domingo, 9 de outubro de 2011

Cronos...

Cronos - Brenand, 2011.

A mitologia grega nos conta que Cronos, o Tempo, foi o primeiro Titã, filho do Céu, Úrano, e da Terra, Gaia. Temeroso de ser vencido um de seus filhos comia cada um deles sempre que nasciam. Talvez os gregos pensassem ser o tempo um assassino em potencial!

Os judeus também nos contam sobre O Tempo, dizem ser ele uma criação divina e o livro de Gêneses em seus primeiros versículos se encarrega de contar como no Principio Deus criou o tempo:

"No principio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro."
(Gêneses 1; 1 ao 5)

Neil Gaiman, um dos meus autores favoritos, uma vez escreveu algo sobre ele que nunca esqueci:

"... foram felizes juntos. Não para sempre, pois o Tempo, esse ladrão, acaba levando tudo para seu deposito empoeirado..."
(GAINAN, Neil. Stardust: O mistério da Estrela, pg. 224.)

O tempo é um ladrão com um grande deposito empoeirado onde guarda a infância dos jovens e a juventude dos velhos.

Os historiadores adoptaram para si a ampulheta como símbolo e um historiador famoso, cujo nome eu não lembro, disse/escreveu certa vez que:

"A história é ciência que estuda os homens no tempo."

O tempo seria o lugar onde ocorre a História, onde os homens nascem, crescem, morrem, casam, amam, sonham, sofrem, constroem e colocam a baixo casas, cidades, nações, civilizações. Algumas vezes do dia para noite com os Norte americanos na Segunda Guerra, como os Romanos enquanto construíam seu poderoso Império, como eu e tantos mais em sonhos...

Há os que temem esse titã que nos leva a juventude, os que não gostam de pensar em quão rápido ele passa, no tanto de coisas que leva consigo, há também os que gostam de observar sua passagem e acumulam a tão louvável (e útil?) experiência.

Talvez nada na vida seja de graça, talvez tudo tenha um preço, talvez o preço da maturidade seja a juventude que se escoar como areia na ampulheta de Cronos. A maturidade deve ser aquilo que preenche o vazio deixado pela areia que cai rapidamente da ampulheta do velho titã.

Navegando pelo Em Quantos, esse espaço que a Sônia me ensinou a amar, reencontrei a postagem da Lúcia sobre o Tempo... Essa foi a postagem que me fez pensar sobre o tempo.


"O tempo nos traz à vida.
O tempo determina nossa idade, nossas rugas.
O tempo nos traz o amor.
A inexorabilidade da morte.
O tempo pode ser cruel ou amigo.
Passar devagar, ou depressa demais."
(Lúcia Soares) 

Vale a pena conferir a postagem da Lúcia é só passar lá no
Em quantos...

Oração ao Tempo
Powered by mp3skull.com
__________________

Como prometi, cáh está o resultado do sorteio do livro "Snoopy: assim é a vida", realizado entre os que comentaram e manifestaram o desejo de participar do sorteio lá no Post do Em quantos: "A sorte das pipas"



Dessa vez a colaboração foi do meu irmão do coração, Renato!


Parabéns Cacá!!! Obrigada aos que participaram, amigos queridos que viajam nas minhas viagens e voam comigo pelo caminhos do pensar! :)

14 comentários:

  1. Eu sou uma que tem o tempo por levar a juventude. Ao mesmo tempo ele é um aliado para as dores da alma, só ele ameniza!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. É Dama, o bom do tempo é isso, ele ameniza as dores da alma!!!

    ResponderExcluir
  3. Pandora, honradíssima!
    Obrigada. E seu texto foi um banho de informação.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. KKKKKK realmente certas coisas só temos motivação de fazer quando somos casadas (tipo arrumar a casa, cozinhar, etc).

    Acho que o tempo faz conosco um eterno jogo de dar e receber. Nossas escolhas acerca de como vivemos o tempo é que vão influir num resultado final (ou melhor provisório) bom ou ruim! Viajei né kkkkkk?

    Beijos e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vc disse algo muito certo Elaine: "O tempo faz conosco um eterno jogo de dar e receber."

    ResponderExcluir
  6. Poxa, eu que agradeço pelo comentário enorme com tanta profundidade e carinho, gosto das coisas assim mesmo, bem fartas e sem economías, principalmente quando tratam-se de sentimentos. Obrigada mesmo, adorei cada palavra e concordo com tudo, fico muito feliz de encontrar alguém, tão inteligente quanto vc, mas que acredita em Deus e na Bíblia, e o trecho que vc nos dedicou me tocou profundamente. Fiz um post de agradecimento lá no blog, por favor sinta-se inclusa dentre as pessoas especiais as quais me referi, adoro esses laços de amizade e esse aprendizado que conseguimos captar através dos blogs. beijos enormes, Gabi.
    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. E como destrichou tudo, ou quase tudo sobre o tempo!

    Belo texto, uma grande revisão literária dissertada...

    ResponderExcluir
  8. ' O tempo e a idade nos favorecem em muitas coisas que nem nos damos conta. Com o tempo descobrimos até aonde podemos ir, quais os nossos limites, no que devemos acreditar e também em quem confiar. '

    Otimo texto!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Dia desses eu comentei lá no TT que o tempo é sempre um problema quando voa, quando congela, quando cobra, quando aumenta a falta...Sempre, sempre.

    Um beijo, gostei muito do post.

    ;)

    ResponderExcluir
  10. "O tempo faz conosco um eterno jogo de dar e receber." [2]
    bjs e boa semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  11. Jaci! Eu lia o teu post cantarolando a "oração do tempo" do Caetano! Amei o texto, o acréscimo das informações e a finalização com esta belíssimaaa música! Ficou uma combinação impecável! ;)


    Acho o tempo um grande perigo, se colocado em descompasso com a vida. E um grande administrador, se bem administrado. A dose? Quem sabe dizer? ... ;)

    BeijooO!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Pandora!

    O Mário Lago disse uma coisa e eu achei certo, já que "o tempo não para no porto, não apita na curva e não espera ninguém." (uma antiga canção).
    Mas o que ele disse foi "Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo: Nem ele me persegue, nem eu fujo dele, um dia a gente se encontra".

    Um grande abraço e estou ansioso aqui esperando meu presente. rsrs. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  13. Não tenho medo do tempo. Por ser baixinha, aos 15 anos (louca para namorar e beijar muito...) parecia que tinha 10 e sempre ficava no canto. Aí aprendi a ser a mais divertida, interessante e inteligente (o tempo se encarregou de mostrar que eu não estava com esta bola toda). Hoje o tempo para mim tem sido de longas esperas: eu sei que este dia vai chegar, eu não quero que chegue e a incerteza me deixa ansiosa.

    ResponderExcluir
  14. O tempo para mim é como um professor: te mostra os aprendizados de cada acontecimento, como vc amadureceu, como o que antes era algo muito importante, hoja já não faz tanta diferença. Como pessoas entram e sairam da sua vida,mas sempre deixando algo para vc. Acontecimentos que vc só conseguiu enxergar mesmo depois e entendeu tudo.
    Isso é o tempo pra mim.
    Abraços

    ResponderExcluir