quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lembranças de Viagem: Tirandentes e São João del Rei

Ai... Deu uma nostalgia agora, em 2008 viajei com uma tuia de amigos da faculdade para o interior de Minas Gerais, fomos todos para o Encontro Nacional de Estudantes de História (ENEH) e essa foi, sem dúvida, a viajem da década... 

Três dias dentro de um ônibus indo e três dias voltando com direito a estradas sinuosas, frio de matar e ônibus quebrando não são brincadeiras não... E não esqueçam eu tenho o adicional Pai extressado no meu calcanhar (gastei mais em telefone do que em lembrancinhas, levei dois celulares de operadoras diferentes por exigência do mesmo e o pior foi que ainda fiquei com saudades dele antes mesmo de chegar em Tiradentes).

Hoje conferi um depoimento que um dos meus amigos conquistados nessa dura e deliciosa viajem me deixou no orkut... Deu uma vontade de voltar a caminhar pelas ruas de São João del Rei e Tiradentes, de rever as casas antigas, de comer doce de cidra no mercado público, de conversar com as pessoas tão polidas  e tão atenciosas (mesmo que elas sempre me perguntassem se eu era baiana), de ver as igrejas antigas, dos jazigos centenários, dos cemitérios ao lado das igrejas, de escutar os sinos tocando nas horas santas, de almoçar em um restaurante com direito a janela do tempo, (quer dizer reclamar da comida, pq meu Deus o povo para gostar de pimenta, mas reclamar em um restaurante localizado no primeiro andar de um sobrado de quase trezentos anos é outra coisa néh???), de não sentir calor ao meio dia, de ver aquela imensidão montanhosa diante de mim e de ficar largatiando em qualquer lugar...

Para matar a saudades revejo então as fotos pensando que hoje tiraria fotos totalmente diferentes:


 Ruas de Tiradentes!

 Essa fonte é uma Pop star: aparece em inumeros livros didáticos!

 Que sonho: andar nas ruas sem sentir calor e diante de você a Igreja de Nossa Senhora do Carmo!

 Coisa saída da Idade Média esse brasão feito com serragem para uma festa que estava havendo na Igreja!

 Uma das muitas Igrejas de São João del Rei: essa é a igreja da Maçonaria, ela é repleta de símbolos maçonicos!

O interior da Igreja... Simplesmente místico, adoro essa caracteristicas das igrejas coloniais, isso se perde no século XIX!!!

 Essa igreja é linda... super charmosa Igreja de Nossa Senhora das Merces!

Detalhe do Jazigo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo!

Cemitério ao lado de uma das igreja de Tiradentes, uma herança de um tempo em que se acreditava que quanto mais perto do altar estivesse o morto, mas próximo ele estaria do Paraíso!

 Belíssima e Intimidadora Igreja de São Francisco de Assis!

Acho que esse lenço na cruz para quem é Católico significa algo parecido com o  "Ele não está aqui pq já ressuscitou", mas não tenho certeza (não sou católica), para mim é uma das imagens mais lindas de São João del Rei!

5 comentários:

  1. Jaci, eu gosto muito de Tiradentes é uma das cidades mais bonita que eu conheço! Realmente é de dar saudades.
    abs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Se não me engano o sentido do pano na cruz é esse mesmo.

    6 dias na estrada é dose!!!

    Corajosa vc!

    ResponderExcluir
  3. Nemme fale nisso...eu tenho uma coisa com Minas... só estive lá de passagem... mas tenho muito vontade de ir morar lá... e alguma coisa me diz... que eu tenho que ir pra lá. Será isso a tal da intuição?
    Adorei as fotos e não sentir calor ao meio dia.

    BeijoZzz

    ResponderExcluir
  4. Jaci, ao ver estas fotos, me senti perambulando por estas ruas e apreciando estas belas construções de séculos ... Conhecer estas Cidades é um sonho, que ainda espero realizar.

    Parabéns a você por estas belas fotos e relato sobre estes lugares.

    Abraços e ate +.

    Jota.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Jaci, passeando por seu blog e percebendo o quanto te encantou a visita a São João del-Rei, te apresento o almanaque eletrônico Tencões & terentenas (http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/), que criei recentemente para divulgar, diariamente, as riquezas culturais, curiosidades e peculiaridades daquela terra.

    Acho que vc vai gostar! Sucesso e felicidades,

    Emilio (autor e responsável por http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/

    ResponderExcluir