sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Manter a cabeça erguida: da minha rotina e do que eu tento fazer...

Sexta-feira é um dia meio ressacado pra mim, sempre parece que eu bebi uma boa cachaça a semana inteira ou simplesmente passei a segunda e a terna enfurnada no arquivo e a quarta e a quinta enfurnada na universidade, então acordo meio dolorida... É meu dia oficial de descanso, de assistir anime, de dormir até tarde...

Os fins de semana eu guardo para colocar as leituras em dia, fichar meus textos, organizar a semana... Mas, não é apenas de minha rotina que eu gostaria de postar hoje, embora pense que valha a pena registrar esses dias em que estou aprendendo a ser historiadora.

Eu também gostaria de deixar por aqui, a poesia que remexeu meus pensamentos durante toda a semana com seu convite a manter a cabeça erguida e olhar adiante. Algo decididamente muito difícil de se fazer, uma vez que a coluna as vezes reclama e as pernas latejam, mas suponho que viver em pé é sempre melhor que rastejando e quem vive de cabeça erguida pode ver o mar, o sol e as possibilidades adiante!



"ERGUER A CABEÇA ACIMA DO REBANHO"

Erguer a cabeça acima do rebanho
é um risco
que alguns insolentes correm.

Mais fácil e costumeiro
seria olhar para as gramíneas
como a habitudinária manada.

Mas alguns erguem a cabeça
olham em torno
e percebem de onde vem o lobo.

O rebanho depende de um olhar.
__________

P.S.: Tita, obrigada por ter compartilhado a poesia comigo e me apresentado o autor!

17 comentários:

  1. Cara Pandora, uma vez pensei que se eu tivesse que ter uma ressaca, que fosse etílica, porque ressaca moral tem apenas o ônus e não o bônus (supondo-se, é claro, que haja mesmo um bônus numa ressaca etílica).

    Bem, nenhum dos casos acima parece ser o seu (talvez ressaca de trabalho, mas posso estar fazendo uma interpretose selvagem quando devia simplesmente compartilhar o que você divide.Tem certos hábitos, minha amiga, que são duros de abandonar ), mas tem dias durante a semana particularmente difíceis e outros onde podemos dar uma pausa na vida...

    Saber a diferença entre um e outro é o que me queima as pestanas, especialmente por eu ser o tipo de insolente que levanta tanto a cabeça, que as vezes a peco nas núvens...

    Lindo post e lindo poema!

    ResponderExcluir
  2. É importante viver de cabeça erguida. Um poema bom para se refletir.
    Tenha um bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. "O rebanho depende de um olhar"

    Isso corta como faca!

    Gostei muito.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Affonso Romano de Sant'Anna é o cara!E mineiro, dos bons (como todos...rsrs)
    Por isso é bom divulgar autores, né?
    Ele vive há muitos anos no RJ mas não perde a "mineirês". Sabia que é casado com a também escritora, contista, cronista, Marina Colasanti?
    Uma dupla de maior respeito!
    Carinho!

    ResponderExcluir
  5. Como não compartilhar contigo, se logo q ouvi lembrei de ti?
    Mas lembre que quem enxerga acima tb tem a responsabilidade de alertar a manada para os perigos, de mostrar os novos caminhos... pq enxerga os horizontes que os outros não enxergam.
    Beijocas minha linda!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a poesia Pandora, curta e ao mesmo tempo tão significativa!

    Eu tb tenho a sexta-feira só pra mim, assisti filmes, animes, leio mangás, tudo que for de puro entretenimento! rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É exatamente o que preciso: manter a cabeça erguida...tudo oque eu precisava escutar!

    Bom fim de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Vim retribuir a visita e conhecer seus blog. Adorei o conteúdo, estou seguindo.
    Há mto tempo não leio um poema...adorei o que vc escolheu, realmente nos faz refletir e ter mais força para seguir e ficarmos atentos a vida.
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já desconfiava, sou uma insolente, estou num momento em que preciso reaprender a olhar pra onde o rebanho olha kkk, tem horas que não me desligo e acabo ficando estressada.
    Amei o poema, bom final de semana pra você, Bjs

    ResponderExcluir
  10. OI PANDORA!
    ENTÃO VOU FICAR É DE CABEÇA ERGUIDA, TENHO DE VER DE ONDE VEM O LOBO, MAS PRINCIPALMENTE, COMO DIZES, VER O MAR, O SOL,MAS TAMBÉM O SER HUMANO, NEM TODOS SÃO LOBOS NÉ?
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Pandora,

    obrigado pela visita ao meu blog. Eu também aprecio muito a obra do mineiro Affonso Romano. Tenho ainda especial predileção pelos ensaios dele, particularmente os que discutem a arte contemporânea.

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo poema. São poucos de nós que erguem a cabeça por cima do rebanho, né?

    Sempre tem que ter a Tita no meio!

    =P

    ResponderExcluir
  13. Como seria estupendo este olhar por cima do rebanho. Belo e profundo poema.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Pandora querida,

    Affonso Romano de Sant'Anna integra a lista dos meus queridos. Obrigada por trazê-lo com esse belo poema. Lindo e gostoso domingo.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. rss meu dia de descanso é na quinta feira, quer dizer é o dia da monografia mas essa coitada tá sendo preterida por causa de um monte de coisas.

    ResponderExcluir
  16. ah! esqueci de dizer to querendo fazer uma blogagem coletiva sobre reciclagem nesse mes de dezembro. na verdade era mais uma chamada para as pessoas começarem a optar por produtos reciclados. Parece-me que estes ficam estocados nas lojas sem serem comprados. bjins!

    ResponderExcluir
  17. Pois é... o ruim é quando vc consegue erguer a cabeça por um tempo... vislumbrar uma porrada de coisas... mas depois se deixa pegar por uma das ciladas da vida... uma das mesmas ciladas que vc é sempre pego... e... o que te sobra? Abaixar a cabeça novamente. Na boa? Eu me odeio por isso. Todo o mal e mau que acontece comigo só parte de mim mesma.. Eu sou foda mesmo.

    BeijoZzz... foi mal aí o desabafo... hoje eu tô desabafando em tudo e todos.

    ResponderExcluir