domingo, 11 de novembro de 2012

Imaterialidade, materialidade e o Podcast!

A virtualidade impõe umas formas de relacionamento bem particulares, tudo aqui é regido pela lei da imaterialidade. Alguns de meus companheiros e companheiras mais próxim@s são pessoas com as quais eu poderia cruzar mil e uma vezes e não seria capaz de reconhecer meia vez quer dirá uma. Eles e elas são pessoas, existem, são reais, me despertam uma afeição verdadeira, mas são totalmente imateriais em minha imaginação.

São como fumaça ou nuvens... Tem mil e uma formas e nenhuma ao mesmo tempo... Eu nunca os vi, ouvir ou sentir a presença deles de alguma outra forma que não as contidas nas letas.

De certa forma dialogar com essa imaterialidade das relações me faz bem. Ela me ajuda a lida com minha curiosidade e domestica-la mais e melhor...

Porém, além da imaterialidade das relações, é interessante ver como ao longo dos dias, meses, anos... algumas das pessoas imateriais da internet vão ganhando densidade, forma, peso e de repente se tornam bem materiais. Chegam a ser até palpáveis... Cartas... livros... pequenos mimos... mensagens pelo celular... algumas horas de conversa através daquela operadora cheia de fronteiras, mas que serve, mal, mas serve, para te deixar falar de perto com quem está de longe.

Algumas amigas da virtualidade, além de conhecer o blog, passei a conhecer a letra e depois da letra a voz e nessas brincadeira de conferir materialidade ao imaterial a Mi (Michele Lima para os não íntimos) puxou o fio da ideia de fazer um Podcast.

Detalhe: eu não sabia direito nem o que é um podcast... Tive que ir na Wikipédia e segundo ela:

"Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3..."

A Michele juntou a Ana Seerig, a Aleska e a mim e nós gravamos um podcast falando sobre filmes e livros, ou melhor, livros que vivaram filmes.

Bem, eu gostei da experiencia. Ouvi a voz das meninas e conversar com elas ao vivo foi ótimo, eu gostaria muito que essa experiencia se repetisse e não poderia deixar de registrar aqui esse acontecimento.

Deixo o link para quem quiser conferir a nossa fala...

E sim, estamos totalmente abertas a ideias, criticas, sugestões, mas lembrem-se é a nossa primeira experiencia, então quem se aventurar a ouvir perdoe as falhas, os erros, áudio baixo, nervosismos, ecos e derivativos. Creio que com o tempo melhora.

8 comentários:

  1. Legal a idéia de vocês. Hoje em dia não há como negar a força que a internet trouxe aos relacionamentos. São não sei se isso aproximou mais as pessoas, muitas vezes tenho a impressão que ficou todo mundo isolado em suas casas. Mas de qualquer maneira, toda forma de interação é válida.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Pandora,
    estas novas possibilidades de unir o imaterial ao material são cada vez mais impressionantes.Muito legal a iniciativa de vcs, creio que estão inaugurando um novo canal interacional na blogosfera.
    Bjos e boa semana.
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Também quero repetir a experiência, é muito legal. Que venham mais e mais podcasts!

    ResponderExcluir
  4. Ráh! Ansioso para chegar em casa e ouvir!

    O primeiro parágrafo foi matador, é exatamente como me sinto/penso sobre as relações que se constróem na internet: apesar de um tanto imateriais, nos são bastante caras.

    Por isso são tão interessantes ver vídeos destas pessoas, ou ouvir podcasts - e, em úlimo grau, os memes como os da caligrafia, onde se conhece um pouco mais de quem tanto gostamos que não seja em Times ou Arial.

    Depois que ouvir volto aqui ;)

    ResponderExcluir
  5. Pan, ótima ideia! mas eu não tenho a menor ideia como se faz isso, rs
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Pandora que coisa mais linda.. eu adorei..
    1° adorei o texto... muito verdadeiro, eu mesmo tenho conhecido tantas pessoas maravilhosas que de uma forma linda passaram a fazer parte dos meus dias..
    Tenho pessoas que troco emails diariamente,mensagens de celular, miminhos rrsr e é tudo muito gostoso..
    Mesmo que não sejam paupáveis.. mas são reais porque a presença é maravilhosa.. nos fazem felizes..
    Como eu já disse antes.. Eu mesma tenho um carinho imenso por esse trio que me encanta.. Pandora,Alê e Christian.. acho lindo vocês três sempre proseando rsrs
    2° adorei o áudio de vocês... gente que fofo.. posso te contar uma coisa? Você está me convencendo a ler PS eu te amo.. o filme é lindo mas agora queria o livro... mas quando eu comprar o livro quero assistir antes de novo o filme.. srrs

    Tá que já falei demais..
    Um beijo mais que carinhoso e um dia lindo.. lindo.. viu?
    Sheila

    ResponderExcluir
  7. uhuuu!!! Minha Pandora tem uma voz "arretada". Agora eu quero a imagem.

    ResponderExcluir
  8. Pandora foi emocionante ouvir a sua voz e esse bate papo super gostoso.
    Nessa parte de vídeo e gravação sou zero. Estou tentando fazer uns testes com as fotos dos livros para ver se dar certo.
    Lembrei de uma mensagem feita para o Alexandre Mauj pela Beth Lilás, Glória Leão onde o fundo era uma gravaçao MP3.
    O importante é que ficou superlegal a idéia e o conteúdo do Podcast literário. Parabéns a todos !
    om feriado!

    Beijos

    ResponderExcluir