segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Animação japonesa e paternidade: Usagi Drop!


Segundo a Wikipédia a palavra ANIME:

"... tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, anime é todo o desenho animado que venha do Japão."

E esse não é um blog dedicado a animes, mas, como alguns sabem e outros suspeitam eu costumo assistir esse tipo de animação com alguma frequência e ocasionalmente me sinto emocionalmente obrigada a registrar quando isso ocorre aqui.

Usagi Drop é um anime que conta a história de como um homem de 30 anos, Daikichi, se torna pai de uma menina de 6 anos, Rin, de forma muito original e rotineira ao mesmo tempo... Afinal, ao mesmo tempo que é improvavel que alguém descubra que seu avô falecido deixou uma filha de 6 anos, é meio corriqueiro ver homens de 30 vivendo os desafios da paternidade, mesmo nunca tendo desejado ardentemente ser  pai.

Rin e Daikichi se conhecem no velório do avó que o Daikichi  e todo o resto da família não viam ou tinham notícia a anos. Então todos se surpreendem com a pequena Rin e ficam totalmente sem saber o que fazer ou o  destino a dar aquela menina aparentemente tímida, cuja mãe, além de tudo, é desconhecida de todos.

Rin aparece do nada na vida deles e já aparece como uma responsabilidade que ninguém quer assumir, afinal todos sabem o quanto uma criança exige, exceto talvez o herói dessa história rsrsrs...  A decisão da família é levar a menina para um orfanato, mas na hora H o Daikichi, um solteirão de 30 anos que mora sozinho e nem namorada tem, decide adotar a Rin.

Aparentemente do nada ele toma para si essa responsabilidade, sem ter nem ideia do que é cuidar de uma criança e dando inicio a uma história muito linda  cujo nome é "Usagi Drop" e nós podemos acompanhar em 11 episódios muito fofos, com uma estética linda, terna, impecável!!! Sim, eu amei superlativamente falando!!!

Como Daikichi não sabe nada sobre cuidar de crianças é a Rin, os outros pais que ele conhece ao longo da história e os muitos sustos naturais a paternidade que vão ensinando na prática como as coisas são ao nosso nobre herói... Realmente as boas intensões são ótimas para encher o Inferno porque o que deve encher o céus são mesmo as boas ações e como Daikichi é bom em ter boas práticas como pai!!!

É sabido por todos que "ser pai" não é fácil acompanhado, o que se dirá sozinho??? Até eu sei o quanto coisas aparentemente fáceis podem ser muito difíceis e as difíceis podem ser até muito agradáveis, mas não deixam de ser difíceis por isso!


Várias são as descobertas, os desafios, as pequenas coisas a descobrir e realizar quando o assunto é ser pai solteiro. Como por exemplo: arrumar o cabelo da moça, lindo observar como ele aprende pouco a pouco; criar horários para estar junto, Daikichi acaba tendo que trocar de posto na empresa; a adaptação a nova rotina; a constatação de que o pai é um exemplo; o abandono de velhos hábitos pelo simples motivo de fazerem mal a criança;  aprender a pensar nos outros antes de pensar em si; a nova convivência com as crianças; a emoção contida nas festinhas da escola; o valor de uma foto!


O sofrimento com as enormes coisas pequenas tipo doenças infantis; a emoção advinda da simples troca de dentes de leite por dentes permanentes; o valor da vida, a sua vida, afinal se você  é pai você sabe que não pode morrer nem tão cedo, afinal quem vai cuidar melhor que você da pequena? A alegria de ver outro ser humano descobrindo as coisas boas da vida, como uma flor que vai desabrochando na primavera!


Pensando nisso eu constato que nem todos os homens que se vem responsáveis por uma criança conseguem se transformar em pais... Ser pai é algo muito mais complexo do que fecundar um ovulo, registrar uma criança em cartório ou pagar as infindáveis contas que uma criança gera naturalmente.

Para ser pai é preciso se deixar envolver por essa onda que é uma criança, deixar mesmo que ela sozinha, e sem esforço, tome conta da sua vida  inteira, ao menos por um tempo, ser pai é permitir que uma filha ou filho se torne importante.

Eu não sei o que é "ter filho" ou "ser mãe", nunca vou "ser pai" (por motivos óbvios rsrs), mas qualquer pessoa que pare e observe pais e mães verdadeiros vai ver que algo como um filho modifica totalmente a vida de um ser humano, seja ele homem ou mulher, e isso geralmente é muito positivo... A paternidade e a maternidade costumam fazer as pessoas reverem conceitos e se tornarem seres humanos melhores.

Quando uma criança nasce com certeza ela tem muito a aprender sobre esse lugar assustador, lindo, glorioso e cruel que é o mundo, mas tenho a sutil impressão que toda criança também tem muito a ensinar ao mundo a começar pelos seus responsáveis.


Rin ensina ao Daikichi assim como os filhos ensinam aos pais coisas que eu ainda não sei, mas suspeito. Usagi Drop lembra ainda que não existe uma única forma de ser pai ou um pai perfeito... E me faz pensar que talvez existam várias formas de ser pai e nenhuma delas seja a perfeita.

E a proposito disso, só para constar, hoje é aniversário do meu pai... Ele não é o tipo que ler blogs ou coisas do gênero, nós não somos o tipo que vive agarrado um ao outro e coisas do gênero... Na verdade nós costumamos brigar assim, mais ou menos, com pequenas variações disformes e raras, "um dia sim e o outro também", por motivos tão fúteis que chegam a ser irritantes para quase todo mundo a começar por nós dois.


Mas, ainda assim um Pai é sempre um Pai e vale a pena lembrar disso em qualquer tempo e mais ainda no dia do aniversário.

E sim, deixo o meu obrigada a Mi do Notas de Rodapé pela indicação. Obrigada Mi, foi meu último anime de 2011 e a primeira postagem de 2012 \o/

_____________________

Seguindo o exemplo da Pers, do Um pouco de Shoujo, deixo o link de onde se pode baixar o anime: Yokai Animes.


16 comentários:

  1. Se ser mãe é difícil, ser pai, no Brasil, é uma missão quase impossível...rs.

    Não digo aquele pai que tem a mãe na frente cuidado do grosso. Digo o pai solteiro mesmo. Esse são poucos homens no Brasil que conseguem encarar e realmente fazer a coisa direito.

    Tudo por conta de uma criação machista que faz dos homens uns filhos eternos, sempre dependentes de mulheres que cuidem deles. Essa é a regra, as exceções são os homens independentes que cuidam de si numa boa.

    Parece que no Brasil, os homens são criados apenas para trabalhar fora e já contar com uma mulher que vá cuidar da casa. Estranho isso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Não sou chegado em desenhos animados sérios, dramáticos; curto são os cômicos. No entanto, esse , que vc descreveu, Pandora, deve ser muito interessante.
    Seu texto foi brilhante, sua sensibilidade idem.

    Não só respeito, como admiro, os que são, realmente, bons pais(não os que pensam serem, mas, na verdade, não são), mas, eu, particularmente, nunca senti vontade de ser pai. E creio ser possível, caso eu me tornasse um pai, que eu fosse carinhoso e brincalhão com o(a) filho(a), que eu procurasse dialogar, porém, ainda assim, penso que eu poderia deixar a desejar como um pai, até mesmo porque sou muito individualista e impaciente.

    Pelo que já vi vc relatar, Pandora, creio que em termos de pais, estamos iguais(ah, o meu já se foi).

    Parabéns para o seu velho, e que vcs se entendam.

    ResponderExcluir
  3. fiquei na vontade de assistir. deve ser muito lindo! não consegui acessar o link :( mas vou fazer uma busca no google hoje de noite beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você Dama, as mulheres não educam os homens para serem independentes, são mais machistas que eles as vezes!

    Mas esse anime não é dramatico Tio Verden, tudo é mostrado com muito bom humor e ternura, meu pai não é necessariamente ruim, ele é apenas um pouco ignorante e machista e eu sou apenas um pouco insubmissa, mas nós nos amamos no final das contas!!!

    Aleska passei o link pelo face, espero que funcione!!!

    Cheros amigos \o/

    ResponderExcluir
  5. Os homens não são criados para serem pais sozinhos, quando são, o são por extrema necessidade, e se bobiar são melhores que muitas mães.
    Beijinho e mita paz, querida!

    ResponderExcluir
  6. Em geral, os animes contam histórias bem tristes, de coragem e superação. Bem diferente dos desenhos animados de outros países. Identifico logo um anime japonês pelos traços, alguns detalhes são comuns e bastante particulares entre eles. Teve um tempo que gostava muito de assistir e assinava algumas revistas especializadas, mas ultimamente ando completamente por fora, mas tenho anotado as suas indicações. Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. é, blood-c foi uma coisa onde vc tava procurando significados profundos onde nao tinha...mas essa materia de usagi drop foi 10!

    ResponderExcluir
  8. Euller cada um interpreta a história como quer e pode!!! Mas obrigada por sua opinião positiva dessa vez!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo com o Euller, é por isso que eu quero essa resenha lá no blog! rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. vc tem que ver mais animes da noitamina, tenho certeza q continuarão saindo materias otimas como essa. E vc vai ter a grande esperiencia de ver animes muito bonitos e profundos.
    eu recomendo tatamy galaxy e hourou musuko. Antique bakery tambem é otimo, mas eu recomendaria mais vc ler o mangá.
    fica como dica pra pers tbm
    nao que eu nao tenha gostado da materia da materia de blood-c, eu q nao consigo ver ele como nada mais q algo sme estoria que só ganhou audiencia pelo nome da clamp

    ResponderExcluir
  11. Euller vc acompanha o ritmo dos comentários nos posts néh!?!?! Eu também faço isso! Ainda sobre Blood C, não é que eu não tenha visto os pontos fracos, mas é que quando quero implicar implico e quando quero amar amo e só sei fazer ambas as coisas em grande escala, quis amar o anime e pelo visto amei direito!

    Obrigada pelas indicações, quando tiver tempo verei com certeza... E sim, tenho que dizer que é um prazer encontrar pessoas que curtem animes e se propõem a debater sobre como você e a Pers, espero que possamos dialogar sempre!!!

    Cheros!!!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo o post, não gosto muito de anime, mas esse fiquei com vontade de assistir.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Menina, acredita que nunca vi um anime ?
    Na verdade só me interesso pela culinária oriental , srsrrs

    Mas essa história é bem fofa mesmo.
    Quando for na Liberdade vou procurar... quem sabe não acabo gostando também né ?
    Adorei, seu coment lá em casa. É tão bom ver que não estamos sozinhas em nossos pensamentos !!

    Bjus 1000 querida

    ResponderExcluir
  14. Gosto de animes e pretendo ver umas novelas asiáticas agora, gosto bastante. Esse que você citou parece ser lindo demais, fiquei com vontade de ver!

    ResponderExcluir
  15. Sou uma grande fã de animes! Guardarei sua página com carinho...
    =**

    Boa postagem!
    Até!

    ResponderExcluir
  16. oi prima,estava dando uma olhadinha no seu blog e vi uma postagem sobre animes e acabei não lendo direito porque já esta tarde e meu celebro não esta nas melhores condições,amanha eu leio com mais atenção!!!!
    e eu também gostaria da dar uma sugestão já que seu blog é tão diversificado gostaria que você falasse dos mangá já que na maioria das vezes os animes são feitos a partir deles!!!
    beijos!!!
    sim,acho que vou passar por ai no final de semana pra por os assuntos em dia e dar uma movimentadinha em minhas ferias!!!

    ResponderExcluir