terça-feira, 31 de janeiro de 2012

No trabalho...

Janeiro terminando, aulas começando e pela primeira vez desde o dia em que decidi me tornar uma professora não tenho uma sala de aula para onde ir... Até principiou a dar uma tristeza, mas foi só um princípio, afinal meu atual trabalho não é tão ruim então tive um instante e registrei um pouco do lugar onde ando pesquisando a documentação base para a minha dissertação, a saber, a:

Fundação Joaquim Nabuco


Fundação Joaquim Nabuco é vinculada ao Ministério da Educação, foi idealizada e fundada em 1949 por Gilberto Freire com o objetivo de preservar documentos históricos-cultural de Joaquim Nabuco e do Brasil, mais especificamente do Norte e Nordeste.


Em todos os sentido é um ótimo lugar para pesquisar é muito agradável chegar lá, é diferente dos arquivos eclesiásticos nos quais estive pesquisando ano passado, mas do mesmo jeito a medida que eu vou entrando no espaço parece que vou mergulhando em um túnel do tempo do século XXI ao século XIX.


O corredor que conduz ao setor de Microfilmagens é meu túnel...


A sala onde nós pesquisamos a última parada, está vazia, mas costuma ficar cheia... Eu adoro quando ela fica cheia, mesmo que cada um de nós esteja em um passado diferente e que geralmente nós mal nos falamos, ainda é como se viajássemos em conjunto!


E começa o mergulho e minha tarde de trabalho, quase sempre uso a mesma maquina porque gosto de rotina e costumo ser uma das primeiras a chegar. 


É como se eu circulasse dentro do Recife do século XIX, naquela época o jornal era muito mais lido que hoje em dia, aliás, como o número de pessoas analfabetas era enorme ele costumava ser lido em voz alta e tratava de todo tipo de assunto então ler o jornal do século XIX é um mergulho na vida daquelas pessoas, em sua forma de falar, sentir, pensar em suas prioridades.


Eu quase escuto as vozes dos jovens estudantes de direito falando sobre a eleição de 1881, dos professores anunciando suas escolas, das pessoas lendo e comentando as notícias, as peças de teatro!!!



Eu sigo sentido falta das crianças, mas não quero lamentar ausências, vou tentar me fixar nas presenças que tenho agora e celebra-las com a mesma alegria que celebrava a creche... E que Deus me ajude... porque as vezes fica difícil...

_______________

Mas sobre a Fundação na Wikipédia

14 comentários:

  1. Os passados diferentes poderão se encontrar em um futuro e formar um só. Bom mesmo é saber qua as pessoas estão procurando saber a história que se firmou antes dela.
    Parabéns!
    Gosto de caminhar por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Escolhas exigem sacrificios, nao é mesmo? Necessarios, mas no futuro tudo valera a pena!
    Historia é envolvente mesmo, imagino as "viagens"que vc faz todos os dias... E o povo usando drogas por ai!! kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sempre bom conhecer a nossa história e é no passado que estão as nossas origens, a nossas raízes.

    Nada de lamentos que logos estarás cercada das crianças e cheia de histórias lindas para contar.

    Um lindo dia!

    Beijos
    Irene

    PS. Já adicionei a Bruna Tavares na edição do Saleta News .O blog Descobrindo Jane Austem é um paraíso, é como estar entrando em um castelo.

    Mais beijos

    ResponderExcluir
  4. Seu trabalho na creche era daqueles que enchem nossos olhos de alegria, contagiante, das crianças. Mas essa sua pesquisa parece de encher nossa alma de saudade de um tempo que não conhecemos. E parece incrivel!

    bjs
    Di

    ResponderExcluir
  5. Mudanças sempre nos causam alguma dificuldade, mas logo nos adaptamos a nova realidade e ficamos felizes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Então, é assim que eles preservam os jornais antigos! Muito legal. ^^

    Suzi
    http://suzilima.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  7. Ahhh, que lindo!!
    Deve ser realmente ótimo trabalhar num lugar desses! *-*

    ResponderExcluir
  8. Faz parte da vida acadêmica às vezes ficar fora da sala, esse é um dos motivos que meu projeto de mestrado é a analisar aulas, só pra não ficar longe delas! kkkkkkkk

    Sorte nessa nova etapa Jaci!!

    PS: estou logada como Pers, mas agora vc já sabe minha identidade secreta! kkkkkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. A que inveja, amo história adoraria estar em seu lugar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por história!!
    Acho super interessante ver como as pessoas viviam, o que liam, etc, etc.
    Massa seu trabalho!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Jaci,sei que não é fácil de aceitar, quando deixamos de fazer o que gostamos.Principalmente na area profissional... Mas nem toda a mudança acontece para nos desestimular.Elas surgem, para que possamos ir em busca do novo,que se encontra escondido em um lugar especial,no intimo do nosso ser.

    Meus parabéns por esta linda postagem e boa sorte em suas pesquisas.

    Abraços e até +.

    ResponderExcluir
  12. Gostei das fotos, e gosto da maneira apaixonada que vc relata o quanto gosta do que faz. Acho isso muito importante.

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro crianças, mas não me imagino dando aula para elas. Sãoa tentadas demais e eu timida demais com multidões.

    ResponderExcluir
  14. Adoro pesquisar, mas nunca quis fazer uma dissertação prefiro dar vida a elas.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir