quinta-feira, 29 de março de 2012

A blogosfera e a Blogosfera Literária!

Uma das descobertas que fiz nos meus últimos tempos de blog é que existem várias blogosferas. Para cada gosto, interesse ou derivativos existe um universo de blog entre os quais você pode circular e se localizar é uma delicia, mas quando você não consegue se encaixar completamente em nenhum circulo... Bem, também é uma delícia porque você pode circular por todos :)


Outro dia circulando no blog da Ana Pe "Delírios de Ana Pe" vi  meu blog na coluna "Tudo junto e misturado!", eu adorei isso! É assim que eu gosto de ver meu diário com todo tipo de cores espelhada em suas paginas, mesmo que algumas cores sobressaiam mais que outras em alguns momentos.


Não desejo fazer desse blog um espaço totalmente dedicado a literatura, embora esse seja meu tema preferido; ou a animes, embora em adore escrever sobre eles; ou História, ou a minha cidade ou sobre Educação Escolar e suas muitas faces. Mas... Isso não me impede de estabelecer parecerias com outros espaços da blogosfera.


Recentemente a Irene me convidou para ser uma das colaboradoras da Saleta de Leitura, um blog totalmente dedicado a literatura integrante da blogosfera literária.



Desde que esta parceria foi estabelecida eu mergulhei no universo da Blogosfera Literária e dentro dele no da Literatura Brasileira desse inicio de século XXI. Confesso constrangida minha ignorância a respeito desse universo. Sempre vivi perdida entre meus queridos do século XIX e do inicio do XX, pouco espaço sobrava para os anos finais do século XX e esse inicio de século XXI.

Do meu mergulho, venho constatando a clara e gritante influencia dos Estados Unidos, nada tão natural já que o século XX foi o século da ascensão Americana. Mas fora isso já vi da boa e velha literatura "água com açúcar", aos HQs, fantasia, aventura e até livros como o do Cacá "Arcanjo Isabelito Salustiano e outras crônicas", cujo conteúdo não se esgota na primeira leitura. Vez em sempre me pego lendo trechos desse livro, ele sempre me faz refletir seriamente sobre o cotidiano e jurar de pés juntos que o Cacá é leitor de Machado de Assis.

Outra particularidade dos blogs literários é o fato deles costumarem estabelecer parcerias com as editoras ou as editoras costumarem fazer parcerias com eles. As editoras fornecem os livros, os blogueiros leem e opinam, resenham, colocam no Skoob, divulgam, fazem sorteio entre seus seguidores construindo passos de uma dança interessante na qual tomei parte através da Saleta.

Como fruto dessa parceria hoje eu acabei de receber "Oldar" livro escrito pelo Rondinelli Fortalesa e publicado pela Dracaena.


A capa em si já passa uma mensagem em relação ao que está por vim, a dedicatória deixada pelo Rondinelli também deixa um recado:


Agora me resta ir ao texto e descobrir um pouco mais sobre os caminhos da literatura brasileira nesse inicio de século XXI... Espero eu, encontrar autores cientes de que o que eles escrevem hoje constitui os registros de nosso tempo... Assim como José de Alencar, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Raquel de Queiroz, Lima Barreto, Carlos Pena Filho, Monteiro Lobato, para o bem e para o mal, nos dão a saber sobre os seus presentes eles vão dar a saber ao futuro sobre o nosso presente.

________________

P.S.: Esse post é mais um registro de minha experiência pessoal com a blogosfera literária, não foi para divulgar o livro por exigência da editora ou coisa do gênero, embora possa servir para divulgação.

9 comentários:

  1. Achei legal o titulo que enviaram pra vc. Eu recebi Garota Replay e adorei. Já mandei minha resenha. Espero que vc goste do seu tb e dê mts spoillers na sua resenha kkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também gosto de diversificar, vou conhecer a saleta de leitura, pois deve ter excelentes dicas para leituras.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Bella a Saleta é excelente e as meninas talentosas e sábias! Estou lá sempre de olho... Lendo claro rsrsr.

    Adorei os derivativos, realmente existem as afinidades naturais e vc vai se encontrando no meio de tantos derivados. Tenho notado sempre a minha afinidade na área literária, artesanal, gastronômica e a natureba que tem várias ramificações (deu nó?), ser plural é viver!

    Beijoooooooooo e tenha ótimos sonhos!

    ResponderExcluir
  4. Também gosto de visitar os blogs, aleatoriamente, senão fica tudo muito igual. É preciso transitar por todas as áreas. Curiosa para saber o conteúdo do livro. Boa leitura!

    ResponderExcluir
  5. Eu também gosto de vários tipos de blogue, exceto alguns que praticamente excluem os blogueiros. E os que tem parcerias com editoras, fico meio cético em relação as resenhas, penso que seja complicado um blogueiro falar mal mesmo se achar o livro um lixo porque tem parceria com a editora dele. Raramente eu adquiro um livro por conta de uma resenha.
    Mas o que gosto da blogosfera é sua diversidade. Também não gosto de limitações e tampouco meu blogue oficial é limitado, escrevo sobre diversos assuntos.

    ResponderExcluir
  6. Olá minha doce pandora!

    Que lindo e maravilhoso post e também que gostou do livro enviado.

    Acompanhamos seus comentários e procuramos analisar aqueles que mais tocaram o seu interesse.

    O mundo literário é infinito e com ele viajamos por lugares que jamais sonhamos.

    Boa Viagem a OLDAR.

    E quanto a resenha não vai na conversa da Aleska porque o que não pode ter é spoiler. Dentro das resenhas temos que deixar um ponto de curiosidade para levar ao leitor o interesse em ler a obra.

    Beijinhos e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  7. Recentemente eu descobri a blogosfera odontológica,( não, não sou dentista, e sim vendo produtos odontológicos) achei o máximo, percebi que tem muitas semelhanças com a literária, sorteios, parcerias e textos muito bem escritos e até engraçados.
    Amei seu post, principalmente por que eu vinha pensando bastante sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  8. Pandora,

    Digo e repito: acho você mega inteligente. Adoto ler os seus textos.

    E gente fina, elegante e sincera, temos que divulgar SIM !

    Bjos <3

    ResponderExcluir
  9. Confesso que tenho uma certa resistência em relação à literatura contemporânea... Me envolvi tanto, e me apaixonei tanto pela literatura do século dezenove, que tenho deixado para trás muitos dos livros deste século, ou do século passado (falando assim, parece até que está muito longe). Já me intertessei por ler outras coisas, gostei de algumas, e acabo voltando pra o tempo de Poe e Machado. E pensar que já fui uma leitora contumaz da literatura moderna. O século dezenove é maravilhoso, mas este também tem escritores que provavelmente sobreviverão pelos séculos futuros.
    Muito bom seu post. Estou com a Ana, também te acho muito inteligente.

    beijo pra você.

    ResponderExcluir