terça-feira, 22 de março de 2011

Saindo a caça: em busca de livros infantis!

Essa semana eu precisei por força de uma circunstância ir a caça de alguns livros infantis para presentear uns pequenos a quem incentivar a leitura se faz necessário. A principio pensei em separar alguns dos meus, foi ai que percebi que grande parte dos meus livros infantis são específicos demais, são quase que totalmente material produzido sobre o impacto da Lei 10.639 – que obriga o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, ou seja, material de trabalho! E o jeito foi sair a caça!

E ai começa a questão, nas livrarias da cidade ia ser difícil, com o que podia disponibilizar só compraria um volume, no máximo dois, e queria levar mais de um... Então o jeito foi pegar aquela rasteirinha e sair "em busca de livros infantis" pelas lojas da cidade!

E sim, tenho que registrar aqui uma impressão: essa história que o Outono chegou é uma grande de uma propaganda enganosa. O Outono é uma lenda, pq sim, o calor está quase insuportável, o céu está tão azul como sempre esteve e o Sol continua "iluminando as pedras evoluídas" com a mesma força de sempre. E sim, até o vendo macho de Recife parece um bafo quente as vezes. Mas, a parte isso vamos aos resultados \o/

1º) Encontrei uma coleção super fofa de livros infantis com temática bíblica lindamente ilustrados, achei uma gracinha!


2º) Cadernos de exercícios, tem o formato clássico de livro, mas tem outra proposta, são super coloridos, tem paginas com jogos que estimulam o raciocínio, a imaginação e adesivos para serem colados no caderno em cadernos ou outras superfícies. Achei legal, porque a criança pode interagir com o livro sem medo de danificar, eles são feitos para serem "riscados" e "recortados".


Atividades do livro que fala sobre os animais marinhos, acho que as crianças tem certa curiosidade sobre esses bichinhos:

No livro que fala dos gatos, há até uma máscara que pode ser recortada:


Adesivos de animais marinhos para enfeitar cadernos ou derivativos:

  
Adesivos do livro da fazenda:


Personagens que podem ser recortados, tem também um cenário, podem ser usados para contar histórias:


Ainda achei uns livrinhos legais para as meninas entre 9 e 10 anos, super fofinhos integram uma coleção chamada "Segredos do coração", acho a cara dessas meninas que só querem ser mocinhas! Em cada um a gente encontra frases e versos de poetas e escritores famosos sobre determinados assuntos românticos, tipo: "amor", "saudade", "sonhos", "esperança", "amizade", "felicidade" e etc, com o detalhe de serem  ricamente ilustrados! Achei eles bem fofos!



Ah, e de quebra, tem a aquela história que acontece sempre comigo! Na hora de pagar os livros, a vendedora que me atendeu revelou-se muito interessada nos cadernos de atividades e nos livrinhos inspirados na Bíblia e nós conversamos bastante, tricolamos muitoooo e no final ela  me revelou que tinha a coleção completa "Segredos do Coração", fiquei até calada. Imagina ela pensar que peguei os livros pensando em meninas de 09 a 10 anos??? Adeus amizade de infância feita em cinco minutos de papo!

Sem contar que quando cheguei em casa, minha própria irmã do altos dos seus dezoito anos ficou com o dedo coçando pra fazer as atividades dos outros livros... Poxa! Pelo visto eu não sou a única pessoa que tem lá dentro aquele lado Peter Pan pronto para gostar eternamente de coisas de criança!
_____________

Ah, se você também curte ganhar livros e tiver afim de arriscar ganhar um no sábado, clica aqui e confere a ideia!

14 comentários:

  1. Pand, procura um livro que chama-se "Uma rua como aquela", vc encontra no google. É um dos livros infantis mais lindos que eu já lí. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Pandora eu estou me deliciando em comprar livros para os meus filhos pequenos, porque na verdade eu compro é para eu ler também! Infelizmente os livros por aqui são caros. Acho que nosso pais já está começando a fazer algo neste sentido, mas ainda falta. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Pandora, obrigada pela visita no meu blog e por ter gostado tanto.
    Também sou professora, mas não exerço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi moça. estive por aqui. muit legal. é isso aí. apareça por la. abraços.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero entrar no sorteio!
    Lindinhos os livros que você encontrou,adoooro gente que incentiva a leitura.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  6. Pandora

    Adorei a sua visita na Vitrine de sonhos. Obrigado.

    Lindos livros e adesivos. Confesso que sou uma consumidora compulsiva de artigos de papelaria.

    Agora vou passar lá postagem do sorteio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Pandora!

    Me lembro, na minha infância/pré-adolescência, de Ganymedes José, Marcos Rey, Pedro Bandeira, Monteiro Lobato e Maurício de Souza.
    Fantásticos!

    Beijos,

    Carla

    ResponderExcluir
  8. Estes livrinhos com adesivos fariam muito sucesso por aqui! ;) Os livros mais recentes que comprei para crianças foram dois: Recicle, da Jane Bull e Arte Criativa para Crianças, vendido na loja virtual da Reader`s Digest.
    Quando era criança gostava muito de livros de atividades - acho que esses de exercícios também farão sucesso! Beijus,

    ResponderExcluir
  9. não gosto muito de livros infantis...mas, acho bela a sua iniciativa.E, para vc que lida com o público mirim....prato cheio.
    Obrigada pelo carinho lá no blog.
    bjs e, muita PACIEEEENNNCCCIIAAA!
    RSRS(PARA LIDAR COM OS PEQUENOS).RS.

    ResponderExcluir
  10. Amore mio... eu tbm tenho síndrome de Peter Pan. Eu compro livrinhos com desenho para colorir e gibi da Turma da Mônica e da Luluzinha. Juro!

    Dia desses eu fui a supermercado e comprei duas caixas de lápis de cor de 36 cores... você sabe o que é isso? 36 cores!!! A mamãe nunca me dava uma dessas... dizia que era desnecessário. Meu marido disse: "se você visse a sua cara com essas caixas".

    E eu lembro de todos que eu li na infância e recentemente estou no projeto de tê-los e lê-los novamente. O primeiro foi Ciranda de Sonhos... consegui encontrá-lo em um sebo virtual por 3,50 R$... tu não tem noção quando ele chegou... foi indescritível a emoção. Eu ia comprar mais... mas enquanto eu procurava os outros eu encontrei três livros que o meu marido gosta... um do Darwin, um do Júlio Verne que ele não tem (ele faz coleção) e outro do Milan Kundera... daí... já viu... comprei 1 pra mim e 3 pra ele... não dá... não consigo comprar nada pra mim sem comprar pra ele.

    E eu adorei a coleção Segredos do Coração. E o que tem a máscara de gatinho e o que têm figurinhas do mar.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  11. Livro é sempre minha primeira opção de presente para a criançada! Semana passada fui em uma fetsinha infantil e dei o "Uma história por dia", com 365 historinhas! Tô lendo "Caçadas de Pedrinho" p/o Leo, de monteiro obato p/Leo, ele ama!!!

    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  12. Que magnifias suas indicações,

    olha, eu já comprava livros infantis quando o Santhiago era apenas um projeto em minha cabeça.

    Adoro! e agora ele lê sozinho, e eu babo, mas comecamos a ler história infantil pra ele ouvir desde os 6 meses de idade.

    obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Jaci tem uma coleção muito bacana chamada " Quando me sinto", se não me engano são 7 livrinhos indicados para a faixa etária de 6,7 anos.
    Compramos aqui para a escola pois tem títulos do tipo " Quando me sinto irritado", " Quando me sinto sozinho", " Quando me sinto amado". As histórias são curtinhas e a línguagem bem bacana. O legal é que o livro traz dicas para as crianças enfrentarem situações que para essa idade são complicadas.
    Abraços
    Glaucia

    ResponderExcluir