segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A fúria do Escorpião, a nova porta do quarto e minha estante...

Não, eu não acredito em signos, mas... Lendo alguns sites que falam sobre a fúria das escorpianas tenho que concordar que essas descrições são bem próximas da minha irmã:


"É até difícil convencer alguém de que a sua amada escorpiana tranqüila e simpática é capaz de derrubar um apartamento todo em um ataque de fúria."

"Pode ser manhosa mas parecer carente e fragilizada, por isso não se deixe enganar. Não existe fúria igual à da mulher Escorpião. Quando perde o controle das emoções fica como um vulcão. Ela não é do tipo de mulher que conhece limites quando provocada. Adora parecer uma princesa de contos de fada, uma deusa maravilhosa e ultra-feminina, e fazer com que ela abandone esse papel pode ser muito arriscado!"

Bem, essa é minha irmã, um doce, mas quando se irrita, sai de baixo, acho que até meu pai evita enfrentar Rafaela quando ela tem seus piripaques.

Rafa detesta barulho quando ela quer dormir, e nos últimos seis meses ela passou a dormir mais cedo do que de costume e o barulho da televisão virou um incomodo na vida dela, meu pai adora novelas... Rafa detesta barulho de novela, resultado, momentos de fúria furiosaaaaaaa, ela chega a chorar... É uma danação terrível, resultado [2], meu pai e meu irmão decidiram colocar, enfim uma porta no nosso quarto e assim se livrar da fúria furiosa dela!

Mas, Rafaela se incomoda, meu pai coloca a porta e a bagunça sobra para quem? Sim para minha pobre estante de livros... Para colocar a porta meu lindo e amado pai colocou todos os meus livros abaixo sem respeito nenhum... Se fossem as coisas de Rafaela eu duvido que alguém ousasse fazer essa obra de arte:



E o melhor é que todo mundo me deixou sozinha para arrumar os livros, tudo bem que a ordem e a forma de colocar na estante é uma coisa que só eu sei, que também não aprecio certos tipos de ajuda nesses momentos... Mas, essa arrumação, misturada a poeira da porta, me rendeu uma bela crise alérgica e uma coleção de relembranças e não resisto a tentação de registrar algumas notas sobre elas no bloguito.

Percebi que minha curiosidade pela Psicanalise aumentou sensivelmente nos últimos anos, eu praticamente passei a colecionar os livros da "Série Psicanalise Passo a Passo" da Zahar. O meu preferido é o "Para que serve a psicanalise" da profª. Denise Mourano, o livro funciona como uma aula sobre o assunto, durante a leitura eu me sentia sentada em uma sala de aula vendo e ouvindo ela falar sobre as obras barrocas,  os sonhos, experiências de consultório e por ai vai. Fiquei imaginando o espetáculo que deve ser a aula dela. O meu preterido é Édipo, escrita muito técnica para um livro destinado a leigos.


Foleando meu exempla de "O morro dos ventos uivantes" relembrei uma experiência que tive durante a leitura que jazia esquecida nos mares da memória.


Eu li esse livro nas minhas andanças pelo Recife, em ônibus, filas e intervalos no trabalho, enquanto as crianças dormiam... Lembro que eu já estava nas páginas finais do livro lendo ele na fila do ônibus e a história começou a me pesar, antes de começar a chorar em público (sim eu choro lendo... duas coisas que eu não economizo: lágrimas e declaração de amor #SouMelosa mas estilei nesse dia) eu saí da fila e sentei em um banco para organizar os pensamentos. Foi quando um senhor se aproximou a mim e começou a conversar, no final me deixou um versículo da Bíblia, eu escrevi no livro para não esquecer o momento.


"... alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração..."
(Romanos: 12. 12)

Reencontrei minha antiga edição das "Um aventura em Narnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa", a tradução de Paulo Mendes Campos, se não me engano, foi a primeira para o português brasileiro.


E no final constatei que até arrumando livros eu gosto de ironia! Não resisti e coloquei um livro de teologia, presente de Natal de um ex-namorado "Fundamentos Inabaláveis", no qual se defende os valores e pensamentos cristãos como preceitos cientificamente comprovados; junto com o livro "Belas Maldições" de Terry Pratchett e Neil Gaiman, onde os autores fazem quase uma sátira com as profecias do livro de Apocalipse a respeito do fim do mundo.

Os livros são opostos, mas se aproximam, ambos foram leituras que eu achei que seriam saborosas, porém se revelaram extremamente incomodas, quase indigestas...


Ah, juntei Emily Bronte, Machado de Assis,  Alexandre Dumas e Poe, quatro grandes mestres do século XIX, fico imaginando que época incrível foi aquela capaz de fazer nascer esses gênios.


No fim, descobri que preciso de uma nova estante, é livro demais para espaço de menos, eu preciso comprar uma nova estante... Mas... de repente me ocorreu um pensamento...

... Será que se eu tiver um piripaque, tipo fúria do escorpião de Rafaela, painho compra uma estante nova para mim???

24 comentários:

  1. hahaha... ai Pand, vc é incrível! Ô mulher culta! Qto as escorpianas, preciso mostrar isso pra uma amiga! rsrs... escorpiana claro! Amo nativos desse signo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha acabado de comentar no post de ontem, mas quando enviei deu erro, então não sei se foi. Se tiver ido, esse comentário vai ficar um pouco repetitivo, mas vamos lá. Adorei o seu post da blogagem coletiva, eu queria ter participado mas ando sem inspiração. Uma pena porque o tema é ótimo. Gostei do que você disse sobre ele ser tudo e nada ao mesmo tempo, "a força que nos liga uns aos outros". Sobre a minha frase, fico feliz que tenha gostado. A ideia veio de um livro do Monteiro Lobato que marcou a minha infancia, é do Sitio do Pica pau amarelo, da coleção Reinações de Narizinho. Ele dizia sobre vários personagens famosos estarem entediados, a Bela Adormecida estava querendo espetar o dedo de novo. Li e pensei "Se eu fosse a Bela Adormecida...". Então a ideia veio daí mesmo. Engraçado eu ter atualizado a página pra comentar de novo, porque vi o seu post de hoje que eu ainda não tinha visto e, por coincidencia, eu estou indo agorinha arrumar meus livros. Dá trabalho, mas eu gosto de fazer isso. Bom, gostei do desfecho do post, hahaha! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que você não é de escorpião pois a bagunça foi grande!

    ResponderExcluir
  4. Não a acredito em nada a ponto de ser fanatica, ou achar que aquilo rege a minha vida. Mas acredito em alguma coisa de astrologia e acho que toda pessoa de escorpião que conheci, tem um temperamento mal-humorado e irritadiço. Não é um signo que eu simpatize... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Caramba, tu tem uma coleção de Neil Gaiman, hein? Eu só li dele "Coraline" mesmo...

    Tchê, será que as escorpianas são tão terríveis quanto as arianas? Olha que eu tenho uma fama de estressada, especialmente aqui em casa, que vou te contar...

    Que coisa linda o Dumas ali, né? Ahh, e só eu que achei "O morro dos ventos uivantes" tedioso?

    ResponderExcluir
  6. Pand, querida, sou obrigada a defender a Rafaela... Pensa bem, vc ganhou uma porta para o quarto e de quebra, relembrou leituras otimas, fez um post incrivel...blablabla.
    Yes, eu sou escorpiana...kkkkkkk
    Tenho fama de estressada, brava, exigente, briguenta, mas a maioria sao so intrigas da oposição. Somos doces, meigas. Bjs pra Rafa!

    E proce tambem amiga!!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua estante Jaci, é de dar inveja!! Achei bastante diversificada, na minha só tem literatura estilo "Crepúsculo", literatura espanhola, portuguesa e brasileira. Não tenho nada de psicanálise, mas nos últimos tempo venho acumulando livros sobre metologia da educação, assunto que é interessante só pra mim. Ninguém pede esse ipo de livro emprestado! kkkkkkkkkk

    Meu noivo é de escorpião e acredite, nestes 10 anos ele NUNCA teve um ataque de fúria, já eu que sou gemiana tenho um a cada TPM!! rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Gostei da arrumação da sua estante!=)
    Não custa tentar ter um piripaque, já que é por uma boa causa né!!rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. hahaha Muito bom! Dá pra imaginar direitinho tudo o que foi acontecendo com vc. Me diverti demais lendo!

    Vim aqui xeretar seu espaço e gostei demais, Pandora. Uma delícia te ler.

    Sabe, os escorpianos podem ser perigosos às vezes... é sempre bom ter cuidado :P
    Mas falta de controle a parte, são seres apaixonantes.

    Cara, quantos livros maravilhosos... Inveja nível 1000!

    ResponderExcluir
  10. Adoro o seu jeito de mostrar como a leitura está presente no seu dia-a-dia. Você sempre acha alguma recordação dentro dos seus livros. Lembro que gostei qdo vc achou um desenho de yuyu hakusho. To feliz que vc tenha feito amizade com a gabi. Ela é muito parceira também, daqui a pouco qdo ela pegar as manhas vai fazer coletivas com agente tb. Tb estou precisando de mais espaço para os livros, ontem mesmo dei dois porque estou sem perspectiva de arrumar mais espaço. Acho que vou falar deles hoje no blog. hum... rss beijos!

    ResponderExcluir
  11. Morro dos ventos uivantes! gosto da musica do angra, talvez o liivro possa ser otimo neh? vou procurar adquirir, abraços to te seguindoo \o.

    http://inked-coffee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adorei teus livros e tua narrativa.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Luis Antonio Matias Soares16 de fevereiro de 2012 às 06:50

    Gostei da caixa e da dona da caixa, a "tal" Pandora. Parabéns pelo blog e pela verve.- Luis Antonio.

    ResponderExcluir
  14. Não sei porque vou fazer esse comentário, praticamente ninguém volta para ler resposta a comentário... Mas... Luis Antonio, obrigado pelo coments, fico honrada com o seu gosta, é bom ser apreciada... Mas como assim "tal" Pandora???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, acabei voltando e lendo a resposta ao comentário. É de fato um blog muito interessante e de vez em quando venho te fazer uma visita, misteriosa Pandora. Abraços natalinos e festivos. Luis Antonio Matias.

      Excluir
    2. Luis eu sou a pessoa menos misteriosa do mundo!! rsrsrs... Você encontra com pessoas como eu todos os dias! E sim, obrigada por curtir meu bloguito e esteja sempre muito a vontade para circular por aqui!!! Obrigada pela visita, pelo comentário e Feliz Ano Novo para você!!!

      Excluir
  15. Pow, eu estava tranquila pelos blog, quando penso "Faz tempo que não vejo o blog da minha amada irmã" quando eu vejo um post falando de mim... Pow Jaci, assim não dá, o povo vai me achar uma chatinha. Nem contasse que eu estudo quase 12 horas por dia e é sempre bom privacidade...Enfim, eu tbm te amo!!!

    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  16. Pandora

    Imagino o que não deves ter sentido ao ver tudo no chão, mas depois foi só alegria e recordações que me encantaram.
    Adorei saber sobre o "Morro dos ventos uivantes"e também choro copiosamente e todas as vezes que or lr ou ver o filme. Um classico que merece lugar de honra!!! Pensarei em postar na saleta... depois..

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu sou de escorpião e estou furiosa com seu pai!!! Como assim todos os livros no chão??? Me segura...
    Mas o problema da fúria é consertar tudo depois...tá bom vai, perdoo seu pai se ele te der uma estante nova!
    Beijos...Elis.

    ResponderExcluir
  18. Há o século XIX... queria ter vivido naquele tempo. Só faltou a Jane Austen aí né!
    Acho que eu ia pirar se visse meus livros assim jogados, mas colocar eles em ordem deve ter sido bem legal, eu amo organizar meus livros, mas sempre levo muito tempo pra fazer isso, e olha que nem tenho tantos, mas é que no meio da arrumação eu não resisto e acabo lendo um trechinho aqui outro ali...e aí já viu né.

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu sou escorpiana e posso afirmar: É tudo verdade.

    Na minha opinião, astrologia é fascinante.

    ResponderExcluir
  20. O Leão a feiticeira e o guarda-roupa

    #épico

    e agatha christie, n tem nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Eu tinha, três volumes, mas acabei dando, não sou muito fã de suspense e da Agatha!!

      Excluir