralia, Irmadin e derivativos vão deixar muito a desejar, algumas partes da história sobram mesmo, em especial no vol. 1 (doí dizer isso, mas é verdade); outras faltam, em especial no vol. 2; algo aqui e ali poderia ser melhor trabalhado e a tradução recebeu criticas das leitoras e leitores bilíngues (que não é meu caso); e a capa poderia ser mais charmosa. No entanto, já conclui a leitura do segundo volume da trilogia e posso dizer: "Trudi Canavan tem dado conta do recado, ou melhor, ela tem dado um recado muito interessante!".

Por algum motivo que desconheço, o Luciano considerou interessante me convidar para ler esse tal de segundo volume da trilogia, e publicou a resenha feita por mim do livro "A Aprendiz" em seu blog, quem estiver interessado pode passar lá e conferir as observações que teci a respeito do livro: A Aprendiz Volume 2 da Trilogia do Mago Negro.

Além de comentar o o livro 1 e 2, o Luciano também me enviou o livro 3 dessa trilogia, no qual a Trudi conclui a história dando conta da ação, da aventura, do romance e até nos premiando com doses agradáveis de sensualidade. Lá no blog dele está a resenha de "O lorde supremo, vol. 3 da Trilogia do Mago Negro".


Para sistematizar, deixo aqui em ordem o link de todas as resenhas que fiz sobre "A trilogia do Mago Negro" no .Livro:

O Clã dos Magos, vol. 1

21 comentários:

  1. Da autora, li The Magicians' Guild que corresponde ao primeiro livro da trilogia? Me disseram que a tradução para o português deixou a desejar, talvez por isso as lacunas a que se refere. O final faz-nos querer ler o segundo volume por curiosidade. Mas simplesmente esqueci, porque achei esse livro um porre! Não gostei.
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, o primeiro livro é mesmo meio lento, não nego, mas achei a proposta e o ponto de vista da Trudi sobre o mundo tão interessante que não pude deixar de gosta Luma!

      Excluir
  2. AH, eu tenho que ler esta série! Tenho o volume 1 que ganhei num sorteio da Novo Conceito, assim que minha fila diminuir voiu pegar pra ler, em grande parte motivado pelas suas resenhas. Ler um livro infantojuvenil que não é só isso é uma experiência que tem se tornado rara.

    Vou ler ;) e obrigado, de novo, por ter aceitado resenhar o livro ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Luciano, é sempre um prazer ler e escrever para o .Livro eu é que agradeço!!!

      Excluir
  3. Nossa
    Eu ontem passando numa livraria vi vários títulos mas, confesso que fiquei na dúvida.
    E agora com a sua dica vou adquirir o primeiro volume e passo por aqui para resenhar alguma coisa.
    Obrigada por tão maravilhosa ação de incentivar a leitura.
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debby, quando você resenhar lembra de me avisar para eu comentar, adoro tricotar sobre livros!!!

      Excluir
  4. Tô passando longe desse tipo de livro.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  5. Olá doce Pandora
    Aqui estou saboreando o seu grande prazer em falar sobre as boas leituras e os bons autores. A Trilogia do Mago Negro mesmo para aqueles que acham que não é o tipo que goste vai mudar sua opinião e mais ainda lendo este su post e suas resenhas.

    Sua alegria é contagiante e aqui temos a certeza do que é bom.
    Beijos
    Irene
    Equipe Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  6. Olá. :)
    Eu estou namorando essa série. Mas vou demorar um pouco a ler. Tenho uma lista enorme na frente rs. Gostei das abordagens que a autora deu na história como você falou. Deve ser bem interessante! E adoro fantasia. ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Jaci!!! fiquei com vontade de ler, vou colocar na minha eterna lista!!!

    ResponderExcluir
  8. Acabei de terminar a trilogia. Nada de spoilers, juro hehehehe
    Achei fantastico. Na minha opinião, levar essa trilogia para o cinema seria mais interessante que acabar por ver daqui alguns meses Cinquenta Tons de Cinza nas prateleiras da locadoras =P
    Li o primeiro livro em tres dias, já estava louca pro segundo. Comprei e em tres dias terminei também S: aí quando fui atrás do terceiro (estava em viagem, não havia me informado), descobri que aqui no Brasil estava em pré venda )))): voltei para casa e pedi na internet e esperei ansiosa. Acabei de terminar o terceiro e... Fantástico. O final... Cara, tive que pedir (sei que não é da mesma, ahn... Sequencia) The Ambassador's Mission, e vou ler (The Traitor Spy Trilogy)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, eu concordo amplamente com você, o livro 3 é fantástico!!!

      Excluir
    2. Leticia ou Pandora, poderiam me informar onde compro o The Ambassador's Mission? Obrigado! :)

      Excluir
    3. Felipe eu só achei na Amazon até aqui!!!

      Excluir
  9. Terminei de ler hoje o primeiro volume da saga... e vou começar a ler o 2º hoje mesmo...
    O que mais me interessou nessa história foram os temas abordados pela autora. Confesso que esta não é nenhuma obra comparável com Tolkien ou Rowling, por ser uma leitura um pouco cansativa, mas os personagens nos fazem querer saber o que acontecerá a seguir. Acabei me apaixonando pelo personagem Lorde Rothen *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz eu também sou apaixonada pelo Rothen, ele é um professor maravilhoso!!!

      Excluir
  10. Terminei de ler hj...
    o terceiro foi épico,tristeeeeeeeeeeeee
    e na minha opinião deixou muito a desejar com o fim de alguns personagens,na verdade odiei.mas enfim né e agora
    eu estou perdido,qual livro ler?
    pensei em ''a passagem''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Binho, confesso que eu também não gostei do fim de alguns personagens e fiquei com aquele vazio!!! Espero que você tenha encontrado consolo... essa vida de leitor néh mole não néh rsrsrs

      Excluir
  11. Rapazzz adorei a trilogia... não vejo a hora de trazerem para as telonas, pode ser o "Harry Potter" da nova geração em termos de sucesso.
    Os meus personagens favoritos foram Lorde Rothen (claro!!) e o Administrador Lorlen.
    Pena que o ultimo livro teve um fim muuito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rotehaut, eu também adoraria ver a trilogia no cinema!!! Imagina as sequencias de perseguição dentro das favelas??? Ia ser show!!!

      Excluir
  12. Eu amei a trilogia , mas espero continuação. Tem de haver , pois são os três volumes da trilogia age of the five. Não! O meu herói favorito LORDE SUPREMO AKKARIN, tem de retornar dos mortos.

    ResponderExcluir