segunda-feira, 11 de abril de 2011

Os dias de chuva...


Há quem diga que os recifenses não sabem o que querem, se faz sol dizem que a cidade é inferno, Hellcife, se chove a gente também não gosta é ruim e ninguém sabe o que gostamos... No meu caso não existe esse problema existencial, eu posso até dizer que tá muito quente,  que essa coisa de Outono é uma propaganda enganosa, mas pode ter certeza, vc não vai ser  em um tom de tristeza. Eu adoro o Sol do Recife, gosto dos dias quentes e esse céu fechado de dias de chuva me angustia por demais...

O cinza me deixa amuada, me traz lembranças ruins, me faz querer falar de coisas melancólicas, me lembra do que vai mal na minha vida, dos conflitos que não se resolvem, das pressões que aumentam, das traições mesquinhas, dos amores que não vingam, das brigas eternas com meu pai, que só fazem crescer e dia a dia ficam mais e mais difíceis me deixando cada dia um pouco mais encurralada.

Sem calor parece que tudo fica pior e não vem um pensamento que preste em minha cabeça.... queria escrever sobre algo legalzinho, um novo livro infantil que comprei, um outro que li, um episódio curioso, uma história linda vi, de como a barriga da minha amiga tá linda ou do nome que ela escolheu para o bebê, de um aniversário que se aproxima, um acontecimento curioso/atípico... Mas não consigo, embora tenha ensaiado começar...

É fogo, eu só consigo lembrar do que dá errado, do que não foi... e vou desabafando, pq se isso fica dentro é pior... e não é meu estilo ficar guardando as coisas, não sou o tipo que explode, sou o tipo que solta tudo a medida que vem.

Uma vez li em um papelinho que venho em um saquinho de chá que quando você tem um problema te angustiando é bom contar a dez pessoas e ouvir o que elas tem a dizer, quando você falar e ouvir a décima pessoa seu problema vai parecer muito menor, sigo esse principio e tento não guardar angustias, quando elas ameaçam me sufocar falo com um, dois, três, dez...

Depois que falo me sinto mais leve, sempre acho que vale a pena falar, mesmo que isso não faça com que minhas relações familiares melhorem, com que meus problemas afectivos se resolvam, com que as pequenas mesquinhezas sejam desfeitas ou que eu aprenda os fatos óbvios de quem "nem todas as pessoas são legais", "algumas amizades, por mais que você queira, simplesmente não vingam", "pais podem magoar muito", "há uma hora que vc precisa seriamente pensar em sair da casa de painho e mainha, mesmo sem ter casado", "aquele sonho de casar primeiro e sair de casa depois pode não dar certo", "que dias de chuva são tão necessários quanto dias de sol", "traições são normais", "a solidão também é uma companhia", que "todos os conselhos do mundo fazem sentido, eu é que, vez ou outra, não faço sentido algum".
 

21 comentários:

  1. Ebaa! Sou a primeira das dez pessoas! Tou aqui, e já tava "retada" com tua ausencia mocinha! E que negocio é esse de tirar aquela foto linda pra colocar essa japa que eu nunca vi? Bjo minha linda!
    Obs.: Também odeio dia cinza!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pandora,

    Essas últimas frases foram ótimas, sabia? Principalmente que "nem todas as pessoas são legais", rsrsrs. Eu também acho que falando pra dez pessoas o problema parece bem menor, então estou começando por você: nem todas as pessoas são legais, e é bom a gente ir se habituando a isso...
    Desculpe chegar já desabafando, mas... me senti em casa nesse post, entende?
    Me identifiquei.

    Beijos, adoro os dias cinzentos, de chuva, rsrsrsrs. Deixam minha alma lúgubre.

    Carla

    ResponderExcluir
  3. Chover desabafo é lavar a alma. Só faz bem! O sol logo volta, no céu, na vida. beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que post "identificador"... pra vc, e para nós! Quem não se identifica com esses momentos? Há quem prefira o sol, outros a chuva, mas o tempo interno as vezes é o que mais angustia... o exterior é só uma "justificativa". Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Pandora, muito bonito o seu texto. Que sensibilidade!Concordo contigo. Detesto chuva e dia nublado. Sei, sei q precisamos de chuva, mas eu não gosto mesmo. Dias ensolarados me deixam mais alegre e animado.

    Quanto a problemas familiares, não tenho saudade da minha família, exceto da minha saudosa mãe. Há dois anos q moro sozinho; é bom demais!

    Este seu texto parece até q foi escrito por mim. rs

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de dias quente, simplesmente odeio calor. Eu sou extremamente calorenta, e qualquer calorzinho eu já to morrendo.

    Mas também não gosto de dias chuvosos, exceto no meio do verão, porque dá uma refrescada no inferno que é o verão do RJ...

    Bom mesmos são os dias ensolarados de junho aqui no Rio, que delicia, sol sem calor... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Pandora,
    O sol e o calor só são gostosos porque têm opostos. É por isso que damos valor às coisas de que gostamos.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  8. Pandora,
    entre as dores de crescer está a aceitaçãos dos fatos óbvios, entre eles está "há uma hora que vc precisa seriamente pensar em sair da casa de painho e mainha, mesmo sem ter casado", por que precisamos um espaço só nosso, aliás como é na natureza com todos os animais.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  9. Oxe... que minha bichinha tá é tristinha. É por que eu tô sumida da blogosfera, né? Daí vc sente minha falta, né? Pretensão, teu nome é VaneZa. rs

    Eu também não gosto de dias de chuva... não gosto de coisas molhadas... eu nem gosto de tomar banho... tomo pq é o jeito... e ainda bem que a Dama já comentou se não ela ia dizer mais uma vez que eu sou porca. rs

    Mas eu tomo banho... é sério... eu tomo... a força, mas tomo. rs

    E apesar de gostar de dias quentes... eu não gosto do sol forte e nem de todos os malefícos que ele causa. Fato!

    E a senhorita... fique bem!

    E... ó... um conselho... cuidado na escolha dessas dez pessoas... tem pessoa que por mais que vc queira desabafar... não dá... ela só vai te fazer ficar pior. Fato, de novo!

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro sol também, só não gosto do calor, da umidade, da maquiagem derretendo, de suor traspassando a roupa... Aí sim me angustio.
    Mas chuva em Recife, ui, não dá não.
    Banho na parada de ônibus, sandália se parte, sombrinha molhando todo o chão das lojas Americanas...botam aquele papelão la entrada que se parte encharcado kkkkk, ai meu Deus tantas lembranças.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Nossa, imagina se você morasse no sul! Menina, você não iria aguentar!
    Eu vou ter de confessar: adoro o frio - mas com sol! E gosto de uma chuvinha se posso ficar em casa assistindo que caia através da minha janela.
    Mas, como diz aquele ditado: depois da tempestade, vem a bonança! Alguma chuva e ventania podem trazer boas novas!
    abs,

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Tô numa fase tão ruim que nem preciso de chuva pra ficar assim.

    Pressões paternas e maternas são ruins, mas nunca case apenas pensando em sair de casa.

    Digo por experiência própria

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post Pandora! Vou começar a procurar as dez pessoas já! Quem sabe passo mesmo a dar menos importância para os meus problemas! Amei o texto!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Hum... well, I agree with you, Miss Pandora.
    Your blog is very good!
    Congratulation!

    Cheers!

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Dessa vez, recebi o selo “Blog Pop”, de duas pessoas queridas e admiradas na Blogosfera: a Ju, do blog Cantinho da Ju e do João, bo blog Sobre o tempo.
    Esse selo é conferido aos blogs de popularidade, aqueles que atingirem a aceitação do público.
    O selo foi criado com a intenção de promover o reconhecimento por um trabalho que agrega valor à Web.
    O seu blog foi um dos dez que escolhi!
    É importante que você que está recebendo o “Selo Blog Pop” e o aceite, siga algumas regras:
    1. Exibi-lo no blog;
    2. Apontar o blog pelo qual recebeu o selo;
    3. Escolher outros 10 blogs
    a quem deve oferecer o “Selo Blog Pop”.
    OBS: O selo está no Trocando idéias.

    ResponderExcluir
  16. ... e da tua famosa caixa saiu um belissimo texto, cheio de criatividade!


    Beijos meus,
    AL

    ResponderExcluir
  17. Oi Pandora, dias de chuva tem um quê mesmo de melancólico, como se algo de ruim estivesse para acoontecer.
    E concordo que falar sobre o problema o torna mais leve e descobri que esta é uma das melhores coisas de blogar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto de chuva, prefiro o sol, mas entendo que ela é necessária para o equilíbrio da natureza. AInda bem que existem as galochas!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  19. Eu simplesmente não gosto de dia de chuva.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  20. eu tambem adoro o sol e o calor, frio é melancolico. mas escrevo para agradecer os comments no meu blog. hoje em particular tive vontade de dar uma resposta mais elaborada, mas nao é possivel, ja que a maioria dos leitores nao gostaria de ouvir o que eu iria dizer. abraços, é uma honra tê-lo(a) por la
    171nalata

    ResponderExcluir
  21. Ontem vc me disse q eu parecia coma sua mãe, lendo esse post, posso dizer que pareço um pouco com vc tbém.

    ResponderExcluir