terça-feira, 2 de outubro de 2012

O meme Literário de Um Mês 2012: Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá?

E começa o segundo dia do Meme Litario 2012 proposto pelo Harry Batatinha, vamos ao último livro lido e o próximo a ser lido.

O último livro que li foi "O começo do Adeus" de Anne Tyler, demorou três bilhões de anos para chegar, eu já estava ficando desesperada.

Ele veio parar em minhas mãos através da parceria com a Saleta de Leitura, foi uma leitura muito fluida, uma história simples, fazia tempo que não lia uma história tão ao meu gosto.

Tyler é uma velha conhecida minha e foi um dos livros cuja leitura mais me deu prazer nos últimos tempos.

Só que a leitura dele meio que me deixou ressacada então não sei bem qual vai ser o próximo da lista. Acho que vou colocar aqui um que estou com vontade de ler, mas ainda não foi lançado mais já me deixou ansiosa é a "A marca de Atena" do Rick Riordan o terceiro livro da trilogia "Os heróis do Olimpo" responsável por trazer de volta Percy Jackson e sua turma de amigos semi-deuses e a mitologia grego-romana inteira.

Sou super fã do trabalho do Rick Riordan, é como ser adolescente de novo. Acho que esse autor está fazendo pelo adolescentes do mundo o que Monteiro Lobato fez por mim, afinal foi ele que me introduziu no mundo da mitologia através do livro "Os doze trabalhos de Hércules".

E falando de Monteiro Lobato (embora eu realmente deteste aquele livro Negrinha e ache Emília um porre de menina mal educada eu tinha vontade de jogar "Os doze trabalhos de Hércules" na cabeça dela direto) fico pensando que a gente se ocupa tanto em criticar o texto de Lobato que se esquece de valorizar o trabalho dele e incentiva a leitura critica de sua obra.

Hoje a obra de Lobato tem toda uma vestimenta infantil, mas eu li os livros entre os 12-15 anos, se não me engano, e achava muito melhor que paradidático... Eu achava que ele tinha muito mais consideração por minha inteligencia que os autores da Série Vaga-lume.

10 comentários:

  1. Ah, a Tyler ;) O Começo do Adeus é muito bom.

    Sabe que eu não me dei com o Rick Riordan, parei no primeiro livro do Percy Jackson, os outros estão abandonados esperando uma chance de serem lidos, mas sei não, vai demorar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca!! Porque Luciano??? Eu me dei super bem, foi um momento minha adolescência perdida, admito que há muito de Harry Potter naquela história, mas eu curto muito.

      Excluir
  2. Os últimos foram "Ortografia: ensinar e aprender" do Artur Gomes Morais e um dos volumes de "O diário de Princesa" da Meg Cabot. O próximo será "A Luneta Âmbar" para finalmente terminar a trilogia do Philip Pullman e começar com "Jogos Vorazes"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou louca para ler essa trilogia do Philip, qualquer dia desses me pego com ele e só solto quando terminar de ler Mi!

      Excluir
    2. É muito boa Jaci, acho que vc vai gostar!!!

      Excluir
  3. Ainda não li nada do Rick Riordan, mas estou louca pra ler. Quando minha enorme fila de livros na estante chegar ao fim, vou pensar nele com carinho rs.
    Também gosto de Monteiro Lobato. Marcou minha infância. Li muitos livros dele. :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Pan,
    sempre achei esse meme bem legal, o problema é postar todo dia!
    Vou seguindo suas postagens, voltei a trabalhar em um projeto pequeno o que talvez não dê para comentar todos.
    Achei perfeito seu último paragrafo sobre Monteiro Lobato. Ah! Ainda vou fazer você gostar da Emília, risos
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Oi Pandora,
    Adorei suas leituras e concordo com você com relação a Monteiro Lobato. Nenhum tipo de censura é bemvindo. estou adorando participar novamente dessa blogagem Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que vergolha, li nenhum livro do monteiro lobato. Vou procurar por algum para conhecer bem o autor. Acho que meu último livro tenha sido Cidade e as Serras do Eça de Queirós. Achei o livro meio sem graça na metade final do livro, eu gostava da estética do autor para apresentar Paris, depois vou ler algum outro livro mais naturalista do autor.

    ResponderExcluir
  7. Pandora

    O livro foi bom demais e para curar Ressaca Literária nada melhor que um livro tão bom quanto. Falou em Monteiro Lobato bateu saudades.
    Muito bom esse Meme Literário.

    Beijos

    ResponderExcluir