quinta-feira, 24 de março de 2011

Saga Crepúsculo: ou eu escrevo isso ou surto!


Assim, eu poderia não gostar da Saga Crepúsculo! Verdade poderia, sei que o livro 1 da Saga, que é o único que se chama Crepúsculo tem muitas coisas de algumas obras de Jane Austen, tipo Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade,  que o segundo tenciona ter um ar meio Romeu e Julieta e o terceiro (Deus nos proteja) tenciona ter um similitude com Morro dos Ventos Uivantes e que só nascendo e renascendo umas cem milhões de vezes e tendo muitaaaaaaa sorte Sthefany Meyer  talvez, apenas talvez, pudesse fazer algo possível de ser comparável a obra de Jane Austen, Emily Bronte ou William Shakespeare.

Eu sei disso \o/ Juro!!! Já li Shakespeare, aliás, tou até lendo Macbeth, e gente o negócio é pronfunoooo... E Jane Austen e Emily Bronte, fala sério! \o/ Por incrível que pareça, já li até textos acadêmico que falam sobre os personagens, o estilo e monte de coisitas mais sobre as damas. É, eu sei isso, isso é coisa de nerd. Mas  me dêem um crédito, a mulher do século XIX está entre meus temas de estudo, no vai e vem eu sempre topo com coisas sobre  essas duas, prá completar Jane é uma de minhas autoras preferidas e a srta. Emily Bronte (srta pq eu não quero intimidade) é a minha única autora preterida, logo sempre que tenho tempo estou estudando as duas.

Eu sei, mas ainda assim:

EU GOSTO DA SAGA CRÚSCULO, EU ASSISTI, LI OS LIVROS E TUDO O MAIS!!!

E quer saber? (Não?!?! Então não leia ora!) NINGUÉM, (nem pelo amor de Deus) que critique essa série faz uma critica literária honesta, elenca critérios literários,  fala de como a série foi construída, explora as problematicas que envolvem uma serie dessa ser tão fortemente consumida, que autores influenciam a escrita da autora, que valores estão em questão, o que esse livro reflete de sério sobre nossa sociedade, aliás que tipo de literatura é essa que é feita para SER CONSUMIDA, que sociedade é essa que produz Literatura, algo tão delicado, para ser consumida e o que isso reflete.

Nãoooooooo, se é mais fácil malhar o pal apenas nas pessoas que assistem a série ou a própria série por motivos altamente lugar comum antes  mesmo de entender qualquer coisa em relação aos livros e filmes pra que fazer uma critica séria néh??????

É mais fácil dizer que "QUEM GOSTA DE CRESPÚSCULO É LIMITADA(O)!".

É, eu sei, problematizar as situações é difícil mesmooooo, eu sei. Só que ultimamente eu tido uma grande dificuldade de ter paciência e aceitar abertamente a opinião de quem não para e analisa; não formula argumentos para defender suas ideias; que prefere depreciar as pessoas e nem se dá ao trabalho de conhecer a fundo aquilo que critica; que ler por cima, ver por cima e sai emitindo opinião igualmente por cima!

E sim, deixo um vídeo aqui do Mau Saldanha onde ele fala sobre os motivos mais gerais que levam, na opinião dele e eu concordo, os homens a não gostarem da série. Porém, eu acrescentaria que, como vivemos em uma cultura extremamente machista, muitas mulheres são mais machistas e cabeças fechadas que os homens e também usam esses argumentos para depreciar as pessoas que consomem a Saga Crepúsculo.


_________

Esse post pode parecer meio sem sentido, uma vez que está longe do próximo filme ser lançado, logo os críticos de plantão estão na sua maioria quietos... mas "ou eu escrevia esse post ou morria" sou aguniada, com u mesmo... e queria desabafar! E sim, eu até me sinto aliviada nesse momento...



Ah, e lembrando: se você chegou até aqui sem sair correndo pensando que não é obrigada(o) a ler tanta leseira junta e curte livros e tiver afim a de se arriscar a ganhar um passa aqui e confere a  minha ideia.

18 comentários:

  1. Jaci, antes de mais nada, Parabéns!
    É preciso integridade e análise para assumir que gosta da série Crepúsculo, tão malhada que é.
    Vou elencar o que não gosto (e já li e vi o primeiro filme).
    1 - Acho extremamente careta e reforça esteriotipos
    2 - Acabou com a figura atormentada do Vampiro, tem gente que lê o livro e sai por aí falando que sabe tudo da figura mítica
    3 - Quase acaba com a figura mítica do Lobisomem, pelo menos o personagem tem um pouco mais de profundidade.
    4 - Acho ruim como literatura, não tem nenhuma inovação. A autora poderia estar escrevendo romance de banca e seria o mesmo.
    5 - Não discute nenhum problema que os jovens estão enfrentando hoje, tudo muito pincelado e raso.
    O que gosto:
    1 - Assim como Harry Porter, fez que adolescentes lessem livros com mais de 100 pgs, isso é um ganho.
    2 - Muitos leitores se interessaram pelos livros que são citados na obra, conheço pelo menos duas adolescente que leram O Morro dos Ventos Uivantes, por causa de Crepúsculo.
    3 - Toda geração precisa de um livro, filme ou série que os marque e sem dúvida Crepúsculo está fazendo isso
    4 - Espero que os leitores de hoje continuem lendo pela vida a fora e desenvolvam um espirito crítico.
    Aceito qualquer contra argumentação, rs
    Quase um post.
    bjs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Ah ah ah, como você fala bonito amiga...e como terminou engraçado...

    Eu gostei de Crepisculo, porém só vi o filme, nada de livros...então...oD

    Amiga obrigada pela visitinha e comentário no meu humilde bloguito...e se puder corre lá hoje e comenta de novo no post de hoje? quem sabe agente ajuda uma leitora amiga, ok?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post...adoro Harry Potter e adoro a Saga e sim adoro o Edward Cullen ... pois é... as
    escrevi sobre modinha e essa coisa de que
    se gosta ou não pq muita gente gosta... vou te deixar o link do texto que escrevi... se quiser dá uma olhada... bjos
    e fez todo sentido...

    http://diariosdeumadesconhecida.blogspot.com/2010/06/interrompemos-nossa-programacao-para-um_19.html

    ResponderExcluir
  4. Não li os livros, mas vi os filmes e gosto. Gosto das histórias de vampiros, vejo tudo que passa a respeito. E com exceção de Lua Nova que achei um tanto chato, os outros eu gostei. E vou ver tudo que passar.

    Não ligo para essas coisas das pessoas cismarem com algo, como cismam com a Xuxa, Paulo Coelho, Ana Maria Braga. Acho isso uma besteirada. Se eu quiser assistir assisto, leio, e ainda assumo... rs

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Somos duas aliviadas então.

    Difícil é alguém ler e tecer uma crítica construtiva como a Jussara fez. Eu tbm não sou chegada a modinha... mas a Saga é literatura de entretenimento... quando eu li foi pra passar o tempo... eu não tinha outra opção... eu quis mesmo ler para poder abrir a boca e dizer... e li, sim, gostei ou não gostei.

    Eu já li grande obras... clássicos da literatura mundial e sei bem a diferença entre a Saga e um Clássico.

    Engraçado que tem um monte de gente que bota o pé numa bienal de livro e consegue sair de lá apenas com literatura meia boca... e ainda fazem post dizendo que o livro é o máximo... nunca leu um clássico mundial... se leu algum clássico nacional foi porque foi exigido na escola.

    Só o que tem no mundo são pseudos-cults-intelectuais que não sabem PN (tradução: Porra Nenhuma) e querem se meter a falar.

    Me sinto vingada agora com o seu post.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  6. Que bom que vc gostou do post Vaneza, fico duplamente satisfeita!

    ResponderExcluir
  7. Eu não li o livro, quase não assisti o filme, mas por acaso, meu marido foi na locadora e não encontrou os filmes que pedi, o dono indicou o primeiro filme da saga, assisti e gostei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Pandora, eu tenho 34 anos e só assiti ao filme por que um adolescente me convenceu.
    Foi amor a primeira vista!!! Logo depois comprei o livro e o amor se consolidou.
    Tenho um post não publicado sobre Crespúculo e é muito gratificante encontrar uma pessoa instruída defendendo a série.
    Marc Bloc, um historiador do século 19 dizia que a Hisória não precisa apenas instruir, ela pode também divertir.
    E com os livros e filmes se dá a mesma coisa.
    Eu me sensibilizei com o filme e quem não gostaria de uma vez nada amar incondicionamente com Eduard e Bella?
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Pandora eu gosto da saga Crepusculo, só não gosto dos filmes, mas isso por conta da péssima maquiagem rsrsrs e tb não gostei muito da adaptação, os personagens ficaram um tanto superficiais, principalmente os secundários.

    Excelente post!

    Xoxo

    ResponderExcluir
  10. pois é amiga, tudo que caí na mídia sempre tem gente que não entende do assunto e fica tentando argumentar. por mais que pareça não sou nenhuma adolescente mais, e leio o que quiser e vejo o que quiser e ninguém tem nada a ver com a minha vida!!!
    beijos e adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  11. Eu também li todos os livros e vi os dois primeiros filmes. E também gostei (mais do livro do que do filme). Acho engraçado o quanto os Best-Sellers são malhados por aqui. E é algo gratuito, as pessoas somente dizem que não gostam!
    É o melhor livro do mundo? Não. Mas é um livro bom, de fácil leitura e por aí vai...

    As vezes acredito que quem diz que não gosto de Crepúsculo (assim como de outras coisas que são consideradas "modinhas"), apenas pensam assim por tentar fugir do "gosto comum" por qualquer coisa. Já ouvi gente dizer que "se muita gente gosta é porque é ruim". Isso é uma afirmativa altamente sem lógica, não? Mas acaba que é o que tenho visto constantemente.
    Essa gente parece estar cofundindo singularidade com ser do contra.

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto da Saga Crepusculana...sei que tem coisa errada ai mas vou deixar pra alguem me criticar...rsrs
    Gosto de vampiros,gosto de filmes de crianças,gosto de musicais escolares,e por ai vai...so não curto terror e guerra.
    Não li os livros.Vc leu não é?Posso perder tempo em ler?Vale a pena?
    Ando tão preguiçosa pra ler... Deus me livre...rsrs
    Adorei o post!
    Bom fds,bjkas

    ResponderExcluir
  13. Ei Pandora!
    Não li ou vi Crepúsculo, portanto não tenho opinião sobre o assunto. Mas gostei muito da sua firmeza em dizer das coisas que gosta!
    Não tem nada a ver as pessoas ficarem julgando os outros por que leram esse ou aquele autor.
    Parabéns pelo post!
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  14. Hahahaha eu adorei o título, parece até alguém que tenho muita intimidade, euzinha aqui...kkkk Quanto ao Crepúsculo, realmente, em mim esse tipo de leitura e filme não me enchem os olhos, mas é uma febre, né?! Não consegui ainda captar porque exerce tanta paixão... Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
  15. Bom. Acho que sou o primeiro homem apostar um comentario na mesma. Concordo nos homens temos medo de ficar descontrolado somos maquinas. sem sentimentos aparente, sim! A biblia fala algo muito impactante para o homem... A mulher sabia edifica sua casa, a tola destroi. Muuuitos homens minimizam esse versiculo mais sabem que se elas não precionam eles não levantam da cama se elas não precionam eles não lembram de fazer a feira o pior se elas não falam eles nem pensam enfim... Vcs mandam e é isso.

    ResponderExcluir
  16. Pandora, você é ótima na análise, gostei!
    Não vi e nem pretendo ver ou ler sobre Crepúsculo, não é é minha praia, mas percebo que livros assim ganham espaço entre a moçada e parece que crescem em vendas porque um fala pro outro que leu e gostou, e assim vai a venda, de boca em boca.
    É como aquela pessoa que tem que comprar um presente para alguém e por não se interessar em conhecer mais profundamente o perfil ou gosto da pessoa em questão, passa logo no Boticário e leva um daqueles itens que todo mundo conhece.
    Não gostchu! Assim meRmo, bem carioquês. haha
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  17. Pandora,
    vi os filmes impulsionada pelos adolescentes que me cercam, mas não tenho interesse em ler os livros, pois não é muito o meu estilo.
    Mas vou concordando com Jussara, quando disse que é uma forma de incentivo a leitura entre os jovens, uma vez que, a maioria, nos dias atuais, não tem muito interesse na leitura.
    Quanto aos filmes, vi todos e achei que foi dada uma repaginada nos vampiros. Eles também evoluíram. rs
    Gostei.
    Xeros!

    ResponderExcluir
  18. Jaci vim te visitar após ler um post da Vaneza em que ela te citou.
    Adorei seu blog, seus textos são bacanas e me senti acolhida ! Percebi que não sou o único ser no planeta a defender uma leitura teóricamente " fácil", " infantil" e " pouco literária" como o Harry Potter.
    Tá eu sei que você tá falando da saga Crespúsculo que eu também li e gostei mais ou menos, pois achei que a autora perdeu um pouco a mão no final, ficou um tantinho over.
    Ler é um ato pessoal, de prazer pessoal, gostar ou não de um livro é portanto um direito individual que a constituição deveria prever!!!! ( exagerei até agora, desculpe me empolguei!).
    Também defendo as minhas leituras e mais acho brega demais quem vê só o filme e acha que já viu tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir