terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Desesperança, esperança e mudanças...

Nos últimos dias eu estive sofrendo de um mal terrível, especialmente para quem é educadora... um mal chamado DESESPERANÇA.

Desesperança é como uma doença que vai e vem e quando ela vem  a tendência é ela se alastra por todo seu corpo e mente intoxica meus sonhos, rouba o azul do céu e o calor do sol, é terrível!!! Terrível especialmente porque sou uma pessoa idealista, trabalho com educação e gosto do meu trabalho, mas ele perde todo o sentido se eu não tiver esperança que a mudança é possível, que haverá um amanhã melhor que o hoje, que algo vai mudar e que no fim haverá alguma luz a iluminar os que estão no túnel.

Sem esperança não faz sentido EDUCAR, acordar cedo, enfrentar o mal humor matinal, as dificuldades da vida, a desigualdade e tudo o mais e eu estava um pouco assim, sem sentido, me sentindo como Cazuza: 

"Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada"

Mas, a Aleska propôs essa ideia de falar sobre esse tema e eu abracei, com esperança ou sem esperança EDUCADORA também é uma daquelas coisas que vc é e pronto, não é algo que vc deixe de ser um dia, sou educadora e tenho responsabilidades e uma delas incluí não desperdiçar uma oportunidade de problematizar a realidade e convidar outras pessoas a fazerem o mesmo.

E enfim, o resultado da Blogagem foi tão bom, foi tão mais amplo do que eu esperava, foi uma experiência tão maravilhosa, tanta gente pensando a respeito do assunto, multiplicando idéias pela rede... tocando em um assunto complicado que é como a Jussara me lembrou tão lindamente em um comentário: "É falando sobre o assunto que combatemos preconceito.".

E o tema continua circulando no folego da blogagem, hoje vi o post da Georgia do Saia Justa em que la conta sobre uma escolha que ela fez em relação a seus filhos que é no mínimo inspiradora, deixo aqui o link. E a postagem da Renata C. no Uma Esposa expatriada onde ela também fala do tema, link aqui.

É claro que eu sei que isso não muda o mundo, mas me dá um pouco mais de esperança na possibilidade de mudança, é como se no concreto brotasse uma mudinha de qualquer coisa verde capaz de iluminar os olhos de uma criança que passa e de fazer alguém sonhar... E toda mudança começa com um sonho.


14 comentários:

  1. Cada um fazendo a sua parte! Esse é um assunto que me dói um pouco só de imaginar o longo caminho que temos pela frente.... por isso vivo o hoje, sem planos, sem pensar no amanhã. A deficiência em si já é difícil e o povo a volta em vez de facilitar apenas não tendo preconcieto, não o afzem, pelo contrário... é duro!

    Bjo grande e minha admiração por todas as educadoras! Nobre profissão!

    ResponderExcluir
  2. Não sei se ainda há esperanças para educadoras...lol Está complicado.

    os tempos estão, mais que complicados, confusos. Turvos. Não está fácil...

    ResponderExcluir
  3. É amiga, por mais que tudo esteja no escuro, que a desesperança nos rodei e nos abraça algumas vezes, sempre existe um brilho que seja no fim do túnel.
    Em nossa área a desesperança não pode se tornar constante e é justamente por isso que coisas boas sempre acontecem.
    Uma vez você disse que não tinha esse jeito romântico de ver a vida, mas, assim acontece com todo mundo diariamente.
    você perde, não alcança todos os objetivos, se decepciona, as vezes é constrangido, humilhado etc. Mas, sempre vem algo surpreendente, novo, inusitado as vezes que nós trás um pouco de felicidade e nos devolve a esperança.
    Alguém pode até dizer, não, isso não acontece todos os dias e com todas as pessoas, tudo da errado pra mim. ISSO É uma questão do que realmente valorizamos e o que vemos. Dizem que os nossos olhos só atinam para aquilo que é do nosso interesse. De fato.
    Lembro-me do Pequeno Príncipe que valoriza aquela unica flor do seu planeta e o adulto não entende. Mas para ele era tudo de mais belo que ele tinha no seu mundo. E é isso, todos os dias temos um sol, ou uma boa chuva, uma noite estrelada ou negra, um amigo, a família, tudo junto, uma dessas graças. Sempre temos algo que possam nos trazer esperança, como dizia o apóstolo Paulo, "trazei a existência aquilo que nos trás esperança".
    Bjs amiga. Amo você!

    ResponderExcluir
  4. Hoje passei por uma exposicão numa galeria em SP com o nome fendas da cidade. A foto deste post poderia estar lá, porque havia fotos de insistentes verdes brotando do concreto e os escrito: ...persistências/ a forca da vida é inexplicável/ beleza natural/ sequencia de vida/ lugares impossíveis/ luta pela sobrevivencia/ silencio no alento/ solidão dos frios concretos/ fome de liberdade/ coisas que não se explicam/ belo verde.
    Lembrei-me de você ao ler.

    ResponderExcluir
  5. De dezembro pra cá tenho lutado contra essa tal desesperança. Que há anos não me fazia uma visita tão longa. Acho que agora ela tá querendo arrumar as malas pra ir embora. Assim espero... ehehe

    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Ah Pandorinha...
    Eu amo essa frase:
    "navegar é preciso , viver não é preciso"
    Viver o seu sonho de ser educadora , apesar do alto preço é infinitamente melhor que sobreviver sem sonhos.
    Os altos e baixos são parte do ser humano , na mulher multiplicado mil vezes.
    No fim tudo acaba bem , se não está bem é pq ainda não acabou.
    Mil beijos

    ResponderExcluir
  7. como é bom ler palavras com as quais me identifico, me reconheço. e alem de tudo vc tambem trabalha com a inclusão, dificil, necessaria, que na verdade nada mais é que respeito. uma palavra tão fora de moda...
    sabe onde procuro a esperança? diariamente nos rostinhos das crianças...vamos investir nos pequenos e manter a esperança, ensinando-lhes respeito, solidariedade. e que 2011 seja lindo!

    ResponderExcluir
  8. Temos diariamente motivos de sobra pra alimentar e engordar em nós mesmos a desesperança, mas nem por isso devemos nos permitir a tal façanha, no propósito de manter viva e forte a esperança que precisamos ter, até para que consigamos avançar em nossas realizações.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  9. Eita, que eu fui citada aqui e nem sabia.

    MInha amiga, sei bem o que é isso de ficar sem esperanca. Mas olha, nao pode. O educacdor nao pode ficar sem esperanca, porque qunado vc olha os teus alunos tem que vê-los como um raio de esperanca. Sao eles que têm esperanca em vc de que a vida deles vai mudar pelo que vc vai ensiná-los. Por isso, vc nao pode de jeito nenhum pensar nessa palavra.

    Imagina vc que eu tenho uma mar enorme e revolto todos os dias para combater: esse mar, chama-se "Os rótulos do mundo". Eu quero tirar alguns desses rótulos na educacao que dou aos meus filhos e assim tb tem que ser o educador. Eu nao sei se vc leciona e se sim para que classe, mas comece revendo os pontos de desafios que vc quer para a sua classe, seus objetivos e o que vc quer conseguir com cada coisa que vc fizer. Essas sao as perguntas que eu sempre me faco.

    Um bjao

    ResponderExcluir
  10. Engraçado como as coisas acontecem, vim aqui porque gostei do teu comentário no blog da Elaine, e quando chego aqui vejo que você conhece a Mari Hart que eu adoro, "sigo e leio" ...Enfim, gostei do teu comentário.Bjo!

    ResponderExcluir
  11. É muita dor, esta é a palavra que uso para definir a sensação do educador. Eles tiram leite de pedras, removem montanhas, comem o pão que o diabo amassou e outras mazelas tantas. Mas quando vejo a mim, minha família, minhas filhas e toda gente boa que conheço e convivo, a quem agradeço, além de meus pais e a Deus? aos EDUCADORES. Abraços, Pandora! Paz e bem.

    ResponderExcluir
  12. Não desanime nunca! O educador é antes de tudo um sonhador. Sonha com a valorização da escola, sonha com a aplicação do aluno, sonha com dias melhores para cada uma das crianças encontrarem seu lugar ao sol.
    Fui professora, mas me sinto educadora o tempo todo, pois foi a profissão que quis, embora, por motivos vários, não a tenha seguido.
    Fica firme!
    Prazer em conhecê-la, através da blogagem e hoje, através da Elaine Gaspareto.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia.
    Vim aqui através da Elaine Gaspareto e fico encantada com tudo o que vejo por aqui.
    Adorei sua escrita, seus temas, sua forma tão leve e sútil de se posionar, voltarei sempre, com calma para absorver cada pedaçinho do seu blog.
    Tú é Baiana?

    bj

    ResponderExcluir
  14. Oi Pandora, te vi tbm na Elaine.
    Gostei das tuas leseiras :-)
    Adorei o texto sobre os bebês ali embaixo. Tud a vr com minha fase atual, mae de um bebezinho :-)

    E por favor, nao perca a esperanca, nao perca, por favor!!!

    ResponderExcluir