domingo, 10 de julho de 2011

Entre eu e Van Gogh

Durante os meus anos de ensino Fundamental e Médio eu estudei em uma escola um tanto quanto desorganizada, não havia muitas aulas, muita disciplina ou muitos recursos, os professores displicente em sua maioria e os alunos e alunas "meio selvagens", mas apesar de tudo isso a escola tinha uma biblioteca.

Essa biblioteca era minha toca, eu era uma rata de biblioteca e circulava melhor por aquele espaço que a própria bibliotecária o que seria óptimo se os alunos também não tivessem essa opinião e preferissem minha orientação a da bibliotecária, aliás não era raro acontecer da própria bibliotecaria me perguntar se tinha este ou aquele livro na biblioteca.(#exploração do trabalho infantil)

Muitos de meus melhores momentos na escola foram vividos nessa biblioteca, eu lembro dela como um lugar fora do mundo, uma ilha de sol, frescor e paz, minhas tardes sempre eram boas naquela lugar tão mágico, foi lá  que me encontrei pela primeira vez com Van Gogh. Acho que foi amor a primeira vista.

Se você me perguntar porque eu me apaixonei por Van Gogh eu não vou ter uma resposta definida, eu não entendo de arte, morria de preguiça de ler os textos enormes que os livros tinham explicando a vida e a obra dos autores, acho que só li o que falava sobre Da Vinci e não foi livre e espontânea vontade, uma professora da manhã teve a (in)feliz ideia de passar um trabalho sobre ele, ela inventou a moda e eu é que tive que parar de ler minhas coisas para ajudar os trocentos alunos dela na pesquisa, eles eram maioria ou eu ajudava ou não ia ter paz... aff!!!(#não foi divertido).

Foi só um dia desses que em meio a uma das minhas idas a livraria acabei encontrando com a  biografia de Van Gogh, não resistir e acabei trazendo para casa o exemplar.


Cada página tem sido uma descoberta, o amor que ele tinha pelo irmão, Theo, a alto-mutilação, a melancolia, a internação em um hospital psiquiatrico, a família protestante, o fato dele ter nascido nove meses depois de um de seus irmãos ter morrido (eu tenho algo em comum com Van Gogh lol) e todos os quadros que ninguém quis e hoje valem milhões.

Lendo sobre Van Gogh fico lembrando das minhas tardes na biblioteca, quase sinto a luz daquela sala, escuto o sons dos meninos endiabrados brincando com a bola, é como se a qualquer momento alguém fosse me interromper a leitura para perguntar onde estão as enciclopedias Barsa, os livros de Biologia ou a Coleção Vaga Lume...

Ah, como disse David Haziot, apesar do núcleo de noite das suas pinturas,

"... a obra de Van Gogh nem sempre é triste ou trágica. Ela respira as vezes uma incomparavel felicidade de existir."
(David Haziot)

Os comedores de batatas (1885)
“Terraço do café”, (1888).
A noite estrelada, 1889.
A Vinha Encarnada, 1888.
Doze girassóis numa jarra (1889).
Ponte Langlois em Arles, (Arles, Maio 1888).
Colheita em La Crau com Montmajour ao fundo, (Arles, junho 1888)
_______

P.S.: Depois que eu escrevi essa postagem fiquei pensando que escrevi muito, tive que ficar um tempão esperando o blog carregar essas imagens e no fundo eu só queria dizer que estou com saudades dessa época em que eu ficava na biblioteca da escola, em paz, vendo os quadros de Van Gogh nos livros enormes de História da Arte... Que eu sinto saudades desse tempo de estudo sem compromisso... De ler apenas por prazer.... Das interrupções das crianças menores e maiores (olhando assim de longe como tod@s parecemos não mais que crianças, eu já me sentia tão adulta rsrs)... Acho que sinto falta até da professora de artes que me fez passar um longo mês me dedicando a Da Vinci e seus alunos... Saudades... Saudades... Saudades... Eu era feliz e não sabia!

28 comentários:

  1. Realmente ele é um mestre, adorei o retrato que pintou de você dois juntos: a Pandora e o Van Gogh... Só peço que não cortes nenhuma da orelhas...
    Adorei a reflexão querida!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ave Maria... tinha que ser a minha nerdzinha.

    Eu tbm nunca li nada mais a fundo sobre nenhum artista... mas eu sei que eu adoro o Salvador Dali e, consequentemente, o Surrealismo.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que arte é assim, ou a gente se identifica ou não, ou se sente ou não se sente!!! É Vaneza vc tem um que surreal mesmo rsrs.

    Adorei essa coisa de "minha nerdzinha" S2

    ResponderExcluir
  4. Pandora, anja querida

    Nada entendo de arte, só sei que sou APAIXONADA por Van Gogh. Apaixonei-me (amor à primeira vista) quando tinha, 9 ou 10 anos, e vi num livro de escola uma foto dos "doze girassóis numa jarra" (nesse mesmo livro tinha foto da Acrópole e da Esfinge). Fiquei fascinada pelos girassóis, pela cor amarela e por Van Gogh. Daí vem o nome do meu blog Girassóis bem mais tarde descobri o significado dessa flor pra alma da gente, por isso Colheita de Girassóis.
    Post maravilhoso, não só pelo Van Gogh, mas também pelas suas belas lembranças da infância/adolescência! Obrigada!

    Girassóis nos seus dias!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Dilso fique tranquilo, minhas orelhinhas estão seguras rsrsr

    Celina que delícia descobrir sua história com Van Gogh!

    Obrigada a você por compartilhar sua história e pelos Girassóis!

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que as imagens demoraram a carregar. Assim tivemos um duplo prazer: o de vê-las novamente e de curtir suas memórias saudosas de uma biblioteca, esse panteão sagrado dos amantes de livros.rsr. Uma ótima semana, Pandora. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Post saudosista, repleto de sensibilidade.

    Já q vc citou a Barsa, incrível como ninguém fala da Mirador, uma enciclopédia bem melhor e mais completa.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Pois é senhor Verden, eu nunca ouvir falar da Mirador, na biblioteca da escola só tinha as Barsas... Mas hoje a única enciclopédia que interessa é a Wikipédia.

    ResponderExcluir
  9. Pand, minha amiga querida, menina eu tbm vivia socada dentro da biblioteca da escola! Passava os recreios lá folheando livros, sentada na cadeira lendo e conversando com a bibliotecária (essas eu sempre fazia amizade, até na faculdade, de vez em quando vou visitá-las, levar chocolate pra elas rsrs. Eu ía duas vezes por semana a tarde arrumar a biblioteca enquanto meus colegas faziam aula de vôlei ou futebol. Estou pensando seriamente, e acho que já devo ter comentado contigo que quero fazer biblioteconomia, seria o céu pra mim poder me dividir entre essa profissão e dar aula!!! :)

    Não conheço muito sobre Van Gogh, mas me lembro dos quadros da aula de arte. Olha esse post tbm me reportou a uma época boa sô!
    Em quesito nostalgia somos muito parecidas!!!!! É tão bom nos perdermos ali atrás, só num vale esquecer de voltar hehe

    *Acho que quem escreveu muito fui eu Pandita! rsrs Te adoro e suas palavras sempre me aquecem o coração, muito obrigada!!! Se cuida sempre, bjokitas mil!

    ResponderExcluir
  10. Ficou interessante, um gënio na pintura, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  11. Você escreveu o suficiente Meiroca!!! Suas palavras sempre aquecem meu coração, me ensinam, quando não animam néh!!!

    Também morro de vontade de fazer biblioteconomia \o/ Oia vc fugia da educação física, eu também \o/

    E sim: "É tão bom nos perdermos ali atrás, só num vale esquecer de voltar!"

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!Eu gosto de Van Gogh tb, não entendo nada de arte e estilo, mas me passa algo bom. na escola a biblioteca era meu refúgio, eu li uma biografia adaptada para crianças da vida dele e me apaixonei pelos girassóis rs eu tenho aki uma foto ampliada do vaso, mas tb gosto muito da noite estrelada. Rsss você é muito boba! Hahaha me chamou de encalhada na maior kkkkk mas não tô ofendida não. beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu não conheço muito de Van Gogh. Mas, estimulou-me a conhecê-lo.

    Ah! Adorei a postagem; assim como o blogue.

    Abração.

    ResponderExcluir
  14. Olha eu aqui outra vez! rsrs
    Não sei se vc brinca com os lances de selos, mas deixei o selo Esse blog é um sonho para seu bloguito lá na minha página Selinhos e afins, espero que goste vice?!!! Mas não precisar levar se num quiser ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Tmb passava bastante tempo na biblioteca da minha escola e o mesmo acontecia comigo. Sabia mais sobre os livros do q a própria bibliotecria rs
    Sinto mais saudades dessa epoca pq podia pegar livros de graça a vontade! Hj tenho q pagar por eles :(
    Abç

    http://falandosobreall.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Pan, você sente saudades do poder de ler e fazer qualquer coisa sem muito compromisso ou horário, rs
    É assim mesmo... vida adulta trás coisas boas, mas algumas são muito chatas. Adoro bibliotecas, até hoje!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  17. Pois aí está a oportunidade: viaje muito e espalhe pedacinhos de seu coração por onde for. Acredito mesmo que o melhor presente que a gente pode se dar é ir conhecer o que amamos.

    ResponderExcluir
  18. Hahahahaha, obrigada por me avisar!
    Sabe, as vejos eu fico LOUCA pra entrar logo na faculdade, mas tenho certeza que vou sentir falta da época de escola.. Dos amigos, dos professores e até da cobrança! E da biblioteca tbm, claroooo..
    Maior refugio que lá, só o meu quarto!
    Beijos e, agora, vou aproveitar mais esses ultimos meses hahahha
    Afinal, tá acabando! AMÉM :D

    ResponderExcluir
  19. Curta tudo Tabs depois a gente sente falta!!!

    ResponderExcluir
  20. olá amiga teus post cada vez melhores, dá gosto de ler. Olha teu voto no pena de ouro foi computado com sucesso. beijos!

    ResponderExcluir
  21. Que linda sua história de vida e seu interesse espontâneo por leitura e pela biblioteca da escola! Geralmente as meninas preferem burlar as aulas com coleguinhas e fazer besteiras! kkkk

    Bom, também curto Van Gogh, morro de pena quando imagino como a vida dele deve ter sido sofrida e sem reconhecimento, afinal o reconhecimento só veio MUITOOO depois de sua morte!!

    JÁ ESTOU TE SEGUINDOOOOO, amei seu Blog e sua forma singular de ver as coisas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Van Gogh era alucinado em entender ele mesmo, e por nao entender, se suicidou. Essa é a única parte da vida dele que eu nao gosto.
    Nao é pra te dar vontade de vim pra Viena, mas exceto A noite Estrelada, já vi todas as outras telas originais na minha cara, Pan, quase morri de emocao!!!!! Foi numa exposicao aqui. A noite estrelada por ser a mais famosa, fica guardada a sete chaves no museu dele, na Holanda. Na minha sala tenho uma réplica do hospício onde ele ficou internado e ele pintou a fachada.
    Lindo demais esse post, nem preciso dizer que ele é um dos meus queridinhos também, e que também já fiz um post homenageando-o: http://sou-da-cris.nets.at/2010/10/18/%C2%B4estrelada-noite-estrelada/

    # Você conhece essa música feita pra ele?
    http://www.youtube.com/watch?v=Gi_P8XwrSCU&feature=youtube_gdata
    Eu tinha colocado esse vídeo no meu post, mas depois tirei porque vídeos pesam demais...

    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  23. Pandora
    Que coisa tão linda que contastes! Gostaria muito de saber profundamente sobre artes. Sou uma aventureira e amo cada detalhes o mais simples que seja. A Arte da pintura parece simples aos olhos de quem vê, mas aprender o jogo de cores, como dar os tons, como dar a perpectiva ... isso tudo comecei a ver nas aulas de pintura de minha irmã.

    Também tenho saudades do meu tempo de escola.
    Obrigado pelo seu carinho e apoio. Feliz de estar ao teu lado nesse lindo projeto vida.

    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  24. Gostei do post e nao o achei grnade. Nunca li nada dele, acredita? Vou providenciar essa biografia.

    Pois é, a vida era muito dificil naquela época e com certeza ele sofreu muito vendo que ninguém valorizou suas obras. Triste realidade aquela.

    Bjao

    ResponderExcluir
  25. Pan, sim, Viena é um parque de diversoes daqueles! hihi

    E pelo jeito temo gostos parecidos, só falta você gostar de Schubert!

    Que bom alguém disse gostou da minha "carta" da calcinha vermelha, que mais parece um bilhete, mas disse pra minha colega (e ela sabe) que escrever coisa longa nao é comigo.

    Beijinhosssss, hoje um sol de 31 graus, coisa rara nessas bandas.

    ResponderExcluir
  26. Ah, cm eu amei esse post!Ahei lindo e delicado! É muito mágico quando temos um encontro com a arte, um verdadeiro encontro e não uma obrigação de encará-la. Van gogh foi um destes que teve um encontro com a arte, em um lugar triste, numa vida triste...Vc teve um encontro com a arte em meio a tantos livros. Que dera todos nós estivessemos abertos a esse encontro, com prazer, com sensibilidade.

    ResponderExcluir
  27. Olá passeando pelos blogs encontrei o seu e gostei muito. Adorei o seu post. O seu encontro com a arte foi maravilho em meio a livros e ajudando os outros. A arte sempre nos une. Seja na literatura, na pintura, na música, etc. Todo o tipo de arte nos faz refletir sobre a vida e o sentido que damos à ela.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  28. Incrivel como Van Gogh sempre me rende coisas impressionantemente incriveis!!! Amor para a vida toda, com toda certeza!

    ResponderExcluir