quinta-feira, 23 de junho de 2011

Um porto chamado Angola!


Se estiver com vontade confira essa ideia aqui!

6 comentários:

  1. Pandorinha, esse porto é o meu porto, minha pátria amada, minha Angola. Fico feliz com tudo que li, por você ter conhecido um pouco mais sobre esse povo sofrido mas corajoso, e sobretudo humilde e amistoso, alegre e esperançoso.
    Acabo por me sentir assim meia que homenageada com esse seu post (pretensão e água benta cada um toma quanto quer, né? hehehehe) mas fiquei emocionada. O poema de Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola, é um dos mais conhecidos. Lembro que na infância sabia de cor e salteado, pois tal como cantávamos o hino todas as santas manhãs no pátio da escola enquanto subia a bandeira de uma Angola independente, também tínhamos que ter esse poema na ponta da língua. E saiba que sim, o sonho de Agostinho Neto demorou para se realizar pois, após a descolonização veio ainda a guerra civil por mais de 20 anos. Vinte anos durante os quais cresci e me fiz mulher numa realidade muito diferente da que a minha filha hoje vive ... se tivesse que contar, nossa ... não caberia aqui, mas hoje ... hoje Angola é um país em franco desenvolvimento, todo mundo quer vir pra cá, e hoje, sim, sem guerra, pode-se desfrutar da beleza deste país, e os seus sonhos, ou os sonhos de quem lutou por eles, como Agostinho Neto, estão a realizar-se dia após dia.
    Você me deu uma ideia. Qualquer dia vou escrever um post sobre Angola, e postar fotos de Luanda para você e quem mais quiser, conhecer um pouquinho mais daquela que afinal também é a origem dos brasileiros. Essa mistura de raças que se deu tanto aí, como aqui, e que no fim das contas, é a coisa mais linda de se ver.
    Gostei muito. Beijo na alma.
    Angel.

    ResponderExcluir
  2. Angel eu nem sei o que dizer, estou emocionada com seu comentário, torço por Angola como torço para o Braisil, me orgulho muito de saber que minha história foi construida trançada com a história da África e de Angola... Que bom que vc gostou, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Pand, fiquei meio perdida sem saber onde comentar rsrs mas já que desse ponto sai, vou comentar por cá hehe

    Menina, tu fez uma bela viagem por um livro, por isso que sou apaixonada por eles!!! o belezura!!!
    Eu tenho uma turma com vários alunos angolanos, essa gente é maravilhosa, aprendo muita coisa com eles, amo eles de paixão!!! adorei teu post flor!!! E mais uma vez adorei seu comentário lá em mi bloguito!!
    saudade querida, bjokitas mil pra ti ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Pandora,
    Que texto denso... amei!!!!
    Adorei também a sua visita. Qdo puder, venha sempre delirar comigo!

    ResponderExcluir