quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês 2012: Dia 18 – Você costumar ler e-books?

Quando eu preciso eu leio, mas como diz Gabriela: "Gosto não!"

Não tenho nenhum dos aparelhos modernos que favorecem a leitura de documentos, livros e derivativos então leio no pc e é cansativo por demais e não oferece a mim a mobilidade do livro impresso.

Sem contar que livro para mim tem que pegar, cheirar, sentir, marcar, dialogar através dos múltiplos rabiscos que faço nas laterais.

Há quem diga que os meios eletrônicos vão substituir o papel, mas na minha opinião nenhum suporte para as palavras funciona melhor que o bom e velho papel e nada pode substituir o livro.

E no mais, e-book não tem aquele cheirinho bom de livro novo e nem aquele cheirinho de muitas histórias entrelaçadas como o livro velho.


19 comentários:

  1. Eu sinceramente não me importo, mas prefiro o papel, mesmo porque alguns e-books são tão caros que é melhor vc comprar um livro na livraria mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Mi, ler no pc é dose, toda vez que encaro uma leitura na tela fico com uma dor de cabeça terrível. Agora talvez no dia que tiver um dos aparelhos próprios a leitura talvez mude de opinião!

      Excluir
  2. Também não gosto não. Mas pra estudar é bem prático porque se acha muita coisa de graça na internet e os livros técnicos/acadêmicos são caríssimos.
    Não acho que o ebook vai substituir o papel porque não é seguro. Se houver uma crise de energia mundial algum dia, todo o conhecimento será perdido.
    Mas pra ler por prazer, não troco meus livros por nada e adoro cheiro de livro novo. :)
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, para estudar é ótimo, teses, dissertações e artigos em PDF são uma mão na roda néh Nadia?!?! Eu também não acho que vá substituir, acho que vai se tornar apenas mais um suporte para o texto escrito.

      Excluir
  3. Kkkk.. Eu não rabisco meus livros não, senão fica difícil trocá-los depois no skoob... :D

    Acho que o e-book veio para ajudar, e, quanto tivermos aparelhos modernos e baratos, o livro e a revista digital vão decolar, mas não prevejo um sucesso como o CD substituindo o LP, nem metade disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei trocar Flávio, mas não consigo, se for para trocar é melhor dar!

      E sim, acho que o e-book soma.

      Excluir
  4. Bom dia Pandora..
    Menina vou te confessar, tem que amar muito o mundo da leitura pra conseguir realizar esse projeto, mas está ficando lindo.. cada dia suas respostas o tornam ainda mais rico..
    Confesso que admiro por demais quem tem essa paixão pela leitura... acho incrível o quanto o livro se torna companheiro verdadeiro..

    E é tão gostosa a sensação de viajar pelas páginas né? De imaginar cada personagem com suas peculiaridades.. eu fico imaginando o quanto um escritor de doa ao escrever.. quantos detalhes.. enfim um escritor tem o poder de nos fazer ir longe sem sairmos do lugar, e aí está pra mim toda magia da leitura..

    Eu tenho uma mocinha lá em casa que é fascinada por ler... na verdade nunca vi a Ágatha sem um livro, a tia da biblioteca da escola dela virou até amiga dela srsr E já até separa alguns livros pra ela.. Ela colocou a meta de ler todos os livros da Agatha Christie... se não me falha a memória já chegou aos 40.. está agora me pedindo pra comprar prateleiras para fazer uma mini biblioteca pra ela rss
    Fico feliz, porque sei que a leitura mostra um mundo novo, com mil possibilidades, fora que o conhecimento que se adquire através da leitura é por demais uma riqueza incalculável né?

    Eita que quando começo não paro mais srrs
    Um beijo viu? Daqueles estalados rs

    Eu hoje termino o meu livro.. estou louca pra saber quem é o assassino.. menina já pensei que fosse quase todos os personagens rssr

    Realmente a Agatha escrevia de uma forma maravilhosa que nos prende e nos fascina..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila tem que amar e ter cara de pal néh!?!? Eu já to com vergonha das pessoas que leem meu blog de tanto que falei de livro esse mês, acho que vou passar o resto do ano sem tocar no assunto livro aqui!!!

      E sim, a Agatha é maravilhosa!

      Excluir
  5. Que imagens legais para o seu post! Também adoro cheirar livros...
    Nunca li um e-book. Não tenho também tablet. Comecei uma experiência de ler jornal digital: fiz uma assinatura e no começo foi bem difícil. Acho que já tinha me acostumado com os dedos pretos de tinta! Mas, aos poucos estou me acostumando e gostando. Quem sabe não é um passo para ler um livro digital?
    Também não acredito que deixarão de existir os de papel - eles têm muito significado, desde cheiros, marcadores, a sensação boa de carregá-los nas mãos... enfim é tudo de bom!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, eu tinha essas imagens acumuladas no pc, agora estou me realizando utilizando elas. E sim, quem sabe quando eu adquirir um aparelho adequado a leitura digital meu incomodo não diminua e eu passe a achar mais agradável a leitura.

      No mais concordo que não deixará de existir o papel, justamente por isso, pelo seu significado cultural.

      Excluir
  6. Eu não gostei de e-books, não me achei com eles, sou dessas que coloca vários marcadores para voltar e reler os trechos, portanto não gostei de ficar passando páginas para achar o trecho, enfim... concordo com você, acho que veio para somar. Não para mim.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jussara eu pretendo comprar um desses aparelhos próprios para ler ainda nessa encarnação, mas desconfio que também não vou me dar bem com isso...

      Excluir
    2. Dá pra colocar marcadores e fazer anotações em ebooks também :)

      Excluir
  7. Ahaha, eu lembro que você demorou para adquirir o meu livro porque cismou que o queria impresso, na sua estante.
    Eu não me importo, leio e-books numa boa, embora quando são muito longos, ficam realmente cansativos. Não sei se sou tão otimista assim que os e-books substituirão o papel (digo otimista porque o valor dos livros cairá drasticamente e para quem publica, isto é interessante, sua obra irá pra frente com maior rapidez, embora a pirataria role solta também...), visto que brasileiro não gosta de ler. Reclama até de posts longos.
    Como não estou conseguindo me comunicar direito no Facebook devido à simpatia de uma pessoa que me denunciou, como sabe, aviso que o banner da nossa BC de Lendas Urbanas está pronto e já está marcado como parceria com o seu blogue. Sei que dá prioridade apenas à Aleska, mas foi uma forma de agradecer a surpresa que anunciaremos aos participantes e não venha com mimimi, deixe de culete com essa sua crise existencial bloguística. Não tem obrigação de nada, encare só como gratidão.
    Sei que tem este meme gigantesco para criar, porém, tem um selo em meu blogue para você, que pode aceitá-lo ou não. Recebi da Ligéia e sei que é parceira dela, por isso, nem preciso recomendar seu excelente trabalho porque você o conhece tão bem quanto eu.
    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, eu ainda não me sinto bem com e-books! Talvez um dia, não vou dizer dessa água não beberei. Mas por hora tenho que ter o livro em mãos. #Fato

      E sim, vc é terrível, não precisava me colocar como parceira menino velho feio rsrs

      Excluir
  8. Eu nao gosto muito da ideia de ler n internet pq me dá dor de cabeça. Acho que seria uma boa ter um e-reader para ler os e-books por uma questão ambiental, mas tb tenho essa mania de cheirar o papel, tanto o velho quanto o novo, apesar de que o cheiro de livro velho é intoxicante, nao sei onde ouvi, mas foi num seriados desses de investigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleska esses seriados de investigação como sempre deixando a gente medrosa!!! rsrsr

      Excluir
  9. Abaixo-assino tua declaração, Pandorinha.
    Que nem, que nem, ocê,pra mim, o objeto livro, tem vida, cor, cheiro, forma, presença, magia...
    Não me amarra "e-book", não, mas formosura;daquelas que saltam das páginas de papel.
    Bjos, menina.
    Calu

    ResponderExcluir
  10. Tenho alergia respiratória severa, então essa história de cheirar livro me dá arrepios! É intoxicante, sim, pode me matar! A idade me trouxe um problema de junta (tudo e joga fora) que me causa dores da nuca à ponta dos dedos, então eu não posso passar muito tempo segurando um objeto pesado, muito menos carregá-lo comigo na bolsa. Eu já interrompi a leitura de um livro de 500 páginas e retomei após baixar o ebook. Tenho um kindle para ler em casa no conforto do meu sofá. É pesado e me dói os braços, mas com livrão de papel acontece o mesmo, sendo que o kindle é mais fácil de segurar. No ônibus, leio no celular. Não abandonei livros de papel, mas o ebook é muito mais agradável como suporte. O importante mesmo é o conteúdo.

    P.S - a diferença que sinto é em relação à aproximação do final. No livro de papel você vê o volume de folhas na mão direita. No ebook, não. A barrinha de progresso engana, a contagem de páginas é misteriosa, a percepção da chegada do final é diferente!

    ResponderExcluir