sábado, 6 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês: Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.

Acho que na sociedade ocidental um livro que todo mundo devia ler ao menos uma vez na vida é a Bíblia ou no minimo o Novo Testamento.

Nem tanto por questões de fé, mas sim porque a mitologia cristã (que para mim não é mitologia é Verdade) ocupou durante séculos um lugar central em todos os níveis de nossa sociedade e até hoje fundamenta opiniões e comportamentos políticos, sociais, econômicos e derivativos.

Tanta coisa é influenciada pela forma como as pessoas leem e interpretam o texto Bíblico, tantos usam suas palavras para impor ou defender ideias que mesmo se eu não fosse cristã investiria parte de meu tempo conhecendo o conteúdo da Bíblia só por garantia de saber em que chão piso.





11 comentários:

  1. Concordo, é um livro muito importante para ajudar a entender a evolução do pensamento na cultura ocidental. Eu sou ateia, mas li parte da Bíblia e lerei toda a fundo para meu futuro projeto de mestrado que tem um pouco a ver com o que você falou de como influenciou opiniões, comportamentos políticos e sociais. Pretendo pesquisar, mais especificamente, a influência da religião nos conceitos de gênero e nos direitos das mulheres. Mas é só uma ideia que eu estou elaborando para daqui a 1 ou 2 anos. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ideia Nadia, fico torcendo por você. E realmente é um caminho promissor pq a Bíblia realmente tem um peso, ou no minimo é usada para validar uma enormidade de atitudes sem noção!

      Excluir
  2. Comecei ler uma vez... mas nao consegui continuar :(

    ResponderExcluir
  3. Quando eu li o título no meu blogroll, pensei: a Bíblia!
    Não tem como, tem que ler. Se eu soubesse árabe e hebraico também leria o Alcorão e o Torá.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora
    Concordo em gênero, número e grau contigo, não é a toa que a Bíblia é o maior best seler de todos os tempos, já vi que temos algo em comum.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Leio sempre (marido lê diariamente) e sempre encontro o que preciso para o meu espirito.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com vc!
    Já li ela toda e é fascinante mesmo.
    É verdade tudo o que vc disse: ler pra saber em que chão piso. É bem por aí mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. É lógico que concordo com você né? Além do mais é tão prazeroso ler esse livro, estou lendo pela 4ª ou 5ª vez, estou em Daniel e fico encantada com a coragem dos personagens e com as profecias que são incrivelmente detalhadas, nunca perco essa admiração.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jaci!

    A biblia alem de ser um livro que nos conta grandes historias, em cada capilo ou ate mesmo um verciclo é o suficiente para refletirmos de como nos couduzir por estes caminhos da vida.

    Abraços.

    Jota.

    ResponderExcluir
  9. Pan, como católica tenho que conhecer a Bíblia, mesmo lendo-a pouco, mas sei através das Homilias, nas missas. Já li todo o Novo Testamento, que conta da passagem de Jesus pelo mundo. E acredito plenamente. O Antigo Testamento não é fácil de acompanhar, não basta ler, tem que saber interpretar. Meu pároco ensinava que para ler a Bíblia toda, com atenção e calma, leva-se mais de 3 anos. Não é abrir, procurar um versículo, etc. que é "ler", né? Realmente leva tempo e disposição. Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Pandora

    Não discordo de você, pois estudei em colégio religioso e a Bíblia foi um dos primeiros livros que li durante muitos anos. Só que sua leitura é um aprendizado de amor, de entrega, de vida e mais do que tudo de Fé em Deus o nosso Salvador. A fé em Deus é nosso guia, nossa proteção.

    Aí pergunto: Será que terá alguém que nunca leu a Bíblia?

    A Bíblia é um livro sagrado que todos devem tê-la e conhecer tanto o Novo como o Velho testamento.

    Por isso que a minha resposta não foi a Bíblia, mas foi um livro que nops ensina muitas coisas e que nos leva a Deus.

    Beijos

    ResponderExcluir