quinta-feira, 30 de junho de 2011

É brincando que se aprende!

Como eu sou uma faladeira descompensada, desde que me entendo por gente escuto minha mãe dizendo que devo ter cuidado com o que falo, pesar minhas palavras, "pensar para falar" e não "falar para pensar".

Ontem no meio da madrugada em meio aos mares da blogosfera dei de cara com o texto da Meire, lá no My Crystal Visions,  que me lembrou as palavras de minha mãe, pensei que se tratava de uma coisa e na verdade era outra... Não resisti e pedi a dona do texto permissão para traze-lo para minha caixita.

Obrigada Meire, você me fez uma vez mais concordar com a máxima que diz: "é brincando que se aprende"!


Brincando de Amarelinha

Ouça o que você diz. Escolha bem suas palavras. Você brinca de Amarelinha e as palavras são pedras atiradas que podem te levar ao CÉU ou ao INFERNO. Está em suas mãos escolher se vai brincar com uma pedra ou uma flor. E é você quem atira, portanto a responsabilidade é toda sua. E depois de atirar o que quer que seja você tem que pular no quadrado que a atirou e aí vamos ver se vai cambalear ou pular num quadrado diferente. Falar é isso, depois de dita a palavra não volta a fita e se atirar flores a resposta será flores, mas se atirou pedras, não espere que receba flores, pois não irá acontecer. Quando as palavras saem do pensamento para a boca e daí para fora num sopro temos  que sustentar o que falamos, então vemos o quão verdadeira é uma pessoa, pois o importante depois da palavra atirada é a atitude tomada. Dizem que atitude vale mais que as ditas cujas, mas tomar cuidado com o que fala também ajuda a mostrar quem você realmente é.

As palavras que saem da sua boca refletem o que corre dentro de ti, como pulsa os elementos em sua terna ou obscura imensidão interior.

14 comentários:

  1. Pand, eu e minha amiga insônia estávamos indo dormir quando vi que postou hehe
    Já falei isso hj, mas vou ter que repetir, eu fiquei master feliz que vc tenha gostado do meu texto :)
    Palavras podem ser o início ou o fim de muita coisa!!! Aff maria!!!!

    Passei na Ferzoca agora para ver se tinha post novo, mas nadica dela por aqui e nós continuamos nessa saudade sofrida! pqp!

    Se cuida Pandizita, bjokitas com master carinho ;)

    ResponderExcluir
  2. Que legal você ter trazido as palavras da Meire aqui!
    Eu sou exigente com minhas crianças e as palavras. Penso como sua mãe! E sabe que isso foi bom? Além deles melhorarem o vocabulário, acabam refletindo nos sentimentos que as palavras podem causar neles e nos outros. Ótima analogia com a amarelinha... Beijo

    ResponderExcluir
  3. "a língua é um membro pequeno, contudo, faz grandes fanfarrices. Vede quão pouco fogo é preciso para incendiar um bosque tão grande!  Ora, a língua é um fogo. A língua constitui um mundo de injustiça entre os nossos membros, pois mancha todo o corpo... Porque toda espécie de fera, bem como de ave, e de bicho rastejante, e de animal marinho, há de ser domada e tem sido domada pelo gênero humano. Mas a língua, ninguém da humanidade a pode domar. É uma coisa indisciplinada [e] prejudicial, cheia de veneno mortífero..." - Tiago 3:5
    Pura verdade né?
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto da Meire! Eu costumo ter um cuidado grande com a palavra falada. Claro que como ser humano perco a cabeça e erro, mas normalmente sou de pensar bem antes de dizer algo.

    E a palavra escrita temos que ter mais cuidado ainda, porque depois de espalhada, aquilo é a prova total, não tem como consertar.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Você acertou "em cheio" em trazer um texto de Meire ao seu blogue; ela é tudo de bom!
    E, quanto ao seu blogue, eu adoro vir até aqui. Você esta, mais uma vez, de parabéns.

    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Pandora, no blog da Geyme(butique de ideias)tem uma frase lapidar e eu até a copiei para mim a esse respeito:(aprendizado, rsrs)

    "Às vezes é melhor ficar quieto e deixar que pensem que você é um idiota, do que abrir a boca e não deixar nenhuma dúvida!" Geyme

    Abração. paz e bem.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha pensado na brincadeira da Amarelinha por esse ângulo. Realmente palavras tanto podem curar como ferir... e eu sei bem disso.

    Ah! E eu tbm sou expert em em falar demais... tu nem tem noção das roubadas que eu entro por causa disso. rs Mas tbm falo de menos. É estranho isso... mas eu vivo variando entre os extremos.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  8. Ahh essa nossa compotinha anda impossível, inspirada demais da conta, e nós que somos as sortudas nao é?

    ResponderExcluir
  9. Pand..que texto lindo.
    Me fez lembrar o Beto que dizia assim:
    PALAVRA ERRADA DITA, PANCADA DADA, NÃO TEM CONSERTO...
    Menina aproveitar para te parabenizar pela beleza do layout. Ficou sua cara, lindo, lindo!

    Cheiro minha flor

    ResponderExcluir
  10. Pand
    Que excelente homenagem vc fez à Meiroca. Além dela ser simplesmente uma garota maravilhosa, está demonstrando um talento ilimitado na arte de escrever. Seu blog é lindo, amei tudo!
    Bjkas com muito carinho e um bom findi!

    ResponderExcluir
  11. Vim dar uma espiadinha no seu blog, depois de ler um comentário seu no blog da Dama e me deparei com este post sensacional. O texto da Meire, Brincando de Amarelinha é fantástico, vou aproveitá-lo para meu filho que por ser hiperativo, não filtra o que fala, a comparação da fala com a brincadeira neste texto divertido, o fará refletir um pouco.
    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Minha avó dizia que tem gente que "fala porque te boca!"
    Eu sou uma faladeira contumaz, mas eu procuro tomar cuidado, porque eu própria vivo sendo alvo de línguas que não ficam dentro das bocas!!
    Ótimo texto!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Ai meu Deus... Essas duas meninas me enchem de orgulho... Coisas mais lindas vocês! Bjo!

    ResponderExcluir
  14. Estou conhecendo-as agora. Pandora, lindo texto. Os cumprimentos se estendem à Meire.
    Palavras e atitudes. Disseram tudo.
    Pena que bem poucos praticam.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir