quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conviver com uma grávida!

 
Minha companheira de trabalho, com a qual passo oito das 24 horas do dia está gravida, na verdade está com quase cinco meses, uma barriga enorme, uma mãe linda, o marido dela é super legal, o filho mais velho dela tem 12 anos, todo mundo bem na família, condição perfeita para ter um novo rebento e fazer uma ligação e ter a gravidez perfeita...

Mas, eu ando descobrindo que quando o assunto é gravidez, ao menos para a grávida, absolutamente NADA é tão perfeito assim!!! Jesus, o que é isso??? É claro que é sabido por todos os seres humanos que mulheres não são os seres mais simples do universo.

Mulheres são confusas, uma época do mês tá tudo bem, na outra nem tanto, vira a lua vira o humor... Uma hora quer emagrecer e come só salada outra hora já estamos nos acabando naquela barra de chocolate enorme de tão grande, uma hora ama todos os amigos, outra hora não quer ver ninguém... Em síntese é sabido por todos que mulheres tem oscilações de humor, algumas mais outras menos, mas temos sim, ainda não conheci uma mulher que não tivesse, ou talvez uma pessoa.

Mas, gravidas passam de todos os limites... O que é isso Jesus? Elas mudam de humor do dia prá noite, é rapido demais, não dá para acompanhar.


Uma hora estão super angustiadas com o destino do mundo, a poluição, a criminalidade, o perigo das drogas, meu Deus porque o Senhor me deu mais essa criança se eu não for capaz de educa-la? Será que eu vou garantir uma boa educação a ela? E o plano de saúde, e a alimentação, e a vida saudável, ai Jesus... mais um pouco e elas choram quase em desespero... Jesus... Jesus... Jesus, venha aqui!

Ai, de repente o jogo vira, no dia seguinte a pessoa já chega totalmente diferente, ah porque os berços são tão lindos, o cheirinho de bebê e como vai ser o enxoval e tudo é lindo... "Ai Jaci, queria que fosse uma menina, mas se for menino vai ser amado do mesmo jeito!" Ei, cadê aquela pessoa preocupada com o destino da humanidade??? O que aconteceu com ela??? Entrou no modulo Super Mãe Ativar \o/

E não é só isso... Tem o capitulo estética, pq sim tem aquele dia que ela chega angustiadissima, se sentindo gorda, preocupada com as estrias, com a barriga que não para de crescer, e porque era só para ganhar um quilo por mês e em quatro ela já ganhou cinco... e só falta falar em dieta no meio da gravidez e você já começa a se preocupar. Mas, calma, não se preocupe, no dia seguinte vc chega e a pessoa tá até com os olhos brilhantes, ai vc diz: "Pocha, tás tão bem hoje!" Ai a pessoa responder: "É, néh!" com aquele sorrizão, depois levanta exibindo a super barriga, se sentindo a super mulher \o/  Super tudo, poderosa! Enfim, cadê aquela pessoa que estava prestes a ter um ataque de nervos?

E não, não acabou por aqui... Porque cada dia aparece uma nova novidade... 

Tipo ONTEM foi um dia super tenso, Gô estava angustiadissima, pq o bebê mexe, mas não mexe o suficiente para um terceiro sentir, no mês passado a doutora não fez a ultra sonografia que ela queria (doutora terrível, ela não sabe o quanto essa ultra não feita já aperreou essa grávida), o quarto ainda não está pronto (assim, quem pelo amor de Deus termina um quarto de bebê faltando cinco meses para o fim da gestação?), e ela disse que não tinha nada ainda (bem, o que ela já comprou de fraldas não é brincadeira, quase todo dia a mãe trás uma nova roupa/sapato/derivados,  os avós querem dar o berço_ realmente esse bebê não tem nada \o/), o marido só quer saber de ficar bajulando a barriga, falando com o bebê, sonhando com a menina, querendo uma menina e se for menino??? Muita angustia... muita angustia... muita angustia...

Mas calma, eis que HOJE, menos de 24 horas depois de toda essa crise existencial eu chego na creche quem está no melhor dos humores??? Quem está radiante??? Quem brincou a tarde toda com as crianças??? Quem estava super optimista contando as coisas que ia fazer, pq o marido ta depositando dinheiro na poupança deles... e se sentindo óptima.... E mostrando a barriga, que tá cada dia mais linda \o/ E o almoço estava óptimo e tudo azul no céu da creche e planejando as coisas do Carnaval e prá lá e prá cáh???? Pois é, Goretti quer me enlouquecer!

Eu não aguento isso, preciso de chocolates, só que a grávida, que era até cinco meses atrás  era viciada em chocolates, agora não gosta mais, desde que engravidou não quer saber do bichinho, então eu tou meio que desanimada, comer sozinha não tem a mesma graça... Socorro!!! O que é isso??? Que ser é esse que a gente chama de grávida???

Quantas dúvidas surgem no coração dessas mulheres que carregam dentro de si uma vida! Aguardam e temem, se equilibram entre ser mulher e mãe, ora temem o mundo, ora se levantam capazes de destruir o que quer que ameace o seu rebento, querem tudo para o pequeno e repentinamente não querem mais nada, apenas saúde já basta! Eu não entendo nada e as vezes eu entendo tudo, é um milagre acontecendo. É é algo que da mesma forma de angustia deixa a pessoa radiante e tudo da noite pro dia. Que faz com que sintamos a fragilidade do inicio da existência e a grandeza de existir, que tolda a visão dos olhos e ao mesmo tempo os deixa capazes de ver além e superar em tempo recorde os piores conflitos... de nos perder e voltar a nos encontrar, assim, rapidinho!

Conviver com uma grávida é um prazer que se renova a cada dia, uma descoberta de mais uma das facetas que nós mulheres somos capazes, a gravidez nos coloca no limite e isso tem lá sua leveza, assim como tem seu peso. E que venham os próximos meses...


25 comentários:

  1. Rs. Sabe qual a piada interna de psicoterapeutas? Que só temos trabalho porque existem mães no mundo...rs. Vai ver a gravidez é a pré piração! rs
    Lindona, tem selo pra vc lá no blog!
    beijos
    Juju

    ResponderExcluir
  2. E também já deve ter percebido que uma grávida é diferente da outra, portanto nem espere que seja assim na sua vez, pode ser o oposto.
    Bem, mas o oposto de qual das situações da sua amiga, né mesmo, kkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha adorei o post, voce conseguiu colocar nas palavras a urgencia, a velocidade das mudanças de humor. A, como eu queraia que fosse assim na minha vida so na gravidez, rs, mas minha mente e asssim todos os meus dias. Mas a gravidez e isso mesmo, uma enxurrada de questões, duvidas e desejos.
    Eu, porexemplo, não comia pizza de jeito nenhum, so queria saber de queijo e fiquei super natureba. A Rebeca nasceu assim, gosta de brocolis e não ta nem ai pros docinhos... Vai que o bebe da sua amiga não vai curtir chocolate, rs Curte essa fase com ela, por que e muito bom - e louco!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bella!

    Juro que não é para te confundir... Tive 02 filhos, não tive esse temporais de humores diferentes, sempre muito tranqüila.... Nem o tão famoso "desejos" tive, e eu louca para ter um bem estranho heheheehehe doce ilusão...

    Bons sonhos p/ você!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Mulher grávida é mulher na mesma só que em pior:) Ainda mais complexa e complicada:)

    ResponderExcluir
  6. Pandora, realmente, o humor das grávidas muda a todo instante. Nem me fale.
    Lembro das minhas duas gestações, que não foram tão diferentes desse relato não. rsss
    Mas concordo, que conviver com grávida é sempre um crescimento.kkk
    Bom dia querida!
    Xeros

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Pandora!!

    É ,as gestações não são fáceis...mas depende muito da personalidade de cada uma...
    As minhas duas, foram bem tranquilas, tem as preocupações, os exames, os preparativos...
    Mas cada um encara de um jeito!!
    É com certeza uma experiência maravilhosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa,
    Vc descreveu as minhas gravidez perfeitamente.
    Me vi grávida de novo.
    Parabéns! Ficou muito bonito o texto

    Prazer entrar nesta caixa de surpresa, que vejo que é maravilhosa.

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que ela tem você por perto...rsrsrs...Bjo!

    ResponderExcluir
  10. Mulher gravida é sinonimo de sensibilidade
    aflorada...

    beijos querida.

    ResponderExcluir
  11. É assim mesmo, ornamentei o chá de bebê da minha prima e parecia que o mundo estava acabando, ela estava muito nervosa daqui a alguns segundos estava perguntando se o brinco combinava com a roupa, depois ficava nervosa denovo, se desligava e perguntava se a sandália era bonitinha se ela estava arrumadinha, mt louco isso, como estava tudo em ordem consegui manter a calma.Depois que passa é engraçado, prazeroso????

    ResponderExcluir
  12. Oi Pandorinha :)
    Achei o máximo esse post, você tem razão, tem grávidas que têm o poder de quase nos enlouquecer, em especial quando são mulheres que nos são bem próximas, como essa sua amiga.
    No entanto, nem toda a grávida é igual, tal como nem toda gravidez é igual a outra numa mesma mulher.
    Eu, por exemplo, sou mãe XD de uma menina linda e maravilhosa de 11 anos, e a minha gravidez não teve essas mudanças radicais de humor. Fui bem tranquila, sabe? No entanto ... fico fula quando me dizem que gravidez não é doença, porque nos primeiros 4 meses, nem te conto os enjoos, as tonturas e pior, os vómitos. É! A palavra é feia, né, mas é a pura verdade. Eu dormia enjoada e já acordava enjoada. Não era aquele enjoo que depois passa, ou que passa com remédio. Vai existir remédio no mundo que fizesse efeito? Nunca! Uma coisa pavorosa, não dá nem para descrever aqui.
    E o calor? Quase me matou. E as tonturas? Sentei no chão de um supermercado uma vez porque senti que ia desmaiar, entre outras coisas.
    Aí, felizmente, depois do 4º mês tudo isso foi embora, graçassssssss a Deus, e foi só esperar o tempo passar. Nem peso a mais, nem estrias (olha que sorte a minha), nem mau humor, nem angústias :)
    Por isso, querida amiga, cada mulher e cada gravidez é diferente, pode acreditar.
    Beijo meu.
    Angel.

    ResponderExcluir
  13. Nem sei o que dizer...Acho que comecei sonhar...Acho que.... acho mais nada não, essa sua postagem começou a me deixar meio doida... não...
    quero não..
    Aí, quero tanto!
    Deixa eu ir, vou piorar...

    ResponderExcluir
  14. Se em dias normais nosso humor já se altera, imagine nessa fase...

    Nos encontramos sábado?

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Venha participar do SORTEIO das JOIAS.....estou esperando por vc aqui no bloguito...

    Bjooooooooooooo.............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Pandorinha , acho que sua amiga veio lá do meu planeta.
    Gravida ou não , no fundo toda mulher é um pouco doida.
    Mil beijos e um lindo fim de semana pra você.

    ResponderExcluir
  17. ahhauuauhahuhuahuaa... tive que rir! E muito! E chorar tb claro, senão não seria eu! rs... Gravidez é uma TPM de 9 meses!!!! Aguenta firme que logo ela entra de licença maternidade! ahahhhahahah...hormônios a mil!!!!

    Beijo grande e um super obrigada pelo apoio pela minha causa lá no blog! Vc ressaltou um "detalhe" de muita importância. Eu tenho carro e problemas com vagas. E que não tem e depende de transporte público!? Aí é que são elas!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  18. Olá querida Jaci, imagino a situação, nós mulheres estando gravidas ou de TPMs, somos caixinhas de supresas.
    Beijos querida, ótimo final de semana a vc

    ResponderExcluir
  19. Ai que história de grávidas sao muito parecidas, rs.

    Bjao e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  20. Que post interessante, rico, como você é sensível querida.

    A minha gravides foi muito engraçada, porque não foi na minha barriga, a Edna (biológica) sentia todos esses sintomas e mais alguns, e a cada sintoma me olhava como se eu fosse culpada, como se eu tivesse feito o filho nela (cuidei dela lá na Bahia nos últimos três meses de gravidez). Estou passando novamente por isso com minha irmã caçula que tm 22 anos, e como você diz:
    JESUS O QUE É ISSO???

    Muito feliz por tê-la lá no meu cantinho, sua inteligência e seu ponto de vista é algo que me fascina desde a primeira vez que adentrei a caixa.

    Cheiro

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Vim aqui agradecer a você por estar me seguindo. Obrigada!
    Estava outro dia lendo os blogs e o "Um pouco de mim", citava o seu como sendo uma boa leitura, vim até aqui e adorei tudo que li até agora. O post acima é tudo de bom e verdadeiro. Gostei muito do anterior, que foi o primeiro que li, "Da janela do meu quarto". Descobri através dele que a "visão" da MINHA é tudo de ruim e limitada. Estou comprando um apto no terceiro andar e lá dá para ver grande parte da minha linda BH. A comparação foi imediata. Talvez eu me mude "dia desses". Mas, mudando de assunto, não consegui acessar o texto: "E os compromissos já começaram". Lá diz que a página não foi encontrada. Bem já escrevi demais. Volto outra hora. Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  22. Lindo esse post!Eu convivi com uma gravida tb por 3 meses mas nao deu pra aproveitar muito ela aparecia pouco por aqui e acho que ela nao era muito amorosa pra sofrer dessa maneira maravilhosa rss. Acho que nós somos complicadas e confusas por causa de toda essa descarga hormonal, fala sério desplazia, cólicas, sangramentos mensais espinhas deixam qualquer uma mal-humorada e na gravidez os hormonios que causam tudo isso triplicam, acho que na vida nao temos um segundinho de paz.

    ResponderExcluir
  23. Jaci, eu adorei!! Virou uma homenagem à sua amiga, ao mesmo tempo para todas nós, que já passamos por isso.
    Sabe que me inscrevi no orkut quando estava grávida. Não faz ideia da angústia que foi isso, aquele monte de perguntas do tipo: quem sou eu; preferências; escolher comunidades... Eu não fazia a mínima ideia mais!
    Era vegetariana há uns 5 anos. Nos primeiros meses de gravidez fui a um churrasco e não resisti, me esbaldei de linguiça! kkkkk Cheia de teorias sobre uma alimentação balanceada na gravidez e vou parar aonde? Na linguiça! Isso é jeito de voltar a comer carne? Somos todas assim mesmo.
    Amei a narrativa, ficou 10!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Mulheres mulheres um mundo que nunk vou conhecer...

    Fikou muito boa a postagem cunhada achei massa

    ResponderExcluir
  25. Gente, agora estou com quase sete meses, acredito que as oscilações de humor melhorou, mas li o post e os comentários rindo e chorando. concordo com quem disse que o post virou uma homenagem a mim e que bom que Deus colocou Jaci na minha vida quando eu mais precisei ( e não é só pela gravidez não), vocês nem imaginam ou imaginam sim o quanto eu venho aprendendo com ela. te amo jaci, beijos

    ResponderExcluir