terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nutrir, mas não só de leite!

 

 Nutrir a criança? Sim.
Mas não só com o leite.
É preciso pegá-la no colo.
É preciso acariciá-la, embalá-la.
E massageá-la.

É necessário conversar com a sua pele,
Falar com suas costas
Que têm sede e fome,
Como sua barriga.

Hoje realmente a vida recomeça a pegar no tranco, a voltar a seus eixos normais... O ano letivo teve sua abertura oficial, começamos com formações, as crianças ainda não voltaram a sala de aula, mas a parte meu mau-humor de segunda, o ano já começou bem para mim, afinal começou com esses versos de Frédérick Leboyer que reproduz tudo o que eu acredito quando o assunto é o cuidar na educação infantil!

Isso é o melhor do cuidar, é ser grudenta, pegar no colo, cheirar, amassar, brincar, falar com as costas da criança, sentir aquela pele deliciosa nas mãos, segurar aquele milagre feito carne e andando no meio de nós, obviamente que eu sou infinitamente menos delicada que essa pessoa que está na foto, mas as crianças gostam táh! 

O importante é sentir TUDO, viver tudo, sorrir muito com os pequenos, aproveitar que os problemas podem ser resolvido com um pouco de colo, dengo, uns cheirinhos, poucos apertinhos e  "táh bom tia!" com aquele sorriso de gente sem vergonha e aquela voz doce.

Eu sei que eu exagero um pouco, mas se exagero é porque sei que quando o assunto é amor é sempre melhor dá demais do que de menos e quem me dera que eu pudesse aliviar as dores de metade dos meus entes queridos simplesmente colocando eles no colo, dando uns cheiros, uns apertos e eles dissessem: "Táh bom Jaci, passou!", o mundo seria bem mais fácil, eu dormiria muito melhor e infelizmente a verdade é que eu não consigo resolver nem meus problemas...  Logo, só me resta curtir meus bebes...
 __________________


P.S.: Não gosto de dar conselhos as  mães, pq elas acham sempre que nós não sabemos de nada, mas, se por acaso vc tem filhos, se eu fosse você ia aproveitar cada minuto, cada segundo possivel nutrindo ele de todo carinho do mundo \o/ Eu sei que educar não é só isso (ah, se sei!), mas tocar, cheirar, apertar é a melhor parte, curta isso!

11 comentários:

  1. E continuar a alimentá-la desta forma a medida que cresce e até...bem...aos 134 anos?

    :)

    ResponderExcluir
  2. Amor é abnegação, carinho e atenção.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Dar e receber amor é alimentar a alma.
    Também digo a mesma coisa, aproveitem muito, mas muito mesmo, beijem, abracem, apertem, deem muito carinho e amor aos seus pequenos, porque o tempo voa.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Com certeza M. sempre precisamos de um xodó!

    Concordo Guará, muita abnegação!

    Nilce vc sabe das coisas, o tempo voa mesmo!!!

    ResponderExcluir
  5. E quem recebe esse cuidado que vai além das necessidades fisiológicas recorda por toda a vida até do cheiro de quem lhe 'cuidou'.Não necessariamente precisa ser a mãe,melhor se for,mas basta que lhe dê Amor!
    Abraços e parabéns pela reflexão!

    ResponderExcluir
  6. NO HE TENIDO EL PLASER DE TENER HIJOS, Y ME ENCANTARIA... VEO SE DICEN Y SE SIENTEN TANTAS COSAS BONITAS DE ESA EXPERIENCIA QUE ME DA ENVIDIA JEJEJE.
    QUE DIA VI UNA AMIGA EMBARAZADA Y ME DIO MUCHA ALEGRIA VERLA ASI, Y CREO QUE LA ESTIMO MAS AHORA JAJAJAJA.

    BUENO, UN BESO
    VISITAME, TE ESPERO.

    ResponderExcluir
  7. Coitado do meu filho (quando eu tiver um)
    Vou ter sindrome de Felicia, vou apertá-lo, beijá-lo, cheirá-lo, muito muito muito

    ResponderExcluir
  8. Patricia do céu, eu tenho essa sindrome, é um caso sério kkk... O povo da creche critica, ai eu digo: "toda criança tem direito a afetividade" está na Lei e se a Lei diz quem somos nós pra ir contra néh?????

    ResponderExcluir
  9. Dar amar é sempre muito bom, principalmente para os pequenos! Adorei o seu post, minha querida! Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  10. Tem que se aproveitar enquanto da para colocar no colo e fazer muito carinho. Eu aproveitei tudo que tive direito com os filhos pequenos.

    ResponderExcluir