sábado, 23 de julho de 2011

2 ª Blogagem Coletiva: Educação Escolar


Primeiro tenho que me desculpar porque minha postagem está saindo atrasada, era para está aqui desde a madrugada de ontem, mas cada vez que olho para essa imagem me sinto mais como esse homem.

Diante de grandes interrogações???? que caminham para o infinito...
Fico pensando em como a forma escolar de educação começou a ser construída no Brasil a partir do Império, uma época em que o professor era a escola e a despeito do Estado, da sociedade e dos professores reconhecerem a necessidade de educar as crianças poucos tinha acesso a essa forma de educação.

Fico pensando em como no caminho da escola, em como ela já foi vista como um meio de reprodução de ideias, modelos corretos de comportamento, mera reprodutora de desigualdades.

Em como hoje muito estudiosos já percebem que a escola tem vida própria, uma identidade.

Por trás dos muros da escola acontecem tantas coisas, os meandros da educação escolar são tão cheio de curvas e entraves que fica difícil escolher um tema só para falar.

Há o amor que surge entre os professores e os alunos, a difícil tarefa da gestão escolar, os desafios de se lidar com o livro, a humilhação de um salário diminuto frente a uma formação tão difícil quanto a do educador... A rotina, os conflitos, os conteúdos a ensinar do lado do professor, os conteúdos a aprender do lado do alunos. As lembranças incríveis dos nossos dias de aluno, quem não tem grandes lembranças boas e ruins da Escola?

Durante o século XIX, nos primeiros dias da escola pública estatal no Brasil, não era consenso que TODOS precisavam ir a Escola, a forma escolar de educação se consolidou de fato, mas os problemas não só continuam como crescem assim como as interrogações.
_________ 


CONFIRA TAMBÉM AS OUTRAS POSTAGENS SOBRE O TEMA:






14 comentários:

  1. Olá,Pandora!

    E o mais triste é que tem piorado!A educação hoje, não forma pensadores, não forma cidadãos!!!
    Tem passeadas para tantas coisas, devia ser feita uma mobilização nacional exigindo uma educação de qualidade!!É um direito!
    **Vi atrasada o email sobre a blogagem coletiva, mas se anida der coloco amanhã.Podê?
    Beijos
    Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, a minha ta saindo agora tambem..programei e ela não foi!! To publicando agora!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sobre o post, infelizmente o que mais parece hjaver são interrogações na educação brasileira...
    Adorei o tema da blogagem e gostaria de saber se ainda posso participar, publicando o meu daqui a pouco.
    Beijos,
    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella!

    Estava na estrada... Cheguei! Falar, escrever de educação, escola, neste país haja celulose e dedos para digitar. As escolas dizem que tem gestão autônoma e a comunidade tem que ser "participativa" é tanto que existe um conselho escolar que na maioria das vezes é só pro forme, p/ inglês ver e ter assinaturas...

    O ensino médio, até onde estive em sala de aula... Eles perderam o foco, vc vê adolescentes sem objetivos...

    Universidade Federal? Um exemplo vivo, sou pobre, e fiz faculdade particular, acho que isto diz alguma coisa...

    Bem, haja tratados em educação... Acredito que hoje está pesando bem menos a origem da sua formação, e sim a capacidade que vc tem de adaptação e criação dentro de um curriculum de vivência, experiência, o resto é consequência do que realmente vc gosta de SER e FAZER.

    Meninas um super fim de semana p/ vcs!

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  5. Eu cheguei a pensar que vc não escreveria hahahaha ía me deixar no vácuo! Eu acho que vc explicou bem pq devemos deixar cada um criar o próprio conhecimento, assim não haveria aquela pressão no aluno para responder o que o prof estava pensando.

    ResponderExcluir
  6. Não é à toa que o termo escola provenha do latino "escolá" (lugar do ócio). Parece que ainda hoje há pessoas que acham que lá realmente é o lugar de não se fazer nada.
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  7. Marcia, obrigada, já fui lá conferir, parabéns, amei sua postagem!

    Bia seu comentário foi melhor que minha postagem, obrigada!

    Aleska jamais deixaria você sozinha nessa ora!

    Dilso, pq vc sempre é tão brilhante ein?!?!? É verdade, há quem ainda pense que lá é o lugar do ócio, não é felizmente!

    ResponderExcluir
  8. Muita gente que não esta "dando a mínima" para a educação de nossos filhos estão embutidos no meio.

    Adorei a postagem; abração.

    ResponderExcluir
  9. ok! estou colocando lá tb uma lista, espero q o pessoal do paulo não amarele. beijinhos e vlw por não me abandonar kkkk.

    ResponderExcluir
  10. Pandora
    Desculpe se só agora consegui concluir a minha participação. Agora sim estou me sentindo melhor, pois o meu dia foi agitado e além disso o computador não me ajuda a concluir a postagem.
    Falei muito e disse pouco, mas foi de coração.

    Minha participação está aqui:
    http://mamyrene.blogspot.com/2011/07/blogagem-coletiva-educacao-e-escola.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Pandora
    Voltei para ler seu post que na correria de avisar sobre a minha postagem não fiz.
    As intrrogações sempre existirão e o importante é você fazer a sua parte.
    Enfrentrás muitos desafiso, problemas e muito mais, mas a Pandora educadora tem o seu jeito único de amar o que faz e usar o dom e a criatividade para alcançar o seu objetivo junto aos seus alunos.
    A constante atualização agregado a novos cursos só farão aumentar o seu conehcimento e independente dos problemas o sucesso chegará com toda certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga vim ver as novidades e nossa quantas novi...Desejo-te um restinho de domingo com poesia e festa, luz e sorriso. ♥☆Jinhosssssssssssssss♥☆

    ResponderExcluir
  13. A escola tradicional tem seus prós e contras. Atualmente, ela escapou às suas origens, não havendo mais castigos físicos e a própria decoreba. A escola de hoje, evoluída, mais livre, é presa pelo que está além de seus muros. Não é apenas a questão das condições em que a criança vive fora da escola ou mesmo da remuneração do professor, é uma questão de importância: admitindo ou não, o povo brasileiro já não valoriza a educação. Exigir certificados não é promover a educação é impô-la.

    Vou dar uma olhada nos outros textos!

    =D

    ResponderExcluir