quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Meme Literário de Um Mês 2012: Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura?

Acho que a literatura tem "O propósito", mas sim propósitos no plural. Ela serve para registrar inquietações, guardar memórias, selar segredos, entreter meramente e deliciosamente, ensinar lições valiosas (embora eu realmente tenha aversão por livros de alto-ajuda), guarda uma série de conhecimentos de uma geração (enciclopédias e livros didáticos que o digam), alienar, catequizar ou meramente fazer nascer textos bons de serem lidos.

As possibilidades são muitas e nós, como seres criativos que somos, ainda poderemos criar mais e mais propósitos para o livro nos próximos anos.

5 comentários:

  1. Amei sua resposta! São muitas possibilidades!
    E também tenho horror a auto ajuda. Tanto auto-ajuda disfarçada de psicologia que envergonha a minha profissão, quanto a auto-ajuda disfarçada de literatura (arghh, nojo rs).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É bem difícil dizer qual o propósito da literatura, mas respondeu bem, e assino em baixo. Se a literatura nos faz questionar - o livro, e não o porque de estarmos lendo - já é muito válida.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Luciano.. É bem difícil dizer o propósito, e a sua resposta foi bem explicativa ^^
    Estou amando as suas repostas neste meme literário .. e estou acompanhado no teu blog faz uns dias rs.
    2beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Também não gosto de auto ajuda... É até chato comentar no seu blog, sempre concordo com tudo!!! rsrs

    ResponderExcluir
  5. A literatura através dos livros nos leva a questionar , a viajar para além de nossa imaginação e seus propósitos são vastos.
    Estou contigo.

    ResponderExcluir